13 de jan. de 2014

ARRASTÃO DA PIRACEMA EM SÃO JOÃO BATISTA

Começou a pré-temporada carnavalesca em São João Batista. O Arrastão da Piracema começou ontem, 12 de janeiro, e arrastou milhares de foliões na sua primeira apresentação.
Organizada pelo empresário Willame Barros, a Piracema comemora 10 anos de tradição de Carnaval em São João Batista e já se tornou a maior e melhor na Baixada Maranhense.
A concentração começou por volta das 16 horas na Praça de Eventos, mas foi a partir das 18 que começou para valer a animação. Antes do arrastão, o empresário Willame Barros falou à população.
"Estamos iniciando mais uma temporada no pré-carnaval na cidade de São João Batista e este ano com um diferencial, a nossa Piracema está completando 10 anos. Vamos ter várias atrações em todas as apresentações e vamos, mais uma vez, contar com apoio de todos", disse.
Após as palavras do organizador e animados pela Banda Impacto, os foliões saíram atrás do trio do bloco e foi até a Praça do Viva, arrastando milhares de pessoas pela Avenida Getúlio Vargas. Como sempre, os foliões fizeram o mesmo trajeto e voltaram para a Praça de Eventos, onde a Banda Digital, de São Luis, já estavam os aguardando.
Mesmo com a intensa chuva, os foliões lotaram a praça e fizeram a festa até às 12 horas. “ Gostaríamos de agradecer a todos vocês que fazem o Bloco Piracema e já avisamos, todos os domingos teremos atrações como esta de hoje”, garantiu o empresário e organizador do bloco, Willlame Barros. Além do pré-carnaval, a Piracema terá apresentação garantida no sábado e na terça-feira de Carnaval.
Ha 10 anos, o Bloco Piracema vem realizando os pré-carnavais e carnavais de São João Batista. Com o diferencial de democratizar o carnaval de rua, não adotando a fórmula do “entra quem paga”, o bloco segue a lógica de pôr lado a lado ricos e pobres, oferecendo ao povo carente a oportunidade de brincar de igual para igual e criando um espaço onde ninguém é diferente.
O Bloco Piracema faz a festa com o Trio Piracema, arrastando milhares de foliões joaninos e de cidades vizinhas. Sem falar, é claro, no resgate das raízes momescas com banda de sopro e muita maisena. É importante ressaltar:tudo isso é uma iniciativa independente, sem apoio do poder público.
O Grupo Folclórico e Cultural de São João Batista não somente cria como também apoia as manifestações já existentes no município. Essa prática é notada no financiamento do CD e DVD do tambor de crioula de Maria de Beca e Teodora, gravados na Choperia Marcelo, durante o Encontro dos Filhos e Amigos de São João Batista, no ano passado.
No carnaval, o Arrastão da Piracema sai todos os domingos com a concentração a partir das três horas da tarde na Praça de Eventos. Milhares de foliões seguiram o Arrastão da Piracema durante o pré-carnaval de São João Batista. Gente de outros municípios como Olinda Nova, São Vicente Férrer, Cajapió e São Bento participaram do arrastão que há 10 anos está sendo organizado pelo Willame Barros.



Folha de SJB

4 COMENTÁRIO:

  1. foi muito legal...voc ta de parabens willame barros

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse bloco piracema o povo se diverte bastante com ele vale a pena fazer o pré-carnaval parabéns aos organizadores do bloco.

    ResponderExcluir
  3. parabéns a voce willame de Matias

    ResponderExcluir
  4. o povo espera o ano todo por esse evento,lavradores,pescadores,doutores,enfim o povo da nossa cidade se beneficia com esse arrastão de felicidade.parabens,sou seu admirador,parabens Wilame Barros.

    ResponderExcluir