28 de mar. de 2014

INTERCAMBISTA DA ALEMANHA EM SÃO JOÃO BATISTA

Uma intercambista da Alemanha esteve na cidade de São João Batista nesta quarta e quinta-feira. A visita faz parte do intercâmbio da Rede Futebol Aprendizagem Global e da aplicação do Manual 2014. Julia Wohrle passou pelas cidades de Matinha, Olinda, São João Batista e nesta sexta-feira estará no município de São Bento, acompanhada de uma das diretoras do Instituto Formação, Lidia Vasconcelos.
Em São João Batista o intercambio começou na quarta-feira com um bate-papo entre os jovens do Fórum da Juventude, que coordenou a visita, para articular as atividade do dia seguinte. Na quinta, pela manhã, a intercambista visitou o povoado Palmeiral, onde conheceu a experiência de jovens mediadores de Futebol de Rua em Três Tempos e fez vídeos dos jovens contando suas histórias de vida.
Ainda pela manhã, Julia Wohrle deu entrevista ao blogueiro e radialista Jailson Mendes na rádio comunitária Beira Campo. Já a tarde, as atividades foram realizadas na escola municipal ‘Marly Sarney’, com apoio da professora e diretora Raquel dos Anjos. Cerca de 30 anos alunos conheceram a experiência da intercambista que faz parte da organização Kickfair, da Alemanha. As atividades só terminaram no começo da noite, quando os alunos jogaram Futebol de Rua ao ar livre, na Praça de Eventos.
Durante a programação da tarde Julia apresentou a Rede Futebol Aprendizagem Global  e a aplicação do Manual Globall 2014 – texto que orienta o debate sobre o Brasil e a Copa 2014 em escolas e comunidades de dez países (Brasil, Chile, Paraguai, Ruanda, Quênia, Alemanha, Palestina, Israel, Cambodja e India). Durante sua visita a intercambista conheceu experiências exitosos no ramo do Futebol de Rua e conheceu depoimentos de jovens mediadores.
Esse intercâmbio foi o passo inicial para a reaplicação do Manual 2014, que fala sobre a Copa no Brasil e outros temas, nas escolas municipais de São João Batista. Daqui a diante, o Fórum da Juventude coordenará o projeto que deve abranger duas escolas da Rede Municipal de Ensino da nossa cidade. Em conversa com o site, o coordenador do Fórum da Juventude, Fernando Santos, fez um balanço positivo da visita. “Só quem ganha é a nossa cidade”, frisou.
Foram parceiros nesta ação a Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Juventude e Cultura, a escola ‘Marly Sarney’, Instituto Formação, Instituto Baixada, o Fórum da Juventude e o Grupo ‘Independente do Povoado Palmeiral’.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário