12 de ago. de 2016

FILHO DE JOANINO GANHA CONCURSO INTERNACIONAL DE DISCURSO






“Você acredita que nada é impossível?”. Com esse questionamento, a EF Education First promoveu o EF Challenge Transforma Rio, uma competição de discursos inspirada pelo espírito das Olimpíadas 2016. Carlos Eduardo Everton, estudante do 2º ano do curso de Segurança do Trabalho (Campus São Luís – Monte Castelo) e filho de uma natural de São João Batista, Carlos Magno, que por sua vez é irmão de Manduca da Agede, foi um dos 60 jovens do mundo que venceram a competição e embarcou nesta quinta-feira (11) para o Rio de Janeiro, para participar do EF Youth Leadership Forum (Fórum de Liderança Juvenil).
Carlos Eduardo, Carlos Magno e Carla Marina
Os jovens competidores tiveram que gravar um vídeo com um discurso em inglês, respondendo de forma criativa à questão “Do you believe nothing is impossible?” (Você acredita que nada é impossível?”). A resposta precisava envolver os valores olímpicos e paralímpicos de amizade, excelência, respeito, coragem, determinação, inspiração e igualdade. Sob a orientação da professora de Inglês Carla Marina Dias, Carlos Eduardo produziu um script e ensaiou a performance. “Busquei mostrar exemplos de superação, como esportistas mundiais que ganharam medalhas de ouro; a internet, que tornou possível conversar com qualquer pessoa no mundo; e os Estados Unidos, onde as pessoas negras não podiam votar e, hoje, o presidente é negro. Em vez de fazer um bom vídeo, eu tentei focar no discurso”, explica o estudante.
Para gravar o vídeo, Carlos Eduardo contou com a ajuda do seu pai, Carlos Magno Everton, que fez a filmagem e pediu autorização para uso da quadra. O pai de Carlos Eduardo nasceu na região dos Campos, zona rural de São João Batista Além do domínio do Inglês, o jovem teve que aprender também técnicas de edição pela internet, que foram usadas no vídeo para a competição. Carla Marina também foi premiada e participará de um fórum internacional, que vai reunir os professores que orientaram a produção dos vídeos. “Gosto muito de acreditar em sonhos. Prova disso é que sou professora e acredito na Educação. As pequenas sementes plantadas levam a grandes conquistas, e a conquista do Cadu representa isso”, ressalta a professora.
Fórum de Liderança Juvenil – O fórum será realizado de 11 a 15 de agosto na EF Village, localizada no bairro do Botafogo. Será uma área em que os alunos poderão acompanhar as competições e participar de eventos relacionados aos Jogos Olímpicos. O local vai reunir estudantes de mais de 60 países em ações que focam nos valores olímpicos e na missão EF de abrir o mundo através da educação. “São pessoas diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes. Espero ter esse contato, trocar informações e conhecimentos com os outros jovens”, relata o jovem sobre as expectativas para o evento.
Conquistas – Além de vencer a competição, o estudante foi um dos 51 jovens brasileiros que, em junho deste ano, participaram do Programa English Immersion USA, em Brasília. O programa é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e possibilita aos estudantes fazer uma imersão na cultura americana, aprimorar o seu Inglês e conhecer participantes das mais diversas partes do país. Em dezembro de 2015, Carlos Eduardo foi um dos 20 alunos que participaram doAbrace o Mundo, programa do Campus São Luís – Monte Castelo que levou a delegação para a África do Sul, promovendo o aprendizado da língua inglesa e o intercâmbio cultural.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário