25 de jan. de 2013

AMARILDO CUMPRIRÁ AGENDA EM BRASÍLIA


O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, vai participar do II Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas do Brasil, com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Sob o tema "Municípios fortes, Brasil Sustentável", o encontro será realizado em Brasília nos dias 28 a 30 deste mês. Cerca de 20 mil representantes de municípios brasileiros estarão, também, no encontro.

Prefeito Amarildo Pinheiro


Para o gestor, o encontro servirá para o estabelecimento de parcerias junto ao Governo Federal. De acordo com informações do Blog Folha de SJBAmarildo Pinheiro está em São Luis firmando parcerias com a Caixa Econômica Federal, Secretaria de Cultura, Secretaria das Cidades e Codevasf. 

De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, que coordena o evento, o objetivo do encontro é estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.

Em reunião da presidenta com parte da equipe na tarde desta segunda-feira (21), no Palácio do Planalto, para elaboração do pacote de medidas, Dilma orientou os ministros a não politizar o encontro, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Brasília. A intenção do governo é concentrar as atenções às boas práticas, principalmente na área social, sem conferir um caráter partidário nem personalizado.



Além de Gleisi e Ideli, estiveram com Dilma na segunda-feira os ministros do Planejamento, Miriam Belchior; dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; da Educação, Aloizio Mercadante; da Saúde, Alexandre Padilha; do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.


A programação do encontro contempla praticamente todos os ministérios do governo em todas as suas áreas. Dilma participará da abertura oficial do evento na noite do dia 28. Mais cedo, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, debaterá o Plano Brasil Maior. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, fará o encerramento, na noite do dia 30.

No dia 29, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, fará uma apresentação à tarde sobre o PAC. No mesmo dia, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, falará sobre inclusão digital, também à tarde. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participará do debate sobre “Perspectivas Econômicas para o País e o Impacto sobre os Municípios”, na manhã do dia 30.

O governo apresentará aos prefeitos reunidos em Brasília na semana que vem uma proposta de revisão das dívidas municipais. O Planalto aceita trocar o indexador da dívida de IGPDI mais 6% por IPC ou taxa Selic, a depender de qual estiver com o percentual mais baixo. 

O evento servirá também para que o Planalto divulgue junto aos prefeitos os repasses a que têm direito e ajude a elaborar projetos eficientes para que as verbas sejam efetivamente liberadas. No programa de creches, por exemplo – uma das principais promessas de Dilma durante a campanha presidencial de 2010 –, a tendência é que sejam liberados recursos não apenas para a construção dos estabelecimentos, mas também para a compra dos terrenos.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB.

1 COMENTÁRIO:

  1. Pelo pouco tempo que esse cidadão está a frente do município de S J Batista, já para se nota o quanto ele está comprometido com as sua promessas de campanha tomara que não mude, pq se continuar assim vamos ter a maior administração que esse município já teve.
    È espera pra ver.

    ResponderExcluir