29 de jul. de 2013

DR. CUTRIM LANÇA LIVRO EM SÃO JOÃO BATISTA


Na manhã  do último sábado, 27 de julho, aconteceu na Colônia de Pescadores de São João Batista, o lançamento do livro “ O menino e o Tempo” de autoria de Raimundo Nonato Martins Cutrim, conhecido por todos como Dr. Cutrim. O evento começou por volta das 11 horas e se estendeu até a tarde, onde dezenas de pessoas de São João Batista se fizeram presente para prestigiar o lançamento do livro. 
Amigos se fazem presentes no lançamento do livro
Na programação foram foram exibidos vídeos antigos sobre a cidade. Ao som de música ao vivo todos se divertiram bastante e pacientemente aguardaram a sua vez de autografar o livro. O livro conta a história de um menino pobre que apesar de todas as adversidades conseguiu dar a volta por cima e vencer na vida. Fala de suas andanças por todo o Brasil. 
Flávio Braga e esposa prestigiam lançamento de obra literária
Conta a história de um médico que adquiriu bastante experiência ao longo dos anos e muitos trabalhos realizados em prol da Saúde e principalmente relata histórias vividas aqui em São João Batista. Começa falando do Pantanal Maranhense, o seu nascimento no interior do Maranhão, fala de sua vinda para a Capital Maranhense, fala de suas professoras, suas experiências na antiga SUCAM, enfim, faz um relato de toda sua vida ao longo dos anos. Vale a pena conferir.

PERFIL

Raimundo Nonato Martins Cutrim, filho de Raimundo Lourenço Cutrim e Zelinda Martins Cutrim, nasceu na Localidade Raposa, município de São João Batista. Com cinco anos de idade foi morar em outra localidade denominada Ponta de São João, no mesmo município. Inicialmente foi alfabetizado por sua mãe e logo após estudou na Escola Municipal Neiva Moreira sob os cuidados da professora Ilze. 
Brígido prestigia lançamento de livro
Depois de ser preparado também por outras professoras e em outros colégios foi estudar em São Luís, onde concluiu o ginásio e também o curso técnico na antiga Escola Técnica Federal do Maranhão em 1966, hoje IFMA. Em janeiro de 1967 passou no vestibular para o curso de Medicina, que veio a concluí em 1972.
Dr. Cutrim autografa livros
Em 1973 foi selecionado como médico em Saúde Pública pela Superintendência de Campanhas de Saúde Pública ( SUCAM), do Ministério da Saúde. Em 1974 viajou para o Rio de Janeiro onde se especializou em Doenças Tropicais ( Grandes Endemias ) pela Escola Nacional de Saúde Pública. Em 1979 deixou a SUCAM e ingressou por concurso público no Ministério da Saúde. 
Neste mesmo ano se especializou em Saúde Pública pela mesma Escola. Em 1980, ingressou na UFMA, Universidade Federal do Maranhão, como professor auxiliar e em 1986, foi selecionado e, primeiro lugar para o Mestrado em Doenças Tropicais na Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, curso que concluiu em 1988.
Dr. Cutrim e a advogada Nascimento
Em 1990, recebeu o convite para realizar o Doutorado pela Universidade de París e pela (UNIFESP) Universidade Federal de São Paulo. Ali, defendeu a tese sobre Esquistossomose em 1995, quando retornou ao Maranhão. Tem centenas de trabalhos publicados sobre doenças tropicais. Foi Secretário de Saúde dos municípios de São João Batista e Santo Amaro e representante do Ministério da Saúde, mas continua como professor da UFMA e escreve na coluna Opinião, do jornal “ O imparcial”.
Murilo, Dr. Cutrim e Ana Maria
Jailson Mendes, Dr. Cutrim e Maximo Freitas

4 COMENTÁRIO:

  1. É com imensa alegria que faço registrar neste espaço os meus respeitosos cumprimentos, com os mais efusivos parabéns a esse ILUSTRE DOUTOR, que sempre movido pelo espírto de caridade, humildade e companheirismo, ao enfrentar os grandes obstáculos, alcançou a vitória, que na vida, só é concedida a homens determinados. Esquecendo-se de tudo que lhe é muito peculiar, como profissionalismo, competência, solidariedade, entre outras qualidades, deixa-nos, nessa publicação, a transparência dos seus valores, fazendo-nos ainda, conhecer a atenção e o amor que sempre dedicou ao próximo.
    Dr. Cutrim, muito obrigado pela deferência atribuída ao meu Pai Benedito de Ascenço. Ainda criança, a propósito da sua luta, lembro-me muito bem como ele se manifestava. Com certeza, muito feliz, está lhe aplaudindo lá do alto. Parabéns, extensivos à sua família. Abraços, João Batista Santos Ferreira

    ResponderExcluir
  2. É com imensa alegria que faço registrar neste espaço os meus respeitosos cumprimentos, com os mais efusivos parabéns a esse ILUSTRE DOUTOR, que sempre movido pelo espírto de caridade, humildade e companheirismo, ao enfrentar os grandes obstáculos, alcançou a vitória, que na vida, só é concedida a homens determinados. Esquecendo-se de tudo que lhe é muito peculiar, como profissionalismo, competência, solidariedade, entre outras qualidades, deixa-nos, nessa publicação, a transparência dos seus valores, fazendo-nos ainda, conhecer a atenção e o amor que sempre dedicou ao próximo.
    Dr. Cutrim, muito obrigado pela deferência atribuída ao meu Pai Benedito de Ascenço. Ainda criança, a propósito da sua luta, lembro-me muito bem como ele se manifestava. Com certeza, muito feliz, está lhe aplaudindo lá do alto. Parabéns, extensivos à sua família. Abraços, João Batista Santos Ferreira

    ResponderExcluir
  3. APROVEITO TAMBÉM PARA CONVIDAR TODA A POPULAÇÃO JOANINA PARA A GRANDE FESTA ' O ENCONTRO DOS 2 BREGUEIROS, SANDRO LUCIO E MARCOS MESSIAS, DIA 14 DE SETEMBRO NO RANCHO DO BREGA EM ROMANA. A PARTIR DAS 21 HORAS. DE JÁ AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS. MARCOS MESSIAS E DAS DORES FIGUEIREDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ABRAÇÃO MARCOS MESSIAS,VC É NOSSO ASTRO DA MUSICA BREGA,SAUDADES DE VC,ABRAÇÃO E MUITO SUCESSO...

      Excluir