21 de jan. de 2012

MAIS UM JOANINO MORRE EM SÃO LUIS

Fatalidade no Parque dos Nobres. Um cabo de alta tensão da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) quebra de um poste, localizado na Rua dos Duques, e acaba vitimando de forma fatal Vitório Araújo Pereira, daqui de São João Batista, de 27 anos; e Elton Ferreira da Silva, de 29 anos. Ambos sofreram uma grande descarga elétrica, inclusive, a segunda vítima ficou enrolada entre os fios de energia.

Não tinha como esconder o choro. Elonildo Ferreira disse que o irmão Elton Silva teve uma morte trágica e oriunda de descaso. Segundo ele, era por volta das 23h30, quando a vítima iria guardar, como de costume, o seu veículo, um Corsa Sedan prata, no lava jato, localizado na Rua dos Duques, e acabou presenciando Vitório Araújo sendo atingindo pelos cabos de alta tensão e ainda pedia por socorro.
Utilizando um balde de tinta, Elton Ferreira tentou salvar a vítima, mas, durante as tentativas, acabou sendo atingido no braço esquerdo pelo cabo e, logo em seguida, foi sugado pela energia. "O cabo de energia enrolou toda a barriga do meu irmão, que ficou todo roxo".
Mesmo sendo no período da noite e com a chuva que caía, os moradores do Parque dos Nobres saíram de casa para tentar salvar as vítimas com pedaços de pau e objetos de plásticos. Quando a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, as duas vítimas já estavam sem os sinais vitais. Vitório Araújo ficou queimado em cima de uma bicicleta e a outra vítima, roxo e com os olhos pretos. "Apenas lamento como o médico da Samu deu a notícia para a família. Ele disse que o meu irmão não escapava dessa", reclamou Elonildo Ferreira.



Testemunha ocular
O estudante João Victor Carvalho estava em casa, no computador, quando deu uma oscilação de luz. Até então, João achou que o fato era corriqueiro como em dias de chuva. De repente, o estudante ouviu gritos fortes pedindo por socorro na vizinhança. Ele imaginava ser assalto e estava com receio de conferir os motivos dos gritos. Logo depois disso a população tomou conhecimento de que um fio de alta tensão teria se rompido e um homem que passava de bicicleta no local tinha sido atingido, instantes depois um casal passou pelo local e o homem tentou socorrer o rapaz da bicicleta usando um balde. "O fio começou a chicotear atingindo o homem, que tentou ajudar com o balde. A esposa ficou desesperada e correu para ajudar o marido, mas foi salva pelo vigia da rua, que conseguiu segurá-la e evitar mais uma morte", contou o estudante. 



Descaso
Ivanildo Araújo, um dos amigos de Elton Ferreira, falou que todas as vezes que chove os postes da Rua dos Duques, no Parque dos Nobres, ficam dando choque, principalmente os que estão localizados nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ainda disse que durante a noite não há iluminação no local.
Já o outro morador, Jairo Castro, afirmou que todos os postes dessa rua foram instalados deste o começo do conjunto, ou seja, há mais de 20 anos, e nunca teve o trabalho de manutenção. O único trabalho que teve até o momento foi o conserto do cabo após a morte das duas vítimas. "Há poste que estão tortos, mas a Cemar ainda não veio trocar, pois isso é um perigo".



Cemar lamenta mortes
Em nota, a Cemar lamentou profundamente o acidente ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 19, que teve como vítimas Elton Ferreira da Silva e Vitório Araújo Pereira. A Companhia informou que já iniciou os trabalhos de investigação para identificar as causas que levaram ao rompimento do cabo de energia elétrica na Avenida dos Nobres, no bairro Parque dos Nobres. De acordo com a nota, "tão logo sejam esclarecidas as circunstâncias do acidente, a companhia adotará as medidas adequadas, sem se furtar, de qualquer maneira, às responsabilidades que eventualmente possam decorrer deste fato". Fonte: O Imparcial.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB