5 de mai. de 2013

ESCOLA HOMENAGEIA CHIQUITINHO FIGUEIREDO


Com a participação de mais de quase 500 pessoas, o Centro de Ensino Médio "Acrísio Figueiredo" homenageou ontem, na Colônia de Pescadores, Francisco Ferreira Figueiredo, que era conhecido como Chiquitinho Figueiredo. O evento faz parte dos Cem 100 anos do ex-prefeito, ex-deputado e advogado dos pobres em São João Batista.
Presentes
Na homenagem se fez presente os dois filhos de Chiquitinho, Luiz Figueiredo e Luis Carlos; além do vereador e professor Louro; sua esposa Jaqueline; da professora Pérsia Figueiredo; dos amigos da família José Benedito e Domingos Pretinho, que participaram da mesa de abertura. Coordenado pelas professoras Ana Lúcia Morena, diretora, e Clédina Fonseca, o evento foi marcada pela exposição da vida do ex-prefeito.
Luiz Figueiredo
Com o objetivo de conhecer a vida e o legado de Francisco Ferreira Figueiredo como forma de preservar nossas memórias e contribuir para que as novas gerações conheçam um pouco história de São João Batista e dos precursores do município, a escola "Acrísio Figueiredo" montou um verdade espetáculo que contagiou todos os presentes ao trazer informações exclusivas sobre a vida de Chiquitinho.
Diretora da escola, Ana Lúcia
A programação começou com uma apresentação do projeto e execução dos hinos de São João Batista e brasileiro. Dando sequência, os alunos da instituição fizeram uma retrospectiva histórica do município e de seus representantes políticos em forma de slides. Neste ponto, o trabalho escolar falou sobre a fundação e sobre todos os prefeitos que passaram até este ano.
Vereador Louro
Continuando, os alunos fizeram uma encenação de uma peça teatral sobre a vida de Francisco Ferreira Figueiredo, que trouxe uma retrospectiva da vida do ex-prefeito da infância até a morte, além da biografia que foi lida ao longo da homenagem. A programação contou também com uma exposição de fotos do ex-deputado e exibição de depoimentos de pessoas mais velhas que conheceram Chiquitinho.
Várias maquetes das principais obras construídas na administração do homenageado foram exibidas aos presentes, passando pela reprodução da música "Prece à lua", de Núbia Lafayette. Esta música era muito apreciada por Chiquitinho Figueiredo e usada nas serenatas realizadas por ele. Os pontos da programação mais marcantes foram as apresentações de um bloco de carnaval de rua e a apresentação do tambor de crioula, manifestações culturais que eram anualmente incentivadas por ele.
Para fechar com chave de ouro, o Centro de Ensino Médio "Acrísio Figueiredo" apresentou um pelotão temático de desfile cívico, destacando a importancia que Francisco Figueiredo dava para as comemorações da Semana da Pátria em nosso município. Ao longo de toda a programação seus filhos, Luiz e Carlos, se emocionaram pela justa e bela homenagem.
Ao agradecer e parabenizar, visivelmente emocionando, o trabalho de pesquisa escolar, o diretor presidente da Fundação Chiquitinho Figueiredo, Luiz Figueiredo, destacou a vida de seu pai e afirmou se sentir honrado com o evento. Para o vereador Louro, a homenagem foi justa e parabenizou os alunos e professores que realizaram a homenagem.
Finalizando, a professora e diretora da escola agradeceu a participação dos alunos e professores. É importante colocar que todos os professores, como Marcelo, Aurélio Pinheiro, Joran, Junior Valdez, Yolanda, Clédina, Saulo, Janilson, Vandelson, Elinaldo e outros contribuíram para a realização do evento que marcou o Centenário de Chiquitinho Figueiredo.

1 COMENTÁRIO: