28 de set. de 2013

FÓRUM DA JUVENTUDE HOMENAGEIA FREITAS CÂMARA

O Instituto de Formação de Jovens de São João Batista, conhecido como Fórum da Juventude, prestou homenagem ao professor, ator e comunicador Freitas Câmara. A homenagem foi realizada no PJCine Clube da cidade e contou com a participação de quase 100 pessoas, entre família e convidados. Ontem fez 06 anos que o professor morreu.
Participaram da homenagem o prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro; o chefe de gabinete, Assis Araújo; o superintendente de Juventude, Fernando Santos; de Cultura, Eduardo Costa; as professoras Maria da Purificação, Regiane Serra, Branca, Ediane, amigos do saudoso professor como Thays, Valmir Pinto, Cleideane, Dunga, Domingos e outros que relembraram grandes momentos com o homenageado.
 Na abertura estavam o prefeito Amarildo, o superintendente de Juventude Fernando Santos e o diretor financeiro do Fórum da Juventude, Maximo Freitas. O gestor do município lembrou que o professor Freitas contribuiu muito para a juventude e afirmou que se estivesse vivo estaria sendo um jovem atuante e exemplar. Amarildo também fez questão de afirmar que nos últimos meses tem investido muito na área e parabenizou o Fórum da Juventude pela justa homenagem.
Já o superintende de Juventude, Fernando Santos, declarou apesar de ter convivido pouco com o professor Freitas, pode perceber que era uma pessoa boa e que deixou saudades. O discurso foi acompanhado pelo diretor financeiro do Fórum da Juventude e irmão de Freitas, Maximo Freitas. Ele também agradeceu a organização e lembrou que Freitas foi um dos criadores da entidade que representa a juventude em São João Batista.
Continuando com a programação, foi exibido um vídeo com a poesia 'muitos em um', escrita por Freitas Câmara antes de sua morte, em 2007. Prosseguindo o amigo pessoal do homenageado, Dunga Pinheiro, contou como foi a criação do PJCine Clube. A única sala de cinema existente na Baixada Maranhense foi obra do ator Freitas Câmara e até hoje é um dos maiores projetos do Maranhão.
Logo em seguida foi realizada uma mostra de fotos do ator, seguido pela apresentação da peça teatral "A evolução do homem", escrita e apresentada pela Companhia de Teatro 'Artes e Raízes', também criada por Freitas Câmara. Para terminar foi exibido o vídeo 'Liberdade Passarinhos', produzido pela Agência de Comunicação Educativa de São João Batista e dirigido pela jornalista Gisele Bossard, através do Instituto Formação.

Ao final, a família do saudoso professor Freitas Câmara, que estava toda presente, agradeceu ao Fórum da Juventude pela homenagem. A mãe do homenageado, Dona Iracy, disse que se estivesse vivo, Freitas estaria feliz e afirmou que com certeza ele está orgulhoso da justa homenagem. Por ultimo foi servido um coquetel para os presentes.

BIOGRAFIA DE FREITAS CÂMARA

No dia 10 de outubro de 1969 nascia em Penalva, Baixada Maranhense, Raimundo Freitas Câmara, o saudoso Professor Freitas. Vindo para a cidade de São João Batista quando pequeno, o Professor Freitas era filho de Iracy dos Santos Dias e Estevão Câmara Maranhão e viveu por toda a sua vida nesta cidade, que amava e por ela lutou até o dia de sua morte, no dia 27 de setembro de 2007.

O saudoso professor Freitas se formou em pedagogia, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Lecionava na Rede Municipal de Ensino de São João Batista e dava verdadeiras aulas de História e Filosofia. Foi um dos maiores professores da cidade. Sendo um dos fundadores do Fórum da Juventude no município em 2005, se destacou como um verdadeiro jovem comprometido com a causa social.

Fundou a primeira Companhia de Teatro da cidade, chamada de "Arte na Prática", que depois, ele mesmo, mudou o nome para "Cia Arte e Raízes" e caminha até hoje com exibições nos teatros "João do Vale" e "Arthur Azevedo". Era um verdadeiro apaixonado pela arte e pela comunicação, deixando vários trabalhos que inspiram muito jovens até hoje.

Antes de sua inesperada morte, o Professor Freitas Câmara fundou o PJCine Clube de São João Batista. O único PJCine Clube da Baixada Maranhense e um dos 07 cineclubes do Nordeste registrados no Conselho Nacional de Cineclubes, um feito que marcou a história do audiovisual no Maranhão.

Popularmente conhecido como Ray Freitas, foi eleito coordenador geral do órgão que ajudou a criar, sendo aclamado por todos os jovens da cidade. Suas ultimas palavras ficaram marcadas por todos, pois eram de esperança, alegria e confraternização. No vídeo a ser apresentado ainda hoje, uma de suas belíssimas e ultimas poesias, intitulada de "Muitos em um". Freitas Câmara era poeta, comunicador social, amigo e o que mais gostava de fazer era ensinar. Esta ultima arte fazia como nenhum outro.

Raimundo Freitas Câmara morreu em 28 de setembro de 2007, deixando sua família, 08 irmãos e milhares de pessoas que o amavam e o amam para a eternidade e deixou seu nome marcado na história da educação de São João Batista e do Maranhão. Com seu jeito familiar e divertido, o ícone da educação joanina deixou uma saudade imensa em nossos corações. Uma homenagem do Fórum da Juventude de São João Batista.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário