18 de abr. de 2012

PREFEITA E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ASSINAM MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os secretários chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, e de Educação, João Bernardo Bringel, assinaram Termo de Cooperação Técnica e Financeira transferindo a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas do ensino fundamental para 18 prefeituras que compõem as Unidades Regionais de Educação de Santa Inês, Bacabal, Viana e Zé Doca. O ato foi assinado na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Prefeitura de Santa Inês.
Luis Fernando, João Bernado e Surama Soares
A prefeita de São João Batista, Surama Soares, estava presente acompanhada da secretária de educação e cultura do município, Cleana Santos Jacinto. De acordo com informações, a escola Unidade Escolar Professora Iracema Ferreira de Araújo- CEMA, localizada em frente a Praça da Matriz foi municipalizada e agora deve receber atenção especial do Governo da Reconstrução de São João Batista, especialmente da Secretaria de Educação.
Surama Soares e Cleana Santos Jacinto. Foto: O Progresso
O compromisso foi firmado com os municípios de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Pio XII, Bacabal, São Luiz Gonzaga, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Viana, Matinha, Penalva, São Bento, São Vicente Férrer, Vitória do Mearim, São João Batista, Zé Doca, Cândido Mendes, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.
Nesta etapa do processo estão sendo beneficiados 6.069 alunos do ensino fundamental. Com a municipalização, o governo transfere a gestão dos imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental, sendo que o principal critério para municipalização é a proficiência e o desempenho das avaliações feitas pelo Governo Federal.
“Esse é um resgate do compromisso da governadora Roseana Sarney de governar com os municípios. Precisamos nos unir para dar educação de qualidade às nossas crianças e jovens. Queremos, no futuro, esses cidadãos de hoje, formados, capacitados e trabalhando para fazer o Maranhão crescer cada vez mais. Essa foi uma decisão da governadora em favor do povo”, afirmou Luis Fernando Silva.
Luis Fernando e João Bernado
O secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, também ressaltou o compromisso da governadora Roseana Sarney com a educação de qualidade. “Essa é uma decisão acertada, em benefício de todos. É preciso que tudo esteja organizado e estamos trabalhando juntos em prol do desenvolvimento do estado”, observou. Ele destacou que os prefeitos estão perto das escolas e podem, mais facilmente, reconhecer e solucionar os problemas.
Também presentes à solenidade o secretário-adjunto de Educação, Almir Coêlho; a deputada estadual Vianey Bringel; os prefeitos de Santa Inês, Roberth Bringel; de Zé Doca, Raimundo Sampaio; de Pindaré-Mirim, Henrique Caldeira Salgado; de Pio XII, Raimundo Rodrigues Batalha; de Paulo Ramos, Tancredo Lima Araújo; de São João Batista, Surama Cristina Soares; de Presidente Médici, Antonio Rodrigues Pinho, e o prefeito de Zé Doca, Raimundo Sampaio, além de gestores educacionais, diretores, professores e secretários municipais de educação. Foto: Antônio Martis. Fonte: Blog do Governo da Reconstrução .
EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário