17 de nov. de 2014

CIDADES DIGITAIS: EMPRESA RESPONSÁVEL COMEÇA A DEMARCA PONTOS DE ACESSOS EM SÃO JOÃO BATISTA

Amarildo e o min. Paulo Bernado, das Telecomunicações
Um técnico da empresa G4S Technology está em São João Batista demarcando os Pontos de Acessos para a infraestrutura do Programa Cidade Digital. A cidade de São João Batista foi um dos 21 municípios do Maranhão contemplada com o Cidades Digitais, que por é ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ele está acompanhado por um dos coordenadores do projeto na cidade, Jailson Mendes, e da secretária-executiva da Prefeitura Municipal, Marcela Arouche. O projeto pretende modernizar a gestão municipal, oferecendo à população acesso a serviços de governo eletrônico e incentivando o desenvolvimento local.
O programa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação. A empresa foi contratada pelo Ministério das Comunicações que realiza o projeto em mais de 260 municípios do Brasil. Nesta primeira fase do projeto, estão sendo demarcados os Pontos de Acessos, que receberão os equipamentos estruturais, a exemplo dos racks e cabos.
São diversos pontos de acessos de internet que serão utilizados pelo Governo Municipal e pela população de São João Batista. Fórum da Juventude, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Cras, Farol da Juventude, UBSs, Hospital Municipal, Biblioteca Municipal e praças públicas terão, a partir da implantação do projeto, internet de graça e de boa qualidade. Sendo os técnicos da empresa, a primeira fase é de demarcação dos pontos, e partir de dezembro ou janeiro, a empresa começa o serviço de implantação das fibras óticas na cidade.
O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação; Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; e Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. ““São João Batista entrará efetivamente na era digital de primeira linha, com internet Banda Larga Digital alimentada por fibras óticas que a distinguirá como poucas no Brasil “, ressaltou o prefeito da cidade, Amarildo Pinheiro.
Técnico visitou a escola ‘Ateniense’, que será beneficiada com o projeto
Além destes benefícios, os jovens da cidade terão a oportunidade de passar por 10 cursos na área de informática: administrador de Banco de Dados, Cabista de Sistema de Telecomunicações, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computadores, Programador de Sistemas, Programador de Web, Montador e Reparar de Periféricos e Programador de Dispositivos Móveis.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário