7 de set. de 2015

CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE É REALIZADA EM SÃO JOÃO BATISTA

Debater o que os jovens pensam e querem para a cidade de São João Batista. Este foi um dos objetivos da 1ª Conferência Municipal de Juventude da nossa cidade, que foi realizada nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, no Centro de Convenções e Informática da Juventude. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Juventude e Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, com apoio da Prefeitura Municipal, Fórum da Juventude e Secretaria Estadual de Juventude.
Diversas autoridades municipais e estaduais prestigiaram a solenidade de abertura, que contou com as presenças do presidente do Conselho de Juventude, Jailson Mendes; chefe de Gabinete e representante do prefeito, José Mendes Everton, dos representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, Fernando Santos e Eduardo Costa; presidente da Câmara Municipal, vereador Louro; da promotora de justiça, Maria do Nascimento Carvalho; da secretária de estado da juventude e representante do governador Flávio Dino, Tatiana Pereira; do vice-coordenador do Fórum da Juventude, Raimundo Nonato; da representante dos Grêmios Estudantis, Gilmara Santos e dos secretários municipais, Aguiar Santos e Carlos Figueiredo.
Além destes, que estavam na mesa de abertura, jovens representantes de diversas organizações se fizeram presentes como membros da Casa da Cultura, Sindicato dos Trabalhadores, Ligas Esportivas, Grêmios Estudantis, Tambor de Crioula, Grupos de Jovens de Associações, Igrejas Evangélicas e Católica, Grupos de Capoeira, Companhias de Teatro, Comunidades Quilombolas e Comunidades de Matrizes Africanas, além dos vereadores Luiz Everton, Cristina Figueiredo, Mecinho e representantes de secretarias municipais, destacando a secretária de Assistência Social, que com todo a sua comitiva, se fez presente, e membros das secretarias de Educação, Saúde, Agricultura, Administração e outras.
A conferência começou com uma apresentação cultural do Fórum da Juventude  e logo após a formação da mesa de abertura, com a entoação dos hinos brasileiro e municipal. O primeiro a falar foi o presidente do conselho, Jailson Mendes, que deu por abertos os trabalhos do evento e agradeceu a presença das autoridades e do público presente.  “É muito importante o jovem participar e debater a política pública em nosso município e a Conferência é uma oportunidade para isso”, afirmou o presidente. Logo após, o secretário de juventude, Fernando Santos também falou e destacou o trabalho importante e os avanços conquistados nos últimos três anos neste Governo Municipal e agradeceu o prefeito Amarildo Pinheiro por acreditar na juventude. Representando o gestor, Zé de Beija usou da palavra e disse que estava muito feliz com o sucesso da conferência e justificou a ausência do prefeito municipal.
No mesmo embalo e destacando o papel da juventude, discursaram o presidente câmara, vereador Louro e os secretários municipais, Eduardo Costa, Aguiar Santos e Carlos Figueiredo. Com uma fala destacada e aplaudida, a promotora de justiça também agradeceu o convite e foi categórica ao afirmar que todos os avanços obtidos até agora eram frutos de um trabalho sólido e sincero realizado pelo Fórum da Juventude e demais organizações juvenis em São João Batista e num ato simbólico vestiu a camisa da conferência dizer que 'literalmente vestia a camisa da juventude deste município'. Não diferente, a secretária de estado da juventude usou da palavra e também destacou o trabalho da juventude joanina em busca de novos tempos e oportunidades para todos. Tati Pereira falou sobre o trabalho da Seejuv e do governador Flávio Dino e comentou que estão sendo realizadas diversas conferências municipais por todo o Maranhão.
Já por ultimo falaram o vice-coordenador do Fórum da Juventude, Raimundo Nonato Pinheiro, que agradeceu a presença de todos e falou sobre as ações e os objetivos da organização pioneira no trabalho com jovens; e logo após, pra encerrar falou a representante dos Grêmios Estudantis, Gilmara Santos, que cobrou ações mais urgentes para a comunidade escolar. A conferência seguiu com a aprovação do Regimento Interno, lida pelo conselheiro Denis Abreu, e pelas palestra da secretaria de juventude e Comjuv, feita por Fernando Santos e Jailson Mendes, e logo após a conferência magna, proferida pela secretária de estado da juventude, Tati Pereira, que abordou ações do Governo do Estado em prol da juventude do Maranhão.
A tarde, os trabalhos de grupos discutiram propostas para melhorar a nossa cidade e elegeram dezenas delas para as esferas municipal, estadual e nacional. Dentro delas, se destacam a separação da Secretaria Municipal de Juventude e Cultura, dotação orçamentária para estas secretarias, reativação da casa de música, criação da Casa dos Conselhos, criação de cursos e campanhas educação e de combate as drogas, criação da Câmara Jovem, dentre outras que serão encaminhadas ao prefeito municipal e por sua vez, à Comissão Organizadora Estadual. A Conferência Municipal de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para a cidade. “É um espaço para discutir, analisar e reivindicar ações para os Poderes Públicos locais. Acredito ser essa a missão que vai fazer de São João Batista uma cidade cada vez melhor”, destacou o presidente do Comjuv, Jailson Mendes.
Ao reafirmar o compromisso com as políticas públicas para os jovens, o secretário de Juventude apoio à iniciativa. “Quero reiterar que o nosso compromisso de trabalhar para oferecer perspectivas para os jovens para que eles possam trabalhar e viver condignamente. São em espaços como este que construímos uma sociedade mais representativa e democrática”, afirmou Fernando Santos. Para o membro da Comissão Organizadora e conselheiro de juventude, Denis Abreu, a iniciativa revela que os jovens querem ser atores principais e não coadjuvantes nas discussões que envolvem a cidade. “Parabenizo a iniciativa de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito contra os jovens de todas as idades. A Conferência mostra que os jovens querem participar ativamente da sociedade”, disse. 
De acordo com a organização, participaram pessoas entre 18 e 29 anos de idade, que discutiram os direitos dos jovens nas áreas de educação, saúde, participação social, esporte e lazer, segurança pública e paz, meio ambiente, direito à comunicação, território e mobilidade, trabalho e diversidade e igualdade. No final, antes da apresentação da Cia SJB, foram eleitos os jovens Jailson Mendes, Laercio Freire e Dielson Santos (Sociedade Civil) e Fernando Santos e Marcela Arouche (Poder Público) para representarem a nossa cidade na Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no mês de outubro, em São Luis.

Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário