26 de jul de 2013

SMS COMEÇA CAMPANHA CONTRA A HEPATITE VIRAL


A Prefeitura Municipal de São João Batista, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem o começo da Campanha de Prevenção das Hepatites Virais. A programação, que começou vai até o dia 28 e foi realizada na Praça de Eventos. O Dia Mundial  da Luta contra as Hepatites Virais e inclui a realização de uma série de atividades de orientação, seminários, vacinação e testagem rápida para hepatites B e C.
O secretário de Saúde, Carlos Figueiredo, destaca que a campanha tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico das doenças, que geralmente não apresentam sintomas graves, retardando a identificação dessas patologias. O secretário frisou ainda que as atividades fortalecem as medidas de combate e controle das hepatites virais. 

DIA


O Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais é lembrado no dia 28 de julho. A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está preparando uma programação especial para lembrar a data. As atividades terão início no dia 22 de julho e vão até 2 de agosto. Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. 
A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.

O município está oferecendo desde hoje o teste rápido para o diagnóstico da hepatite, que é realizado no Hospital Municipal.  O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B,que pode ser encontrada na rede de saúde de forma regular. O público alvo para a vacina são pessoas com até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas.


Fonte: Folha de SJB 


EQUIPE DE REDAÇÃO DO BLOG DA AGÊNCIA DE SJB
O que você achou?

2 COMENTÁRIO:

  1. parabéns Carlos Figueiredo por mais ação social na nossa cidade.

    paulinha

    ResponderExcluir
  2. Dr. Carlos Figueiredo, leve para São João Batista, cirurgia de Catarata, a minha mãe precisa operar e não tem condição.E, parabéns pelo trabalho que você tá fazendo o nosso povo agradece.

    Paulo de Santa Rita

    ResponderExcluir