1 de abr. de 2010

SEMANA SANTA DOS JOANINOS

A cidade de São João Batista, assim como as outras, está na Semana Santa. O feriado nacional é comemorado apenas amanhã, dia 02 de abril. Muita gente ainda conserva várias tradições, mas o que se percebe é que a maioria das pessoas está largando os velhos costumes de lado.
Hoje a Semana Santa tem outro significado, e não é mais religioso. Que lembre os mais velhos, como o senhor Gregório Santos, do povoado Beirada, que já passou dos 100 anos de idade. Gorinho, como é chamado, viveu um outro tempo em que os afilhados iriam pedir a benção dos padrinhos, todas as sexta-feiras. Tradição esquecida.
A festa que se fazia em frente ao cartório, na beira, ficou de fora na Semana Santa; a compra de carangueijos, também. A tendência é piorar. Mas um outro fator está contribuindo para isso, os pais já não passam as culturas, os valores, os costumes, as tradições de pai para filho, como era. A Semana Santa dos Joaninos já não é a mesma.
A falta de chuva também contribui para isso. Dos principais lagos de banhos na Semana Santa, cerca de 80% estão secos. A falta de chuva está se tornando um problema para a maioria dos agricultores e para os banhistas. A cidade já recebeu até agora mais de 250, a informação é da empresa Solitur.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário