14 de fev. de 2012

WILLAME BARROS ENVIA NOTA AO BLOG E PIRACEMA VAI ENCERRAR SUA APRESENTAÇÃO NA SEGUNDA DE CARNAVAL

O Arrastão da Piracema, comandado pelo carnavalesco Willame Barros fará suas ultimas apresentações no Carnaval de São João Batista. No último sábado, o Arrastão da Piracema voltou a se apresentar e levar milhares de foliões ás ruas da cidade.
No carnaval, o Arrastão da Piracema vai sair no sábado, dia 18 com a concentração  a partir das três horas da tarde na Praça de Eventos. Na segunda, a Piracema faz o mesmo percusso. Já na terça-feira, todos devem participar do Arrastão do Povo comandado por Eduardo Dominici.
Milhares de foliões seguiram o Arrastão da Piracema durante todo o mês de janeiro e fevereiro no pré-carnaval de São João Batista. Gente de outros municípios como Olinda Nova, São Vicente Férrer, Cajapió e São Bento participaram do arrastão que há 07 anos está sendo organizado pelo Willame Barros.


NOTA ENVIADA AO BLOG




Willame Barros e sua esposa
Meu nome é Willame Barros, tenho 52 anos, sou casado com Maria Amélia Ferreira Barros, pai de três filhos, Thiago, Fernanda e William Filho e tenho dois netos, Gabriele João Rodrigo. Minha história de vida foi construída em alicerces consistentes com dignidade, honestidade e muita dedicação. E ao longo dos anos pude colher os frutos de tanto trabalho e hoje sou feliz não só por ter logrado êxito nas metas que estabeleci em minha vida, mas também por ter tido a oportunidade de fazer, na minha trajetória, algo a mais por minha terra tão querida, chamada São João Batista. Quem é filho dessa terra, e de fato me conhece, sabe do que estou falando e para quem não sabe vai ter o prazer de conhecer agora.
Tudo começou quando eu tinha apenas treze anos, no carnaval, período em que coloquei em prática uma idéia inovadora, fiz em São João Batista a primeira Escola de Samba, a primeira de muitas outras que vieram em carnavais seguintes. E logo depois trouxe a primeira bateria metálica para nossa escola.
Nascia ali um laço de amor que foi capaz de me dar forças para fazer diferente. Dessa maneira surgiram os blocos organizados. Fomos os pioneiros ao trazer os carros alegóricos, sempre no intuito de incentivar e enriquecer o desenvolvimento da nossa cultura joanina em todas as suas formas de manifestações.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL

No intuito de oferecer guarida aos joaninos residentes na capital do estado, fundei a Associação Cultural Recreativa e Beneficente de São João Batista, localizada na Estrada de Ribamar. Tal associação, sem fins lucrativos, foi uma das poucas iniciativas que visava ao congraçamento e bem-estar dos filhos da terra, que, em razão das intempéries da vida, tiveram de migrar para São Luís em busca de condições dignas de vida. E por estar guiado pela minha identidade joanina e não pelo vil metal, encontrei poucos parceiros nessa empreitada. A entidade, além de promover atividades culturais e possibilitar a confraternização dos conterrâneos, oferecia serviços de assistência a pessoas carentes, a exemplo de distribuição de cestas básicas, consultas e exames médicos.

BOI SANFONADO

Em março de 1997, fundamos o Grupo Folclórico e Cultural de São João Batista, responsável pelo nascimento de Boi Sanfonado . A proposta era inovar o rol dos sotaques de bumba-meu-boi do Maranhão, introduzindo a sanfona aos demais instrumentos da brincadeira. Criamos, assim, um laço entre as singularidades locais e aspectos regionais do Nordeste brasileiro, favorecendo o intercâmbio de São João Batista com outras partes do país e difundindo sua rica cultura.O Boi Sanfonado percorreu várias cidades da Baixada Maranhense, fez apresentações nos mais importantes arraiais de São Luís e ainda gravou dois CD’s.


BLOCO PIRACEMA

Há sete anos, o Bloco Piracema vem realizando os pré-carnavais e carnavais de São João Batista. Com o diferencial de democratizar o carnaval de rua, não adotando a fórmula do “entra quem paga”, o bloco segue a lógica de pôr lado a lado ricos e pobres, oferecendo ao povo carente a oportunidade de brincar de igual para igual e criando um espaço onde ninguém é diferente. O Bloco Piracema faz a festa com o Trio Piracema, arrastando milhares de foliões joaninos e de cidades vizinhas. Sem falar, é claro, no resgate das raízes momescas com banda de sopro e muita maisena. É importante ressaltar:tudo isso é uma iniciativa independente, sem apoio do poder público.
O Grupo Folclórico e Cultural de São João Batista não somente cria como também apoia as manifestações já existentes no município. Essa prática é notada no financiamento do CD e DVD do tambor de crioula de Maria de Beca e Teodora, gravados na Choperia Marcelo, durante o Encontro dos Filhos e Amigos de São João Batista. O lançamento será este ano, sábado de aleluia, na Praça de Eventos da cidade.
A mensagem que externo, hoje, aos joaninos é a de imensa gratidão por sempre ter acompanhado e participado de tais manifestações. Esteja onde estiver, continuarei a contribuir para o desenvolvimento pleno do município, seja na área cultural, econômica ou social. O meu desejo é ver cada habitante de São João Batista vivendo melhor e mais feliz.

Willame Barros
Empresário e Pré-candidato a Prefeito de São João Batista-MA

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário