31 de jan. de 2013

CARTA ABERTA DE FERNANDA BARROS


CARTA ABERTA AO POVO DE SÃO JOÃO BATISTA
Fernanda Barros
É com grande tristeza que venho falar de um assunto bastante desagradável. Quem estava presente viu e quem não estava acabou tomando ciência. Parecia uma onda assolando nossa querida São João Batista. Ver tamanha arbitrariedade me deixou estarrecida e, como meio de protesto, faço agora o uso da palavra, porque essa, sim, ninguém tem a capacidade de tentar me tomar! Sempre lutei pela mais pura e cristalina justiça. Diante desse preceito, que carrego comigo, jamais poderia deixar passar em branco o ocorrido neste último domingo em São João Batista.
Quem é que não tem conhecimento da existência do Bloco Piracema? Até quem não é joanino já brincou e se divertiu com o nosso bloco, que sempre faz sucesso e arrasta multidões há exatamente nove anos, concretizando-se como uma verdadeira tradição do nosso pré-carnaval e carnaval. Antes de o nosso bloco existir, o que era que tínhamos animando as ruas de São João Batista? Respondam-me: Nada.
 E tenho a audácia de ir mais além.  Quem sempre se preocupou, quem sempre zelou e prezou por nossa querida São João? Respondo-lhes com grande orgulho e satisfação: foi o meu pai, Willame Barros, que vive idealizando projetos para revigorar sua terra natal, para alcançar os mais desprovidos de oportunidades, que tenta sempre fazer algo que possa diminuir esse eterno abismo que existe entre os que tem mais e os que tem menos.
Por esses e outros motivos, defendo o empenho do meu pai e o papel dele na sociedade joanina. Não falo do que não conheço, mas defendo até a alma o que é notório e transparente: o amor que ele tem pelo nosso povo, esse é o combustível que lhe move para lutar contra os que tentam impedi-lo de fazer o bem para a população desta cidade.
Certamente, não preciso me estender para dizer quem é o meu pai, pois quem o conhece sabe das suas atitudes e do seu valor. Por isso, meu pai, quero que saiba que não somente eu, sua filha, Fernanda Barros, cultiva uma infinita admiração pelo seu caráter e pela sua postura como homem do bem, mas a sua família, seus amigos e o povo que nunca lhe deixou na mão.
A indignação com as autoridades de São João Batista não é só minha, mas de todas as pessoas que acompanham o Bloco Piracema e que torcem para que nosso bloco saia a cada domingo, que esperam ansiosos por esses momentos de alegria e que, infelizmente, tentaram interromper, proibir, arrancar o direito do povo: o direito de se reunir, o direito de festejar, o direito até mesmo de ser respeitado, o direito de ser feliz.
O que fizemos de errado? Por que a perseguição ao nosso bloco? Nunca impedimos ninguém de brincar, nunca nos incomodamos por alguém ter criado mais um bloco ou mais dois; sejam lá quantos fossem! Ao contrário, ficamos felizes em saber que nosso bloco tenha servido de exemplo e tenha inspirado a criação de outros. O que não aceitamos é quererem acabar com o Bloco Piracema, tentando furtar nosso brilho. Assim é demais!
Fomos constrangidos, intimidados, encurralados, mas não me senti pequena diante de tamanho absurdo, diante de um verdadeiro abuso de poder. Tentaram proibir de todas as maneiras o nosso bloco de sair pelas ruas de São João Batista, tentaram gritar mais alto, tentaram até nos ludibriar dizendo que tinham ordens para nos parar, trancaram até mesmo o nosso trio com a viatura da polícia para não sairmos.
Mas nada adiantou, meus caros amigos, eles não conseguiram mesmo e lamento profundamente a tentativa frustrada de tentarem nos boicotar. A época da ditadura já acabou faz tempo e nós conhecemos nossos direitos básicos, ninguém pode nos impedir de ir e vir, todos nós temos o direito de nos reunirmos livre e pacificamente, portanto, nada impedi que nosso bloco continue levando alegria aos nosso foliões, pois sempre brincamos com paz e amor! A festa que o Bloco Piracema faz dentro de São João Batista foi invejada até mesmo de uma maneira covarde, mas além do Direito, que está a nosso favor, temos algo muito mais precioso e de suma importância: o apoio do povo joanino.
E a todos vocês que ficaram e lutaram do nosso lado, que abrilhantaram o nosso cortejo e que até derramaram lágrimas de emoções, minhas cordiais saudações. Dedico ainda o sucesso, em especial, deste domingo, a cada integrante da família Piracema, a todos os joaninos de coração.
Sintam-se imensamente abraçados por mim, porque hoje a minha gratidão por cada um de vocês não tem preço.
Meu muito obrigado. E domingo que vem estamos aí, firmes e fortes!
FERNANDA BARROS

10 COMENTÁRIO:

  1. rque o bloco do prefeito pode sair e o do nosso amigo willame nao pode? alguem pode me responder? que injustiça!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você Fernanda, PARABENS!Esperamos que o bloco Piracema não se deixe amendrontar por esse grupo de covardes.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Fernanda, agora fico me perguntando sera que esse gestão(prefeitura) vai ter a competencia de admininstrar esse carnaval pois so esta no pre-carnaval e ja esta essa sacanagem toda.

    ResponderExcluir
  4. é essa a mudanca q eles tanto falaram?? kkkkk acho é graça desse governo que ta so no começo e ja causou tudo isso?? continue com a piaracema esse sim nao é bloco de momento e nao vai durar so 4 anos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Por que não contratam as bandas locais dando oportunidade às pessoas que são da cidade e que já conhecem o gosto do público joanino e que tanto já animaram as festas aqui na cidade? Eu não vejo motivos para contratar só bandas de outros lugares, até porque isso, de certa forma, é um fomento à cultura local e aos músicos e artistas da terra.
    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  7. mas willame disse nos quatros cantos da cidade, se não se eleger-se a prefeito, o bloco piracema iria se acabar, não botaria mas o bloco na rua, agora tão de repente, resolveu colocar, não sou de nenhum lado, mas as bricadeiras de ruas, pode e deve ser de todos, tudo em são joão batista gira em torno da politica, ate mesmo o carnaval, é brincadeira, vcs querem uma dica, saiam todos juntos, com serteza os folioes vão ficar bastante satisfeito, carnaval é só uma vez, acada ano, ainda não estamos em um periodo de eleição.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez não sei o que dizer, só fico apensar, será que as pessoa que se elegem a um cargo público se acham dono da cidade, ou pensam que o mantado não termina, meu querido povo vamos deixar de ser massa de manobra e passar a exercer nossas vontades, o povo reconhece quem sobrevive ao tempo; valeu PIRACEMA.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez não sei o que dizer, só fico apensar, será que as pessoa que se elegem a um cargo público se acham dono da cidade, ou pensam que o mantado não termina, meu querido povo vamos deixar de ser massa de manobra e passar a exercer nossas vontades, o povo reconhece quem sobrevive ao tempo; valeu PIRACEMA.

    ResponderExcluir