28 de abr. de 2014

INICIADA A CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA EM SÃO JOÃO BATISTA


 por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a vacinação contra a Influenza em São João Batista. A vacinação começou no dia 22 deste mês e vai até o dia 9 de maio. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. Para prevenir a patologia, o Ministério da Saúde promove, desde 1999, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em São João Batista, a vacina estará disponível, a partir da terça-feira, 22, no Hospital Municipal e em todas as Unidades de Saúde, sendo que no sábado, 26, haverá adesão a Mobilização Nacional, o Dia D.
De acordo com o secretário de saúde, Carlos Figueiredo, nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O Ministério da Saúde preconiza a vacinação de mínimo 80% de cada grupo.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Influenza pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Conforme orientação do Ministério da Saúde, para os portadores de doenças crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, imunodeprimidos etc.), mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário