16 de mar. de 2014

FÓRUNS DA JUVENTUDE COMEMORAM 10 ANOS DE AÇÕES NA BAIXADA MARANHENSE

Os Fóruns da Juventude da Baixada Maranhense se reuniram entre os dias 14 e 16 deste mês para avaliar e discutir os 10 anos do Projeto Jovem Cidadão. O evento foi realizado pelo Instituto Formação e Instituto Baixada e teve apoio de todos os Fóruns da Juventude e a Prefeitura Municipal de Olinda Nova. Uma delegação, formada por jovens do Fórum da Juventude de São João Batista, estava representando a nossa cidade.
Desde 2003 o Formação realiza debates com a juventude sobre a sua geração, suas articulações, militância, ativismo, as políticas públicas e o desenvolvimento local. Além de seminários, colóquios, palestras, reuniões foram realizados quatro encontros de juventude e desenvolvimento local, seis encontros de políticas públicas e juventude e seis encontros de fóruns da juventude. Este ano em comemoração aos dez anos do CIP Jovem Cidadão decidimos realizar juntos o VII Encontro dos Fóruns da Juventude e o VII Encontro de Políticas Públicas e Juventude. Ambos com o objetivo de se refletir o passado e se construir referencias ara a construção mais sólida do novo presente que virá a cada novo passo dado pelos próximos mais dez anos de história.
Entre os principais objetivos do encontro foi Discutir estatuto da juventude e formas de efetivação dos sistemas municipais de juventude, Refletir sobre direitos sociais, humanos e de participação ativa da juventude na sociedade brasileira/maranhense, Debater as políticas públicas para e com a juventude brasileira – reflexos no Maranhão, Avaliar os impactos dos dez anos de CIP Jovem Cidadão na articulação da juventude e garantia de direitos, mediante políticas públicas implantadas na Baixada Maranhense, Discutir novas ideias no horizonte dos próximos dez anos envolvendo a juventude baixadeira e maranhense e o território onde vive. Avaliar as modalidades de fortalecimento dos Fóruns da Juventude em sua articulação territorial: eventos, intercâmbios, redes sociais, programas de formação e Discutir estratégias de mapeamento e articulação de todos os Fóruns da juventude maranhense.
O encontro foi realizado no Centro Comunitário de Olinda Nova e estavam jovens dos municípios de Matinha, Olinda Nova, São Bento, Penalva, Viana, Cajari, Arari, Belágua, São Vicente Ferrer e outras cidades. Já da nossa cidade estavam o secretário adjunto de Juventude e Cultura, Fernando Santos, e os jovens Jailson Mendes, Regiane Serra, Dunga, Maximo, Laercio, Thalicio, Dielson, Dada, Mosiane, Vailson, Denilson e Filomeno.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário