28 de set. de 2009

SÉRIE VALE LEMBRAR: HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Vale lembrar que... A cidade de São João Batista teve origem numa gleba de terra denominada "Ponta" de propriedade do Major Marques Figueiredo, fundador da cidade. Seus primeiros habitantes foram Francisco Américo de Araújo, comerciante e senhor de engenho, Caetano Costa, agricultor,Salustiano José Serra, primeiro comerciante da cidade, Joana Ferreira, senhora de grandes propriedades, José Bertollo de Carvalho e João Batista de Carvalho. Suas primeiras professoras foram as irmãs Dona Aldagisa e Dona Agripina . Em 1919, a Baixada foi vítima de grande estiagem, trazendo sérias preocupações á população daquela época, especialmente á São VicenteFerrer, de onde São João Batista foi desmembrado.Quando as chuvas chegaram em abril, já havia causados inúmeros prejuízos á população, tendo o Major Figueiredo, pessoa de destaque e muito católico, feito uma promessa para que as coisas se normalizassem, ele mandaria celebrar uma missa campal em "Ponta", e como as chuvas chegaram e a situação melhorou a promessa foi paga. A missa foi celebrada pelo Monsenhor JoséBraulio Nunes, vigário de São Vicente de Ferrer e amigo do Major Figueiredo.
Dado o susseco da festa e do ato religioso que atraiu gente de todo o município e municípios vizinhos, acertaram o Major Figueiredo e Monselho Braulio Nunes a construção de uma capela e o santo escolhido foi "São João Batista", que mais tarde deu o nome a cidade. Essa imagem, juntamente com a de São Benedito e a de Nossa Senhora da Conceição, foram adquiridas em São Luís pelo jovem daquela época, Francisco Ferreira Figueiredo, filho do Major Figueiredo, que passou a participarativamente do desenvolvimento da vila.
A cidade de São João Batista foi fundada pelo Major Figueiredo no ano de 1928. O município de São João Batista foi criado pela lei Nº 1.608, de 14 de junho de 1958, diário oficial nº 139, tendo como primeiro prefeito constitucional Merval Marques Figueiredo, eleito em 1988 para o mandato de 04 anos. A câmara de veredores foi composta pelo vereadores: Conceição de Maria Costa Figueiredo, José Pedro Campos, Raimundo Marques Figueiredo Sobrinho, Joana Marques Araújo, Manoel Gomes, José Oliveira Teixera, Francisco Pinto Everton e Durval Santos Jacinto. Por ato do então governador Matos Carvalho o município já havia sido criado em...1957, instalado e nomenado o Prefeito José Ribamar Martins, que tomou posse permanecendo no cargo poucos meses.Tantos eram os vícios daquele ato governamental, que o prefeito de São Vicente Ferrer, Francisco Figueiredo, município de onde fora desmembrado, impentrou mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal no Rio de Janeiro. Enquanto isso o Tribunal Eleitoral marcou eleição para o dia 03 de outubro de 1958, tendo saído vencedor o candidato a prefeito do PSP José Porfírio Costa, que não chegou a assumir, tendo em vista decisão do Supremo tornando sem efeito o ato do Gorvernador, anulando a criação do município de São João Batista. Foi uma grande vitória das lideranças locais . Só mais tarde foi o mesmo criado de forma regular.

Fonte: www.sjbma.blogspot.com e o livro Família Figueiredo

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA DE SÃO JOÃO BATISTA-MA

1 COMENTÁRIO:

  1. Que história é essa que nada! Nada de família figueiredo. E os Costas, os Lindosos, os Serras, os Araújos, os Gomes, Silvas e tantos outros? A matriz africa, indígena.

    ResponderExcluir