24 de jul. de 2014

CONSELHEIROS DE JUVENTUDE TOMAM POSSE EM SÃO JOÃO BATISTA







Os membros do Conselho Municipal de Juventude de São João Batista tomaram posse hoje. A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de diversas autoridades e convidados. Os 32 membros titulares e suplentes receberam suas portarias, de número 120, assinada pelo prefeito municipal, Amarildo Pinheiro. Os conselheiros foram eleitos em maio deste ano, durante o I Fórum Municipal de Juventude, que definiu os representantes da Sociedade Civil e os membros do Poder Público Municipal.
Conselheiros Municipais de Juventude de São João Batista
Na abertura da solenidade estiveram presentes o presidente do Comjuv, Jailson Mendes; a vice-presidente do conselho, Mayara Pinheiro; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Everton; a representante do Fórum da Juventude, Regiane Serra; o procurador do município e representante do prefeito, Eduardo Gomes; o conselheiro e vereador Mecinho; o secretário de Finanças, Marçal Everton; o secretário adjunto de Juventude e Cultura, Fernando Santos; e o vereador Uira Dominici. A solenidade foi acompanhada ainda pelos secretários Carlos Eduardo, Braz Serra, Carlito Pinheiro e Lourenço.
Antes das falas iniciais, o Pastor Gildo Lopes abençoou o encontro e desejou bom trabalho aos conselheiros. Já usando da palavra e abrindo o encontro, o secretário ajunto de Juventude e Cultura, Fernando Santos, ressaltou o trabalho da secretaria em prol da juventude e reafirmou o compromisso que tem feito com a categoria. Já o presidente da câmara, vereador Luiz Everton, falou sobre o apoio que a casa tem dado à juventude e desejou bons trabalhos aos 32 conselheiros. Na mesma linha e colocando o trabalho que o Fórum da Juventude teve na criação do conselho, a representante do órgão, Regiane Serra, disse que a juventude vem sendo objeto de discussão dentro do município e destacou os diversos projetos apoiados e executados pelo Fórum da Juventude.
Não diferente, o conselheiro e vereador Mecinho também usou da palavra. O parlamentar disse que está disposto a ajudar no que for possível e está pronto para discutir a política municipal de Juventude na Câmara de Vereadores. Já o representante do prefeito, Eduardo Gomes, enfatizou o apoio que a gestão municipal está dando para a juventude e destacou a criação da Secretaria Municipal de Juventude de São João Batista a partir de um debate aprofundado entre o Fórum da Juventude e a Prefeitura Municipal. Logo em seguida, a vice-presidente do conselho, Mayara Pinheiro, lembrou da tragédia nacional do Conselho Nacional de Juventude e a Política Municipal de Juventude e reafirmou o caráter fiscalizador e controlador do conselho.
Por último, quem falou foi o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Jailson Mendes. Num discurso de quase meia hora, o jovem reviveu as demandas Fórum da Juventude desde os primeiros seis meses da administração de Amarildo Pinheiro. “É com muita satisfação que estamos hoje reunidos aqui para dar posse aos Conselheiros Municipais de Juventude de São João Batista, eleitos em maio deste ano com a missão de fiscalizar, controlar e propor Políticas Públicas que melhorem a qualidade da gestão em prol da juventude. O dia 24 de julho entra na história da nossa cidade, pois está sendo este dia em que os eleitos democraticamente pela juventude deste município e os indicados por cada secretaria tomam posse e hoje são verdadeiros e autônomos representante dos jovens de São João Batista”, disse Jailson.
Continuando, o presidente destacou os avanços da Política Municipal de Juventude em nosso município. “Fazendo uma análise criteriosa e profunda das ações administrativas voltadas para o município, deparamos com uma situação um pouco diferente dos demais municípios da Baixada Maranhense, que por sinal é uma das piores regiões do estado do Maranhão, onde muitos jovens estão a mercê dos males dos quais vocês conselheiros, convidados e autoridades sabem. No primeiro ano da administração do nosso prefeito Amarildo Pinheiro, por intermédio de uma demanda do Fórum da Juventude de São João Batista nós tivemos uma grande conquista, que foi a criação da Superintendência Municipal de Juventude, onde o nosso gestor deu nas mãos da juventude a seleção do nome para comandar os trabalhos desta estrutura do Governo Municipal. Na época, foi eleito por uma assembleia de mais de cem jovens o nosso coordenador, Fernando Santos, que desde então vem batalhando e conquistando ainda mais o respeito e a admiração deste a quem vos fala. Projetos, encontros, eventos e audiências públicas com grupos de jovens foram realizados logo após a posse do superintendente. Isso em 2013, seis meses depois da posse de Amarildo Pinheiro. Mais a juventude de São João Batista queria mais e correu atrás. Novamente através de uma demanda do Fórum da Juventude e através de um esforço natural e administrativo do nosso gestor, em junho deste ano foi criada a Secretaria Municipal de Juventude e Cultura, selando de uma vez por todas o compromisso do chefe do Executivo, que era de criar ainda em sua administração, a estrutura política e administrativa que atendesse os anseios da juventude num plano maior e que envolvesse um debate mais amplo e abrangedor desta nossa categoria da sociedade, que é a juventude”, continuou.
Por último, o presidente explanou alguns desafios a serem quebrados. “São muitos os desafios. E no meu entender é preciso que a primeira coisa a ser feita é acabar com a ideia de que a Secretaria Municipal de Juventude e Cultura é um Departamento de Promoção de Eventos, responsável apenas pela realização do Carnaval, Aniversário da cidade e dos Festejos Juninos. É preciso entender que o jovem de hoje quer mais e esse mais passa pela oportunidade de trabalho, de qualificação e profissionalização para que ele encare o mercado de trabalho de forma competente e sem medo. Além disso queremos políticas públicas que combatam os males que ainda assolam nosso município, bem como o Brasil inteiro. As drogas tem sido instrumentos de passa tempo e de ocupação de muitos de nossos jovens, que embalados pela ideia de que não tem nada pra fazer, entram neste mundo, do qual na maioria das vezes acaba atrás de um sela de cadeia. Falando nisso, recentemente sjb foi destaque, quando figurou entre os três municípios do Maranhão que mais interna viciados em drogas. Este é, sem dúvida um desfio a ser combatido por nós conselheiros municipais, através da fiscalização e controle que teremos na implantação e execução da gestão pública. Uma outra demanda é a criação do Plano Municipal de Juventude e a realização da Conferencia Municipal de Juventude”, terminou Jailson Mendes agradecendo o apoio total e incondicional do prefeito Amarildo Pinheiro.
Logo após, os conselheiros presentes receberam das mãos das autoridades as portarias e posaram para as fotos. Para terminar a reunião, os conselheiros discutiram questões de reuniões, capacitação e encontros. Confiram as fotos…
[
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário