29 de out. de 2015

PELA NONA VEZ, FÓRUM DA JUVENTUDE REALIZA DIA DA ANIMAÇÃO EM SÃO JOÃO BATISTA






Pela nona vez, o Fórum da Juventude de São João Batista realizou o Dia Internacional da Animação em nossa cidade. O evento foi realizado na escola 'Cândido Rosa Serra', no povoado Santana e organizado localmente pela direção da instituição, professores e comunidade em geral. Na programação, foram oferecidas oficinas de animação, teatro e esporte pelos profissionais do Fórum da Juventude. O Dia Internacional da Animação (DIA) é o maior evento de cinema simultâneo do Brasil. Além de acontecer em 250 cidades brasileiras, é realizado em mais 40 países, como França,Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia,Canadá e EUA. E além disso já faz parte do calendário do Fórum da Juventude já que esta foi a nona vez e inclusive a nossa cidade só perde no Maranhão em números de edições para São Luis.
Na abertura oficial do evento, logo pela manhã, o coordenador do Fórum da Juventude, Jailson Mendes, falou sobre o Dia da Animação e sobre o trabalho do fórum em São João Batista, ao lado do diretor da escola, Denis Abreu, que também ressaltou a importância da comunidade receber um evento desta natureza e agradeceu aos participantes. Além destes, professores e autoridades municipais participaram do Dia Internacional da Animação no povoado Santana como os secretários municipais, Fernando Santos e Marçal Everton.
Durante o dia, os jovens participaram das oficinas de Animação em Pixilation, comandada pela Agência de Comunicação Educativa; da oficina de Teatro, comandado pela Cia Artes e Raízes; e da oficina de esporte educativo, ministrada por profissionais do Grefel, ambas organizações vinculadas ao Fórum da Juventude. Já a noite, a comunidade se envolveu na Mostra Oficial do Dia, que culminou com um longa metragem de repercussão estadual. O DIA tem o objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do público e propiciar o intercâmbio entre filmes paulistas, nacionais e estrangeiros, fortalecendo os laços com os países integrantes da Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e divulgar os filmes nacionais no exterior.
O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Gratuito e aberto ao público, o evento tem realização nacional da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando curtas de todos os cantos do país e com diferentes técnicas de animação, pautado da diversidade de técnicas e linguagens. Entre as técnicas utilizadas pelos produtores, estão desenho sob película, 2D, 3D, Stop Motion, animação com objetos, Pixelation e desenho sobre papel.
No final, o Fórum da Juventude agradeceu aos participantes da ação, à direção da escola na pessoa do líder juvenil Denis Abreu, aos professores na pessoa da professora Vanucia Andrade e aos parceiros como a Prefeitura Municipal, ABCA, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Juventude e Cultura. Os profissionais envolvidos na ação foram Dunga Anshop, Laercio Freire, Vailson Carlos, Amanda Santos, Dadá, Cicinho, Lidiane, Fernando Santos, Marinaldo Costa, Regivan Garcia, Denilson Pereira, Wallisson Flith, Tássia Fernanda, Máximo Freitas, Valtermir Miranda e outros.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário