30 de set de 2009

SÉRIE VALE LEMBRAR: POLÍTICA, ECONOMIA E CULTURA JOANINA

Vale lembrar que...A política segundo o livro "Perfil de São João Batista", de Raimundo Corrêa Cutrim, os principais distritos econômicos da cidade de São João Batista são os povoados de Santana, Maravilha, Santa Rita, Enseada dos Bezerros, Beirada, Guaribal, Raposa, Ilha Grande, Coroatá, Beira da Baixa e Evanço I e II. Estes povoados se destacam pela criação de bois, suinos, bubalinos, caprinos, na pesca, na produção de farinha, arroz, na agricultura, na extração de madeira, na apicultura, e na extração de carangueijos e peixes.
Suas princiapis atividades econônimas são, além das padarias, duas usinas de beneficiamento de arroz e das casas de farinha espalhadas pelo meio rural funcionando no estilo tradicional, não existem outras industrias, quanto as atividades do setor primário, podem ser classificadas como extravismo vegetal, animal, agricultura, pecuaria e aves. Destacam-se as olarias totalmente manuais, fabricando tijolos de dois e quatros furos e telhas de funcionamento sazonal espalhadas pelas beiras da enseadas no periodo seco do ano.
As riquezas da cultura popular brasileira, notadamente a de São João Batista, misturam elementos de diversas procedências tecnicas. Mas tão igualmente e fortes são os aspectos advindos das nações africanas e das indigenas, as misturas de ritmos, danças e folguedos, cultos e outras formas de cultura constituem um universo de floclore e da cultura joanina. Como vocalistas, musicos e poetas. Em nosso município destacam-se festas populares como tambor de mina, dança do coco, bumba-meu-boi, baile de São Gonçalo, quadrilhas, dança cigana e dança portuguesa. Na política, famílias como Marques Figueiredo, Dominici, Costas, Soares e Lindoso se destacaram ao longo do processo político da cidade.

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EDUCATIVA DE SÃO JOÃO BATISTA-MA
O que você achou?

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário