7 de abr. de 2012

BANHO DA SEXTA-FEIRA: TRADIÇÃO AMEAÇADA EM SÃO JOÃO BATISTA

A Semana Santa em São João Batista pode perder, nos próximos anos, tradições seculares. Joaninos e visitantes, já ficavam na expectativa da semana da Páscoa pensando no banho da sexta-feira da Paixão que já era tradição no povoado São José, onde populares chamam de Lago de Gentil. A tradição na cidade está ameaçada e pode não mais existir.

Lago de São José
Os anos vão passando e a tradição está indo junto. Não se ver mais aquelas aglomerações de pessoas nas proximidades do lago. Um dos exemplos é que nesta sexta-feira, por volta das 11:00 horas da manhã, encontramos aproximadamente 20 pessoas tomando o quase extinto banho. A tendência é ser extinto de vez o banho naquela localidade.

Por outro lado, a sexta-feira santa é uma data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo. Através de diversos ritos religiosos, o Cristinianismo aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer, Procissão, Via Sacra e outros. 

É comum que os cristãos façam promessas nesse dia, além de deixar de comer seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de fazer coisas que gosta muito nesse dia, como penitência. Mas até esses costumes estão se perdendo aqui em São João Batista.

A questão é que em algumas partes no município, não foi seguido o que diz a Bíblia Sagrada. Festas e mais festas aconteceram a rigor acompanhado de muita cerveja, no local que não tinha banda tocando, o som automotivo estava fazendo a sonorização. Fato que é repreendido pelos mais velhos, que conhecem a tradição.

Não sabemos se foi castigo do Criador, o certo é que teve um acidente na curva próximo a entrada do Ramal que dá acesso a localidade do Manival, envolvendo um motociclista e um jumento. O animal morreu e o condutor foi em estado grave ao hospital. Ocorreram três acidentes envolvendo motociclistas no feriado de sexta-feira, fora  as confusões básicas de bebedeira.

Outro fato que chamou atenção aconteceu no povoado Beirada. Um homem bateu na sua companheira de pau. Segundo informações, ele estava alcoolizado. Enfim, em São João Batista, os velhos costumes estão dando lugar aos novos. Com adaptação do Blog São João Batista em Foco.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário