17 de ago. de 2013

TERMINA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE IGUALDADE RACIAL, JOANINO REPRESENTARÁ CIDADE EM BRASÍLIA


Terminou ontem a III Conferência Estadual de Igualdade Racial em São Luis. Com o objetivo de discutir políticas públicas de enfrentamento ao racismo aconteceu em São Luís, de quarta (14) a sexta-feira (16), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). A realização foi do Conselho Estadual de Política de Igualdade Étnico-Racial (Ceirma), Casa Civil e Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir).
Da cidade de São João Batista estavam participando a superintendente de Igualdade Racial, Ana Márcia e sua assessora, Leda Regina; Jailson Mendes e Maria de Beca, representando a Sociedade Civil do Fórum da Juventude e Tambor de Crioula respectivamente. Hoje foi a eleição dos delegados para representar o Maranhão na etapa nacional, que vai acontecer em Brasília. O jovem Jailson Mendes foi eleito um dos delegados maranhenses que estarão na Conferência Nacional de Igualdade Racial, em Brasília.
A solenidade de abertura, na quarta-feira (14), às 18h, teve a presença da ministra da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros, e da secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, além de militantes do movimento negro, quilombolas, povos indígenas, lideranças de comunidades de matriz africanas, ciganos e ribeirinhos. Na oportunidade foi proferida a conferência “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil Afirmativo” pela professora Maria de Lourdes Siqueira.
Para Claudett Ribeiro, que também é presidente do Ceirma, a conferência estadual cumpriu a Constituição de 1988 que incorporou o princípio da participação popular direta na administração pública e ampliou a cidadania política. “Permitiu a participação popular direta, representada pela sociedade civil organizada, nas discussões da gestão pública. No caso desta conferência em especial nós vamos discutir mudanças e fortalecer o debate sobre a questão das desigualdades raciais no Maranhão”.

A III COEPIR antecipou a realização da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá no período de 05 a 07 de novembro, em Brasília, quando as questões referentes à política de igualdade racial de todo o território nacional serão colocadas em debate. Para o Maranhão, a avaliação da Política de Promoção da Igualdade Racial é essencial, considerando que é o terceiro estado brasileiro com a maior população negra; possui em seu território grande número de comunidades remanescentes de quilombo chegando ao número de 912 comunidades; registra a existência de nove etnias indígenas vivendo no estado; e registra ainda a existência de povos ciganos em diversos municípios do estado.

Antecedendo a III Coepir foram realizadas 43 conferências municipais, regionais e reuniões ampliadas no Maranhão, envolvendo pelo menos 67 municípios. Nas conferências municipais foram eleitos 234 delegados entre representantes do poder público e da sociedade civil para participarem da III Coepir.

Fonte: Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário