3 de ago. de 2013

COMITIVA JOANINA PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL EM VIANA


Uma comitiva de São João Batista participou nos dias 01 e 02 da II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em Viana. Da cidade estavam o secretário adjunto de Agricultura, Zé de Beja; a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elza Marques, e os representantes dos Fóruns da Juventude na Baixada Maranhense, Jailson Mendes, Fernando Santos, Dunga e Laercio Freire.
O Colegiado Territorial convocou gestores públicos, dirigentes de entidades e instituições, representantes de organizações e movimentos sociais envolvidos com o desenvolvimento rural sustentável, para participarem da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CTDRSS) do Território região dos Campos e Lagos Maranhenses, que foi realizada no começo deste mês, no auditório do STTR de Viana. 
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Codeter, Alvaro Jardim; pelo prefeito de Viana, Chico Gomes; pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jeferson; e por secretários municipais de Viana. Durante os dois dias foram discutidas propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que será realizada ainda este mês. Organizações como Instituto Formação, Fóruns da Juventude, STTRs, Secretarias Municipais, Quebradeiras de Coco, Associações, ADS, Codeter e outras também se fizeram presentes. No final do encontro os jovens Jailson Mendes, Dunga foram eleitos para representar a Juventude da Baixada Maranhense na etapa estadual, juntamente com mais um jovem de Viana, Inaldo. E ainda a representante do STTR de São João Batista, Elza, também foi eleita para a estadual.
A Conferência Territorial, etapa obrigatória para a realização da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS), teve um caráter político, formativo e de mobilização, para construção participativa de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário sendo definido de indicativos para revisão/atualização do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável.

CONFERÊNCIA NACIONAL

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizarão, de março a outubro deste ano, a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS).
O objetivo central da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada. Entre março a outubro de 2013 serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais, distrital, setoriais e livres.

Serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados do país e do Distrito Federal planejando o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional.
A 2ª CNDRSS se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal, reafirmando e atualizando as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que resultaram, especialmente, na formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural – PDBR, base para a construção do Plano Nacional.

Fonte: Folha de SJB 

EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário