6 de dez. de 2012

PIRACEMA COMEÇARÁ DIA 06 DE JANEIRO EM SÃO JOÃO BATISTA


O empresário Willame Barros informou ao Blog Folha de SJB que o pré-carnaval em São João Batista começará no dia 06 de janeiro com a primeira apresentação do Arrastão da Piracema, o bloco de rua mais populoso da cidade. Será a oitava vez que a Piracema sai na cidade, e deve, mais uma vez, arrastar milhares de foliões pela cidade.

Há sete anos, o Bloco Piracema vem realizando os pré-carnavais e carnavais de São João Batista. Com o diferencial de democratizar o carnaval de rua, não adotando a fórmula do “entra quem paga”, o bloco segue a lógica de pôr lado a lado ricos e pobres, oferecendo ao povo carente a oportunidade de brincar de igual para igual e criando um espaço onde ninguém é diferente. 

O Bloco Piracema faz a festa com o Trio Piracema, arrastando milhares de foliões joaninos e de cidades vizinhas. Sem falar, é claro, no resgate das raízes momescas com banda de sopro e muita maisena. É importante ressaltar:tudo isso é uma iniciativa independente, sem apoio do poder público.

O Grupo Folclórico e Cultural de São João Batista não somente cria como também apoia as manifestações já existentes no município. Essa prática é notada no financiamento do CD e DVD do tambor de crioula de Maria de Beca e Teodora, gravados na Choperia Marcelo, durante o Encontro dos Filhos e Amigos de São João Batista, no ano passado.

Em conversa com o Blog, Willame Barros falou sobre sua luta pelos moradores da cidade. "A mensagem que externo, hoje, aos joaninos é a de imensa gratidão por sempre ter acompanhado e participado de tais manifestações. Esteja onde estiver, continuarei a contribuir para o desenvolvimento pleno do município, seja na área cultural, econômica ou social", disse.
Neste ano, em São João Batista, o arrastão da Piracema fez o melhor carnaval da Baixada Maranhense, levando milhares de foliões pela Avenida Getúlio Vargas. Todos os anos, o Arrastão da Piracema é comandado pelo folclorista Willame Barros. "O meu desejo é ver cada habitante de São João Batista vivendo melhor e mais feliz", completou.

No carnaval, o Arrastão da Piracema sai todos os domingos com a concentração  a partir das três horas da tarde na Praça de Eventos. Milhares de foliões seguiram o Arrastão da Piracema durante o pré-carnaval de São João Batista. Gente de outros municípios como Olinda Nova, São Vicente Férrer, Cajapió e São Bento participaram do arrastão que há 07 anos está sendo organizado pelo Willame Barros. 

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

2 COMENTÁRIO: