21 de dez. de 2013

CIDADE RECEBE CAMINHÃO-PIPA E UMA PÁ CARREGADEIRA

Prefeitos de 71 municípios maranhenses participaram da solenidade de entrega dos maquinários agrícolas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), nesta sexta-feira (20), em Caxias, com a presença do delegado regional do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jefferson e do secretário de infraestrutura do estado, Luís Fernando.
O evento aconteceu no quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar, onde foram entregues 33 retroescavadeiras, 21 caminhões basculantes e 76 carros-pipa que beneficiarão cidades com menos de 50 mil habitantes ou que decretaram estado emergência por conta da estiagem em 2012. O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, participou da solenidade e recebeu um caminhão-pipa e uma pá carregadeira.
De acordo com o gestor, os maquinários agrícolas vão beneficiar cerca de 840 mil famílias que residem em áreas agrícolas em todo o estado e mais de 119 mil famílias que desenvolvem a agricultura de subsistência no Maranhão. “A aquisição dos equipamentos tem por objetivo melhorar a infraestrutura de acesso ao meio rural de São João Batista e por isso além destes dois maquinários, já temos na cidade um caminhão caçamba e uma retroescavadeiras entregues neste ano de 2013″, disse o chefe do Executivo.
O maquinário foi repassado às prefeituras sem ônus, e tem como meta assistencializar as comunidades que enfrentam problemas de abastecimento de água e irrigação e melhorar o escoamento da safra agrícola das pequenas comunidades produtoras.
Diversas autoridades participaram do evento, entre elas o Secretário de Estado das Cidades, Hildo Rocha, o Secretário de Estado da Juventude Paulo Marinho Júnior, os deputados estaduais Alexandre Almeida e Magno Bacelar, bem como vereadores e secretários das cidade beneficiadas.
Em pronunciamento, o delegado regional do MDA ressaltou a importância dos equipamentos para a melhoria do transporte rodoviário nas cidades. “As prefeituras ocupam papel estratégico na produção agrícola do país. É fundamental que os municípios tenham autonomia. Essas estradas vicinais são muito importantes. Estamos doando esses equipamentos para que a produção não seja comprometida”, declarou Ney Jefferson.

Já o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando, lembrou as parcerias existentes entre o Governo do Estado e o Governo Federal, e pediu um reforço maior nessas parcerias. “A doação do maquinário, feita pelo Governo Federal, para as prefeituras maranhenses, complementa as ações para o homem do campo, que é executado pelo Estado em conjunto com os municípios.
O Maranhão possui quilômetros de estradas vicinais, e a doação vai contribuir para melhorar o escoamento da safra e o transporte da safra”, disse ele, que ainda ressaltou que o importante agora é a manutenção desses veículos para um melhor uso em benefício do povo.
“Desde o início do ano já estamos investido na pequena produção rural. A aquisição desses veículos só vem somar com nossas propostas de melhorar a vida do homem do campo, na abertura de novas estradas que vão facilitar o escoamento da safra daqueles que fomentam a agricultura familiar”, frisou o prefeito de Aldeias Altas, Dr. Tinoco.
“Muitas pessoas não acreditavam nesse momento. Hoje vivemos o progresso proporcionado por ações do Governo do Estado em parceria com o município. Primeiro a MA 127, agora os veículos agrícolas que vão ampliar nossas ações junto aos pequenos agricultores”, ressaltou a prefeita de São João do Sóter Luíza Rocha.
“Nenhum dessas prefeituras teria condição de adquirir esses maquinários com recursos próprios. Nossa agricultura, ainda que modesta, tem muito á agradecer ao governo federal, ao governo do estado pela aquisição desses veículos que representam um ganho substancial para esse setor em nosso município”, enfatizou José Leane, prefeito de Afonso Cunha. Com adaptação do Porta Noca.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário