17 de nov. de 2011

BOMBA: DIRETORA DE HOSPITAL ENTRA COM AÇÃO CONTRA BLOGUEIRO

A diretora geral do Hospital Municipal, Ricarda Maria Normanton Spinucci entrou com uma ação contra o blogueiro e ex-secretário de educação, Batista Azevedo, administrador do Blog São João Batista Online. Batista Azevedo publicou em seu blog, reproduzida aqui neste blog, denuncias de maus tratos, que segundo ele, seriam cometidos pela administradora do hospital. Ricarda Maria Spinucci ainda divulgou, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São João Batista. A nota foi enviado ao Blog. Confira o que disse ela.



Ricarda e Batista Azevedo
"Venho através deste postar, resposta à matéria veiculada no Blog São João Batista On line no dia 12 de novembro. Faz-se necessário ouvir as duas partes envolvidas, antes de fazer afirmações falsas e mentirosas, para denegrir a imagem de uma profissional comprometida em fazer com que os cidadãos joaninos recebam o melhor! Muitas vezes por motivos políticos, culturais e mesmo por pura maldade utilizam a mídia para destilar o próprio veneno. 
Primeiramente , muito me surpreendeu a denunciante (Creusa ) exercer a profissão de professora!!!!!!!!!!!!!!!, Profissão muito digna que visa EDUCAR! País sem presidenta, Estado sem governadora, Município sem Prefeita e um Hospital sem Diretora. A ausência de gestores gera anarquia, desordem! Somos uma democracia com direitos e deveres! Moro em São João Batista desde janeiro de 2011. vítima de preconceito, pois sou nascida no, Estado de São Paulo, morando no Estado do Maranhão desde 1999. Somos uma democracia, cidadãos com direitos de ir e vir! 
 No dia 08 de novembro de 2011 (terça-feira) por volta das 8:25 horas, chegaram à recepção do Hospital a cliente Creusa Lindoso Pereira e Ângela Maria dos Santos Correa, com endereço à Rua Ulisses de Araújo (Centro), conforme consta em ficha de atendimento de EMERGENCIA da Unidade Mista Jose Maria Santos Jacinto. Segundo as recepcionistas (Ivaneide Alves e Maria Regina Serra) as mesmas não aguardaram atendimento médico, como comprova a ficha de atendimento em branco! 
Toda segunda-feira e terca-feira, disponibilizo um carro para levar as pessoas agendadas com o ortopedista Dr. Mauro, no município de São Vicente Ferrer, o qual é um pólo e nossa referencia para ortopedia. Por volta das 8:10, fui comunicada pelo encarregado de transporte que haviam 05 pessoas e não haveria acomodação para todas em carro pequeno, que ele mandaria a ambulância, para fazer uma viagem apenas. 
Por volta das 10:00 horas recebo em minha sala, duas (02) mulheres, solicitando fazer RX, após perguntar local de residência, ao que responderam Sede, solicito a requisição médica para RX, as mesmas me respondem que não possuem, oriento que sem requisição médica não é possível fazer o RX. Então dizem que vão passar em consulta com o médico plantonista para pedir a requisição, oriento novamente que o médico está atendendo urgências e não fornece requisição de RX para continuidade do tratamento. 
Chamo o Técnico de RX (Wellington) e oriento que não faça RX de pessoas que não são residentes no município e pessoas que vem sem requisição, pois tem ocorrido com freqüência. Passado alguns minutos me dirijo ao RX e dou de cara com as duas clientes com o RX na mão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!AS mesmas se dirigiram ao portão da Unidade Mista. 
Aguardando para realizar o RX estavam a Sra. Raimunda Mota , residente no povoado Mascena e a Sra. Sofia Alves, residente no Bom Viver, realizado o RX das mesmas, o transporte teria que deixá-las em casa, visto tratar de pessoas idosas e estar no horário do almoço, fazendo um calor insuportável. O motorista Sandro acomodou-as na parte traseira da Ambulância, quando , duas mulheres correndo entram na ambulância dizendo que vão para São Vicente, ao que ele responde que vamos para o Bom Viver, deixar as senhoras (mãe e filha), as duas mulheres descem da ambulância, em nenhum momento esta Diretora entrou em contato com elas e tenho por testemunha o motorista e as duas senhoras que estavam ocupando a ambulância. 
Quando entrei na Ambulância, não havia avisado o motorista que prosseguiríamos para São Vicente, deixamos as Senhoras na porta de casa ( vale ressaltar que a Sra Sofia me deu de presente uma jaca, agradecendo) e fomos ate o Hospital em São Vicente Ferrer, onde ao chegarmos, uma das mulheres, que fez o RX sem autorização médica, chega logo em seguida na garupa da moto do filho. Não sei se foi atendida, mas em menos de 30 minutos vai embora. Como a ambulância foi para buscar os outros clientes, que estavam em atendimento ( entre eles a Sra Maria Bezerra, que mora próximo ao cartório, senhora idosa, com problemas de locomoção, uma criança com o braço quebrado, acompanhada de seu tio e a cliente Eulina Nunes). Ao chegar no Hospital em São Vicente, procurei minha colega a Sra Isabel que responde pela Diretoria Administrativa, para tratarmos de assuntos de nosso interesse enquanto aguardávamos os clientes em atendimento, por volta das 14 horas saímos de São Vicente, retornando ao município de São João Batista. 
Ficou normatizado junto ao município de São Vicente que: Para agendar com o Ortopedista Dr. Mauro há necessidade de um encaminhamento médico. (Tem acontecido com muita freqüência as pessoas se auto avaliarem e agendarem por conta própria diversas especialidades e quando chega perto do dia de irem lotam a emergência do Hospital para passar em consulta com o médico para solicitar um encaminhamento!!!!!!!!!!!!!) 
Para fazer RX em São João Batista, as pessoas tem que vir munida da requisição médica, carimbada e assinada, documento de identidade e comprovante de endereço Fazemos RX requisitados em outros municípios desde que a pessoa seja morador em São João Batista. 
Perguntas: Sou conhecida como Dona Ricarda, porque meu nome é : Ricarda! Deveria ser conhecida por outro nome? - Pessoas não contentes em seguir protocolos, rotinas e sempre conseguir as coisas ou favores de formas ilícitas, por debaixo do pano ou passando a perna em alguém. Atos grosseiros querem dizer atos éticos, honestos? - Os funcionários da Unidade Mista de Saúde, olhe que são muitos, na sua maioria, apóiam esta Diretora. Sou apontada por algumas pessoas como uma Diretora grosseira, estas pessoas alguma vez chegaram a se apresentar e conversar civilizadamente? Chutes na porta da Diretoria, mostrar revolver na cintura, tirar facão , arrombar portas, passar trote para ir buscar pessoas em estado grave, roubar motor, furar pneus dos carros,blasfemar, insultar, esses sim são atos de grosseria e violentos! Sempre ouvi minha vida toda como o povo do Nordeste é receptivo, caloroso... 
-Sou Enfermeira, formada em 1980, pela USP de Ribeirão Preto, com Habilitação em Médico Cirúrgica, Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família, Educação em Saúde, aprovada em Curso de Mestrado, com vários trabalhos publicados e no momento em Curso de Qualificação de Gestora do SUS. Sou incapaz por pedir requisição para fazer um RX? Sou incapaz por atender as pessoas que necessitam de cuidados emergentes? Sou incapaz por querer organizar uma Unidade? Incapacidade se mostra quando não se consegue mudar nada! 
-O que é moral? Passar na frente das pessoas no atendimento? Usar a ambulância de taxi, indo e voltando porque não quer aguardar a vez? Vir buscar medicamento no hospital de forma exclusa pedindo para conhecidos? fazendo as janelas das enfermarias de Sacolão? - Uma pessoa Toda- poderosa! Não sou Jesus Cristo! Única pessoa toda poderosa pra mim é Jesus Cristo. Menos gente, por favor, quem me dera o poder de ser um pouquinho poderosa, muita coisa estaria diferente! -Eu Ricarda entrei de fato com ação na Justiça por difamação,má fé, danos morais e denegrir a imagem desta Diretora, contra o referido Blog e as denunciantes. 
No texto “... a ambulância que deveria prestar socorro ao povo que dela necessita, atende a outros interesses, conforme a ordem e o bem-querer da “Toda-poderosa Dona Ricarda”, a super-diretora do Hospital Municipal de São João Batista.” Fico até lisongeada de ser a super–Diretora, mas quem usou a ambulância de taxi não fui eu! Que fui ate São Vicente, voltei para São João e queria a todo custo ir para São Vicente novamente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - O que diria Lula , ex presidente, pernambucano, colocado em um lugar estratégico, sem conhecer o povo do lugar? O que diria Dilma , presidenta, gaucha, colocada em um lugar estratégico sem conhecer o povo do lugar, o que diria Lobão, ministro das Minas e Energia, colocado em um ponto estratégico, sem conhecer o povo do lugar, o que diria Gastão Vieira? Todos vereadores de São João Batista são joaninos? 
Nesses dez meses que estou em São João já sou conhecida como super-Diretora e criando vínculos , todos os dias não pelo valor, recebo alguns presentes como: saca de farinha, manga, caju, castanha, macaxeira,será que é por tratar mal o povo? Esta será a primeira e ultima vez que gasto meu precioso tempo respondendo os absurdos. -Eu Ricarda entrei de fato com ação na Justiça por difamação,má fé, danos morais e denegrir a imagem desta Diretora, contra o referido Blog e as denunciantes.

Ricarda Maria Normanton Spinucci
Diretora da Unidade Mista José Maria Santos Jacinto