13 de set. de 2012

PROJETO BAIXADANIME COMEÇA EM SÃO JOÃO BATISTA

O Projeto BaixadaAnime começou a ser desenvolvido pelo Fórum da Juventude de São João Batista em parceria com o Instituto Formação. O projeto na cidade tem como monitor responsável o jovem Laercio Freire e seus auxiliares, Talicio Silva e Regiane Silva. Confira


O Projeto BAIXADANIME é um desdobramento do projeto MARANIME, concebido e coordenado pelo Instituto Formação, em 2010-11, que tinha como objetivo principal organizar um circuito de produção e exibição de filmes de animações maranhenses, de modo itinerante, expandindo as produções de jovens envolvidos em projetos sociais, a partir de técnicas diferentes, visando democratizar a cultura audiovisual de comunidades que apresentam baixos indicadores sociais.
Na oportunidade foram realizadas oficinas em 14 cidades maranhenses, com mais de 50 animações produzidas por crianças e adolescentes desses municípios. Todos esses trabalhos foram exibidos durante o I Festival MARANIME, realizado em Fevereiro de 2011, na cidade de São Luís, e, posteriormente, de forma itinerante nas cidades abrangidas pelo projeto.
Para esta proposta, pretende-se consolidar – especificamente – o circuito criado em 9 municípios do TR Campos e Lagos Maranhenses (Arari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, Perimirim, São Bento, São João Batista e São Vicente Férrer).
O BAIXADANIME será desenvolvido, a partir da realização sistemática, nos próximos seis meses, de oficinas de animação, que terá como publico prioritário: crianças, adolescentes e jovens desses municípios.
As produções realizadas nessas oficinas subsidiarão parte do acervo para a realização do II Festival Maranhense de Animação – MARANIME, que ocorrerá nas cidades de Olinda Nova e São Luís, nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, e, depois percorrerá outras 8 cidades maranhenses, de forma itinerante.

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário