1 de jun. de 2014

JOANINOS PARTICIPARAM DE FESTIVAL DE RUA EM FORTALEZA

Os jovens do Fórum da Juventude de São João Batista, Maximo Freitas, Regiane Mayra e Dunga desembarcam hoje em São Luis. Eles estava em Fortaleza, no estado do Ceará, onde participaram do Festival de Aprendizagem Global. Juntamente com os joaninos, tinha uma delegação de mais de 30 jovens da Baixada Maranhense, que  representaram o nosso estado, coordenada pelo Instituto Formação, de São Luis.
A cidade de Fortaleza foi uma das sedes brasileiras da Copa do Mundo da FIFA em 2014, que começa no próximo dia 12 de junho. Mas antes de receber algumas das estrelas do futebol mundial, a capital cearense será palco de um festival internacional de futebol educativo, que irá reunir adolescentes, jovens e educadores representantes de movimentos, redes e organizações sociais de nove países, que utilizam o esporte como estratégia de mobilização para incidência política e promoção de desenvolvimento social e humano. O Festival Internacional Brasil 2014 – um jogo, uma visão, um mundo foi realizado entre os dias 27 e 31 de maio e reuniu mais de cem participantes de quatro continentes
O evento foi promovido pela rede FAG (Futebol para Aprendizagem Global) e REJUPE (Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Inclusivo e Seguro), sob a coordenação executiva do Formação (organização não governamental maranhense), Kickfair (organização não governamental alemã) e REJUPE-CE, e conta com apoio de um conjunto de parceiros (Assembleia Legislativa do Ceará, CUCA Barra, Embaixada Alemã, GIZ – Projeto Futebol para o Desenvolvimento, Governo do Estado do Ceará, Ministério do Esporte, Ministério do Interior da Alemanha, Prefeitura Municipal de Fortaleza, UFC, UFMA, UNICEF).
O Festival começou a ser planejado em janeiro de 2013 quando duas organizações da rede FAG (Formação e Kickfair) discutiram o primeiro esboço do projeto Brasil 2014: um jogo, uma visão, um mundo. A proposta consistia inicialmente na produção de um manual para ser aplicado em escolas e comunidades dos países pertencentes a rede. A publicação produzida em 4 idiomas fomentou a realização de eventos locais com discussão sobre a COPA de 2014 no Brasil, considerando a paixão de todos pelo futebol, a curiosidade sobre o país, os legados positivos e negativos de megaeventos e as proposições educativas trabalhadas pelas organizações que compõem a FAG.
Paralelo a esses eventos são realizados, em cada país, torneios de futebol educativo baseados na metodologia do futebol de rua para promover a educação e o desenvolvimento. A culminância do projeto se dá com a realização do festival internacional em Fortaleza, que terá na programação além de um torneio final com a participação de representantes desses países, momentos para debate e diálogo sobre a importância do futebol para o desenvolvimento humano e social. Outra organização promotora do evento é a REJUPE – Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Inclusivo e Seguro que foi fomentada e é apoiada pelo UNICEF. A rede que existe atualmente em 13 cidades brasileiras vem promovendo debate sobre o legado dos megaeventos esportivos e disseminando práticas de esporte educativo no país. A presença dessas diferentes redes também faz do evento um espaço de interação e aprendizagem entre adolescentes, jovens educadores e autoridades do esporte educativo.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário