20 de fev. de 2016

SÃO JOÃO BATISTA NA X CONFERÊNCIA ESTADUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE









Uma delegação da cidade de São João Batista participou esta semana da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu entre os dias 17 a 19 deste mês, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento teve como objetivo mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para a consolidação do princípio da Prioridade Absoluta, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
A conferência foi realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e por comissão organizadora composta por representantes dos seguintes órgãos e instituições: Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Fundação da Criança e do Adolescente (Funac); Secretaria de Estado da Mulher (Semu); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedes); Centro de Cultura Negra (CCN); Instituto Baixada; Conselho Regional de Serviço Social (CRESS); Caritas Brasileira; Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH); e Adolescentes do Comitê Juvenil do Fórum DCA-MA.
O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, representou o governador Flávio Dino durante a solenidade de abertura. “O fortalecimento dos sistemas de direitos humanos e de promoção e defesa dos direitos da criança e adolescente são ações importantes para superar o sistema de clientela e favoristismo que predominou durante muitos anos no Maranhão, quando éramos tratados como clientes e não como cidadãos. Um dos nossos desafios é mudar os indicadores de desenvolvimento humano no Estado para que possamos garantir políticas estruturantes de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente e, para isso, contamos com as ações do Programa Mais IDH”, afirmou.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MA) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Cardoso, destacou a importância da conferência. “Esta conferência é tecida a várias mãos, contando com apoio significativo da sociedade civil organizada. Enfatizo que esta conferência tem como principal objetivo a construção de estratégias de fortalecimento político dos conselhos municipais de direitos e do plano decenal em âmbito municipal e estadual”, ressaltou.
Nesta sexta-feira (19), além da definição das propostas, a programação do encontro incluiu a eleição dos delegados para a X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Brasília, entre os dias 24 e 29 de abril. De São João Batista estavam presentes Joseilson Costa (CMDCA), Stefanne Pinheiro (SMAS), Cmila Santos (SMAS), Luiz Abreu (CMDCA), Eliane Lacerda (SMAS), Jailson Mendes (Fórum da Juventude e CMDCA), Roselino Costa (CT), Denis Abreu (Educação) e os jovens Karol e João (Adolescentes). O coordenador do Fórum da Juventude, Jailson Mendes, foi eleito entre os 30 representantes, como delegado para ir à Brasília na Conferência Nacional.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário