30 de dez de 2015

FÓRUM DA JUVENTUDE ENTREGA PRÊMIO FREITAS CÂMARA A 16 PERSONALIDADES DE SJB











Com uma festa bastante disputada e bem prestigiada, o Instituto de Formação de Jovens de São João Batista, Ong Fórum da Juventude, entregou ontem, 29 de dezembro, o Prêmio Freitas Câmara que visa reconhecer os trabalhos de pessoas e de organizações que lutaram em defesa da juventude da nossa cidade no ano de 2015. A festa foi realizada na sede da organização e contou com a participação dos familiares do professor Freitas Câmara, de vereadores, secretários municipais, professores e a sociedade joanina que prestigiou o evento.
A cerimônia começou com as boas vindas, feita pelo vice-coordenador Raimundo Nonato Pinheiro. Após isso, o coordenador geral do Fórum da Juventude, Jailson Mendes, explico que a premiação está em sua segunda edição e este ano foi expandida para pessoas além do órgão realizador do evento. De acordo com ele, no ano passado foram apenas ex-coordenadores do Fórum da Juventude e este ano, 2015, foram mais 10 pessoas ou organizações que receberam a comenda.

Após a abertura oficial, foi apresentada a biografia do Professor Freitas Câmara e logo após um slide com ações e projetos desenvolvidos neste ano pelo Fórum da Juventude. Depois foram premiados as 16 personalidades de São João Batista que mais se destacaram no trabalho com a juventude. O primeiro a receber a comenda foi a Prefeitura Municipal, que foi representada pelo secretário chefe de Gabinete, Zé de Beija, que no ato representou o prefeito Amarildo Pinheiro. O secretário agradeceu a honraria e enfatizou o apoio que o gestor vem dando a categoria, especialmente ao Fórum da Juventude, e disse que prefeito continuará apoiando as ações da organização. Ele recebeu o prêmio das mãos da mãe do professor, Iracy Freitas.

Logo em seguida e das mãos da professora e diretora do Acrísio Figueiredo, Ana Lúcia Moreno, a professora Ana Márcia Araújo foi a segunda homenageada do dia pelos seus trabalhos com a juventude negra em nossa cidade. Ana Márcia também agradeceu a comenda e relembrou velhos tempos do Fórum da Juventude e enalteceu a pessoa proba que foi Freitas Câmara. Continuando, das mãos do presidente e vice-presidente do Fórum de Políticas Públicas da Baixada, o secretário de juventude de Viana Adgerson Serrão e Maria Freitas, respectivamente, o terceiro homenageado foi o jovem Denis Abreu, que desenvolve ações voltadas para o território Campos e Lagos Maranhenses. Denis elogiou a iniciativa da ong e também relembrou ações e projetos do professor Freitas Câmara.

A quarta horanria foi entregue a vereadora Cristina Figueiredo, pelos excelentes serviços prestados quando era secretária de Assistência Social no Governo Surama Soares. A parlamentar recebeu o prêmio das mãos do presidente da Colônia de Pescadores, Serginho Castro e da agente de saúde, Valdimara Santos. Ambos usaram da palavra e destacaram também a iniciativa dos organizadores. O quinto homenageado foi o jovem coordenador da Cia de Dança SJB, Antonio Filho, que recebeu a premiação das mãos dos professores Salvador Aurélio Pinheiro e Pérsia Figueiredo. Ao usar da palavra, Aurélio Pinheiro disse que Freitas Câmara foi uma pessoa digna de ser lembrado e no mesmo sentido, falou o homenageado da noite, Antonio Filho. O jovem também agradeceu ao Fórum da Juventude e dedicou a premiação ao seu grupo e ao companheiro Eduardo Costa, que também estava prestigiando o evento.
Seguindo a lista de premiados, das mãos das jovens Ramenne Rabelo e Regiane Mayra, o renomado professor Marcondes Serra Ribeiro também recebeu o Prêmio Freitas Câmara pelos excelentes serviços prestados à Juventude de São João Batista. O professor se emocionou ao falar e lembrar das histórias vividas e destacou a importância do prêmio. Marcondes Serra disse que se sente muito feliz pela honraria e reconheceu o excelente trabalho que o Fórum da Juventude vem fazendo neste município. Com um trabalho voltado para a juventude católica, o jovem Antonio Gonçalves também recebeu o prêmio das mãos do pastor Gildo Lopes e da jovem Mayara Andrade. Antonio Gonçalves também agradeceu e aproveitou para dedicar o reconhecimento aos jovens de seu grupo católico. Em sua fala, o pastor Gildo Lopes, que iniciou o evento com uma breve benção, disse que iniciativas com estas são bem-vindas e parabenizou os organizadores.

Sendo a oitava homenageada e recebendo a premiação do joven Adeilton Costa e da professora Maria Helena, a ex-secretária de Educação do município, Cleana Santos Jacinto, recebeu a premiação em nome da ex-prefeita Surama Soares, que não pode está no evento. Ela explicou que a ex-gestora teve que viajar, mas que se sentiu muito honrada por ser lembrada e disse que tentou de todas as formas, quando gestora, ajudar a juventude desta cidade. A Câmara de Vereadores de São João Batista também estava na lista de premiados e seis, dos onze parlamentares compareceram à cerimônia e receberam das mãos da jovem Karol Costa. Luiz Everton, Mecinho, Aguiar, Chico de Nhozinho, Cristina Figueiredo e Ivan Fonseca receberam o Prêmio Freitas Câmara pelos relevantes serviços prestados à juventude com aprovação de projetos como a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude e do Conselho de Juventude. Ambos parabenizaram também as ações do Fórum da Juventude e ressaltaram o apoio que a casa vem dando a projetos relacionados a categoria.

Dessa lista de 10 personalidades, faltou apenas o ex-prefeito Eduardo Dominici, que receberão a comenda em uma outra ocasião marcada para janeiro do próximo ano. Seguindo a lista dos homenageados do Fórum da Juventude, os jovens Jailson Mendes, Fernando Santos, Cleideane Mendes, Raimundo Nonato Pinheiro, Regivan Garcia e Talício Silva também foram premiados com a comenda pelos serviços prestados a categoria. Eles também usaram da palavra e agradeceram ao órgão pela premiação. Por ultimo, o secretário de juventude, Fernando Santos, agradeceu ao prefeito Amarildo Pinheiro pelo apoio que o Fórum da Juventude vem tendo em sua administração e destacou o trabalho que o gestor vem fazendo na área de juventude em São João Batista. Nesse mesmo pensamento, falou o coordenador geral da organização, Jailson Mendes. Ele enfatizou ainda o apoio que vem recebendo do Governo Municipal.
Jailson Mendes agradeceu especialmente aos parceiros do Fórum da Juventude que ajudaram na realização do evento com Serginho Castro, Atlantic Surf, Louro, Luiz Everton, Cristina Figueiredo, Rosana Figueiredo e a Gardencon.
BIOGRAFIA DE FREITAS CÂMARA
No dia 10 de outubro de 1969 nascia em Penalva, Baixada Maranhense, Raimundo Freitas Câmara, o saudoso Professor Freitas. Vindo para a cidade de São João Batista quando pequeno, o Professor Freitas era filho de Iracy dos Santos Dias e Estevão Câmara Maranhão e viveu por toda a sua vida nesta cidade, que amava e por ela lutou até o dia de sua morte, no dia 27 de setembro de 2007. O saudoso professor Freitas se formou em pedagogia, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Lecionava na Rede Municipal de Ensino de São João Batista e dava verdadeiras aulas de História e Filosofia. Foi um dos maiores professores da cidade. Sendo um dos fundadores do Fórum da Juventude no município em 2005, se destacou como um verdadeiro jovem comprometido com a causa social.
Fundou a primeira Companhia de Teatro da cidade, chamada de “Arte na Prática”, que depois, ele mesmo, mudou o nome para “Cia Arte e Raízes” e caminha até hoje com exibições nos teatros “João do Vale” e “Arthur Azevedo”. Era um verdadeiro apaixonado pela arte e pela comunicação, deixando vários trabalhos que inspiram muito jovens até hoje. Antes de sua inesperada morte, o Professor Freitas Câmara fundou o PJCine Clube de São João Batista. O único PJCine Clube da Baixada Maranhense e um dos 07 cineclubes do Nordeste registrados no Conselho Nacional de Cineclubes, um feito que marcou a história do audiovisual no Maranhão.
Popularmente conhecido como Ray Freitas, foi eleito coordenador geral do órgão que ajudou a criar, sendo aclamado por todos os jovens da cidade. Suas ultimas palavras ficaram marcadas por todos, pois eram de esperança, alegria e confraternização. No vídeo a ser apresentado ainda hoje, uma de suas belíssimas e ultimas poesias, intitulada de “Muitos em um”. Freitas Câmara era poeta, comunicador social, amigo e o que mais gostava de fazer era ensinar. Esta ultima arte fazia como nenhum outro.
Raimundo Freitas Câmara morreu em 28 de setembro de 2007, deixando sua família, 08 irmãos e milhares de pessoas que o amavam e o amam para a eternidade e deixou seu nome marcado na história da educação de São João Batista e do Maranhão. Com seu jeito familiar e divertido, o ícone da educação joanina deixou uma saudade imensa em nossos corações. Uma homenagem do Fórum da Juventude de São João Batista.
Folha de SJB






O que você achou?

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário