26 de nov. de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DE EVENTO EM BRASÍLIA

O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, recebeu na manhã da última quinta-feira (21), na sede da entidade em Brasília, prefeitos, vereadores e gestores municipais que participavam como delegados e observadores da 5a Conferência Nacional das Cidades. Na ocasião, Eduardo apresentou a linha de atuação da ABM e ouviu as demandas de cada estado e região representados pelos participantes.
Vereador Luiz Everton ao lado de prefeitos e vereadores
Participaram do encontro Luiz Everton, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São João Batista/MA prefeito de São Domingos do Araguaia/PA, Pedro Patricio de Medeiros; Monica Cavallero e Ellen Guedes, Assessoras Técnicas da Casa Civil do Governo do Pará; Ronald Damasceno, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos); Alex Rosa, Secretário de Habitação de Limeira/SP e titular da ABM no Conselho Nacional das Cidades; José Eduardo Gonçalves, secretário de Obras de Bragança Paulista/SP; Márcio Juviniano Barros, chefe da Divisão de Habitação deBragança Paulista; Vicente Alves Cardoso, secretário de Planejamento de São Domingos do Araguaia/PA; Sandra Batista e a vereadora de Belém/PA.

Participaram também José Pessoa de Menezes, vereador de Santa Luzia do Paruá/MA; Vicente Amaral, vereador de Pelotas/RS; Noêmia Jacob, presidente da COHAB do Pará; André Queiroz Guimarães, representante da FRENAVRU no Conselho Nacional das Cidades; Vicente Alves Cardoso, secretário de Planejamento de São Domingos do Araguia/PA; Beto Trícoli, deputados Estadual; Yuri Mousinho, consultor jurídico do estado do PA; Mauro Freitas, vereador de Belém/PA; João Claudio Klautau Guimarães, secretário de Habitação Belém/PA.
O presidente da ABM explicou para os presentes que a ABM está passando por uma fase de renovação e definiu como linha de atuação a oferta de capacitação e consultoria técnica aos municípios; e a busca por mais capacidade e melhores condições de gestão aos municípios, com atenção especial às médias e pequenas cidades. “A ABM tem consciência da dificuldade dos municípios em dispor de recursos e equipe técnica capacitada para a elaboração de projetos e essa realidade é ainda mais desafiadora nos pequenos municípios”, disse. Ele ainda falou sobre os planos de desenvolver um projeto de capacitação em âmbito estadual, montando equipes que ofereçam consultoria técnica para as prefeituras em cada Estado, de forma regional, além de incentivar a formação de Consórcios, para otimizar a gestão de tarefas comuns entre cidades próximas.

Ronald Damasceno, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), aprovou a ideia. “Essa proposta vem de encontro aos sistemas de Consórcios que a gente vem adotando no Maranhão. A parecria com a ABM tem muito o que acrescentar nessa área, por isso queremos nos aproximar da entidade e aproximá-la do nosso estado”. A presidente da COHAB/PA, Noemia Jacob, também demonstrou interesse em fortalecer a presença da ABM na região Norte. “Vamos fortalecer a entidade na região Norte, mas é importante que ela repreesente a diversidade das cidades que temos lá”, ponderou.
Para o secretário de Habitação de Belém/PA. Joao Claudio Klautau Guimarães, a ABM pode assumir dois importantes papeis para as cidades da região Norte: o de fortalecimento da representaividade desses municípios, com o objetivo de encaminhar suas reivindicações e viabilizar o atendimento das demandas da região Amazônica; e levar ao conhecimento dos gestores públicos os projetos de capacitação da entidade. Ao final da reunião, Eduardo ofereceu aos presentes particiopação no conselho da SUDAM, no qual a entidade possui duas vagas, com uma suplência em aberto. “Podemos discutir em uma próxima reunião a inserção de pessoas desse grupo no Conselho, pois acredito que vocês podem contirbuir muito com as discussões”.

Folha de SJB

1 COMENTÁRIO:

  1. DEIXO A PEGUNTA PRO PRESIDENTE DE VCS JOANINOS,O Q ELE TROUXE DE LÁ PRO POVO DE SÃO JOÃO BATISTA ALEM DAS FOTOS?COITADOS É DESSE POVO Q INFELIZMENTE DEPENDE DESSES DESENTERESSADOS.

    ResponderExcluir