23 de mar de 2015

12 ANOS DA RÁDIO BEIRA CAMPO E SE ESTIVESSE VIVO, CHIQUITINHO COMPLETARIA 102


Chiquitinho e sua esposa
A Rádio Beira Campo FM de São João Batista completou, no ultimo dia 22 de março, 12 anos de existência e de prestações de serviços de radiodifusão. Fundada em 2003, por Luiz Figueiredo, que é diretor-presidente do Sistema Beira Campo, a emissora faz parte da vida dos joaninos. Na mesma data, São João Batista relembra o nascimento do chamado “advogado dos pobres” e ex-prefeito, Chiquitinho Figueiredo.
O empresário Luiz Figueiredo lembrou a data e exaltou a figura do seu pai. “O pioneirismo sempre foi uma característica de Francisco Figueiredo, que quando prefeito de São Vicente Ferrér, pela segunda vez em 1951, levou para lá o primeiro caminhão, dando início então a uma nova era na área dos transportes, partindo daí para abertura das primeiras estradas, construídas pelo braço dos trabalhadores, ligando os municípios de São João Batista a São Vicente Ferrer, Matinha, São Bento indo até aos limites do município de Pinheiro”, disse emocionado o empresário ao lembrar dos feitos de Chiquitinho.
No livro “São João Batista: Suas lutas, conquistas e vitórias”, o ex-prefeito relata outras passagens da vida do maior líder político de todos os tempos. “Os principais aviões foram trazidos a São joão Batista por Francisco Figueiredo, que construiu as primeiras pistas de pouso.  Era grande o movimento de aeronaves do tipo teco-teco e em meio de muito entusiasmo e festividades as pessoas tinham oportunidade de passear em vôos rápidos sobre a cidade. Foi daí que surgiram as primeiras linhas de taxi aéreo, tendo prestado grandes serviços a comunidade local”, afirma o presidente da Fundação Chiquitinho Figueiredo.
Rádio Beira Campo FM
Já o Sistema Beira Campo de Rádio é um dos projetos mais bem feitos na cidade. Com uma programação voltada para a comunidade, a Beira Campo fica localizada na Rua Major Figueiredo, com frequência 106,3 e canal 292. Durantes estes 12 anos de existência, vários programas já estão acompanhando o crescimento da emissora, como o “São João Batista em Debate”, apresentado pelo blogueiro Jailson Mendes, ao meio dia, antes apresentado pelo locutor Zé Mendes. Locutores como Iromar Pereira, Alaildo Pereira, Bito do Vale e outros fazem a alegria dos ouvintes durante toda a semana.
CHIQUITINHO

Chiquitinho quando jovem
Se estivesse vivo, FRANCISCO FERREIRA FIGUEIREDO, faria ontem 102 anos. Ele nasceu na Fazenda São Benedito, residência da família FIGUEIREDO. Filho do Major Raimundo Marques Figueiredo e Antonia Alves Ferreira, ali cresceu e foi educado dentro dos padrões da época, sob a autoridade e rigidez do seu pai, recebendo sempre a orientação da mãe Antonia e da tia Ana que o iniciou nos estudos .  Não cursou faculdade mas aprendeu o suficiente para se tornar um homem bem sucedido, a ponto de conseguir junto a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB provisão para advogar, profissão que exerceu com muito orgulho, sempre em defesa dos pobres e oprimidos sem nunca ter cobrado honorários de ninguém.
Quando jovem recebeu a importante missão de conseguir a imagem de São Joao Batista para ser colocada na igreja da Matriz, construída pelo Major FIGUEIREDO fruto de uma promessa,cujo santo daria também o nome da cidade. A missão foi cumprida religiosamente. Gostava muito da vida social e participava de festas e eventos sempre com muita desenvoltura e simpatia. Muito carismático e querido por todos, estava sempre conquistando novas amizades. Foi chamado de Chico, Chiquito e finalmente Chiquitinho, apelido definitivo. Precisava sair de São Joao Batista para expandir seus conhecimentos, foi para Sao Luis, recebido pelo irmão Acrisio, que o iniciou no serviço publico. Em 1940 foi nomeado Delegado do Censo na cidade de Pinheiro lá permanecendo até o cumprimento de mais essa importante missão.
Quando retornou para São J0ão Batista foi convidado por Clodomir Aprigio Costa, Coló, grande comerciante que ali se instalara, para ser seu mais importante colaborador. Foi lá que conheceu a jovem Conceição de Maria, recém formada professora normalista, filha de Coló, com quem se casou no dia o1 de setembro de 1942. Coló não era político, mas orientado pelo cunhado Estevão Pinto, se lançou candidato a Prefeito de São Vicente Ferrer, com objetivo de derrotar seu grande inimigo José Maria de Araujo, perdendo a eleição por apenas um voto. Decepcionado e reconhecendo as qualidades do seu genro Francisco Figueiredo, resolveu entregar-lhe o comando da política oposicionista. Imediatamente CHIQUITINHO iniciou um trabalho visando as eleições de 1950, quando saiu vitorioso, elegendo-se Prefeito.
Realizou uma excelente administração, com grande apoio popular. Abriu as primeiras estradas interligando São João a São Vicente, São Bento e no limite com Pinheiro até a localidade Sororoca, levando o primeiro caminhão, o primeiro jeep e primeiro trator. Construiu pistas de pouso onde passaram a operar os aviões teço-teco Candidatou-se a Deputado Estadual pelo Partido Social Progressista –PSP, integrando-se á luta das Oposições Coligadas ao lado de fortes lideranças como Clodomir Milet, La Roque,Neiva Moreira, Nunes Freire, Antonio Dino eoutros, movimento que culminou com a vitoria de José Sarney para o governo do estado, libertando o Maranhão do vitorinismo que dominava o Maranhão há mais de 40 anos.
Foi eleito e reeleito em quatro mandatos de deputado estadual, chegando a vice presidência daquele poder, tendo assumido a presidência em várias ocasiões. Foi um exemplo de político ético, honesto e defensor das causas populares, especialmente as relacionadas á Baixada Maranhense. Hoje ao comemorarmos o seu centenário de nascimento os nossos corações se enchem de muita saudade e boas recordações. Para marcar esta data inauguramos a Radio Beira Campo no dia 22 de março de 2003, hoje completando 10 anos no ar procurando bem servir o povo da querida terra. Sabendo que CHIQUITINHO gostava muito do radio como forma de se comunicar com os seus correligionários foi mais que justa essa homenagem.
Folha de SJB
O que você achou?

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário