O Instituto Federal do Maranhão fechou, na última sexta-feira, 08, mais um ciclo de Audiências Públicas, que favorecem a terceira fase de expansão do IFMA em oito localidades do estado. Desta vez, o município beneficiado para atuar no processo de discussão e definição dos eixos tecnológicos e cursos a serem ofertados pela instituição, foi a cidade de Viana, conhecida como “Cidade dos Lagos”, localizada na microrregião da baixada maranhense, 200 km de São Luís.
A chegada do campus beneficia ainda os municípios vizinhos de Cajari, Penalva, Vitória do Mearim, Matinha, São João Batista, Cajapió e Olinda Nova. “Vocês têm participação ativa na implantação do Campus Viana”, afirmou o reitor Roberto Brandão ao público presente, formado por diferentes segmentos da sociedade como: empresários, comerciantes, produtores rurais, sindicalistas, professores e estudantes.
“O próximo passo é definir o concurso publico, que será realizado na cidade para professores e técnico-administrativo. Queremos que os alunos e aqueles que já passaram pela sala de aula possam também estar conosco, pois teremos cursos de formação continuada, de nível médio técnico e superior”, disse, o reitor, convidando-os a fazer o seletivo, no sentido de participar de uma educação profissional e tecnológica.
Segundo Roberto, a licitação para contratação da obra, orçada em 20 milhões, será finalizada nesta semana. A perspectiva, de imediato, é de que a empreiteira absorva a mão-de-obra local, movimentando o comércio da cidade. “É uma ação que comprova o investimento do Governo Federal em prol de uma educação de qualidade no estado do Maranhão”, pontuou, sem deixar de lembrar a determinação de prefeitos e parlamentares para a implantação do Campus Viana.
Para o prefeito Francisco de Assis Gomes, só a educação trará esperança de novas profissões. “Não adianta dinheiro sem educação que leve ao domínio do conhecimento”, comentou. “É para vocês que o IFMA está sendo construído e representará o progresso desta cidade”, complementou o deputado estadual, Max Barros, referindo-se aos estudantes. Blog do Herasmo Leite.
Seria bom se construíssem um aqui na cidade, aí sim seria algo transformador!
ResponderExcluirPq o Prefeito não traz pra cá uma Faculdade Gratuita.
ResponderExcluir