26 de out. de 2014

DILMA TEVE MAIS DE 10 MIL VOTOS EM SÃO JOÃO BATISTA

Votação em São João Batista
Assim como no segundo turno, a candidata reeleita a presidente do Brasil venceu com folga o candidato tucano Aécio Neves aqui em São João Batista. Com 100% dos votos apurados, Dilma Rousseff teve mais de 10 mil votos contra menos de mil votos para Aécio. Foram exatamente 10.180 votos da petista, contra 895 votos para o tucano.
Dos votos válidos, Dilma teve 91,92% dos votos válidos e Aécio teve 8,08% do total. Dos votos válidos, 253 foram nulos e 75 votaram em branco. Neste domingo (26/10), a maioria da população brasileira decidiu dar a Dilma Rousseff (PT) o segundo mandato como presidente da República. A petista derrotou Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 98% das seções apuradas, Dilma não pode mais ser ultrapassada pelo adversário.
Dilma obteve 51,45% dos votos, o que representa mais de 53 milhões de eleitores. Já Aécio recebeu os votos de 48,55%, aproximadamente 50,3 milhões de votos. Após a votação do primeiro turno, as primeiras pesquisas de intenção de voto mostravam a mineira de 66 anos atrás de Aécio Neves. A virada foi consumada na última semana, de acordo com os institutos Ibope, Datafolha e Vox Populi.
Perfil
Dilma Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG). Durante o regime militar, integrou organizações de esquerda, foi presa e torturada. Após se mudar para o Rio Grande do Sul, Dilma ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001. Formada em economia, foi secretária no Rio Grande do Sul antes de chegar ao cargo de ministra de Minas e Energia do governo Lula. Em seguida, tornou-se chefe da Casa Civil em 2005. Na função, Dilma assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefe do governo.
Durante seu primeiro mandato, a primeira mulher eleita presidente do Brasil começou com aprovação pessoal acima dos 70%, mas viu o número cair em 2013 durante os protestos de junho. Os manifestantes pediam, entre outros assuntos, reforma política e mais atenção às causas sociais. A aprovação de Dilma só voltou a subir no decorrer da campanha, impulsionada pelo horário eleitoral.
Dilma reeleita presidente do Brasil
Folha de SJB

1 COMENTÁRIO: