12 de jul. de 2013

NASF REALIZA AÇÃO COM IDOSOS NO POVOADO OLINDA DOS ARANHAS


O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), de São João Batista, realizou na última terça -feira, dia 09 pela manhã, uma ação com o grupo de idosos no povoado de Olinda dos Aranhas.  O movimento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O Grupo de Idosos foi desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF e Equipe Saúde da Família, contando com a presença do médico Dr. Edvaldo, da enfermeira Djane, Diretora do Posto Poliana, da fonoaudióloga Monique, da psicóloga Georzênia, da educadora Física Dariane, entre outros que colaborarem com as atividades.
Dessa forma, a fonoaudióloga e coordenadora do programa, Monique, iniciou o trabalho com o grupo explicando a importância da participação dos idosos no grupo visando à estimulação da memória, atenção e concentração, da acuidade sensorial, da atividade física e da motricidade orofacial, já que à medida que envelhecemos, surgem esses déficits que podem ser retardados ou até atenuados através do uso de técnicas específicas e por meio da prevenção.

Na ocasião houve explanação sobre o envelhecimento saudável, atividade de alongamento, exercícios para a motricidade orofacial (exercícios para a língua, lábios e bochechas) visando à prevenção das dificuldades de engolir os alimentos. Em seguida foi servida uma salada de frutas aproveitando a oportunidade para chamar atenção dos participantes sobre a alimentação saudável.
O grupo de idosos faz parte do planejamento de atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF e deverá ser realizado em todos os povoados de São João Batista em conjunto com as Equipes Saúde da Família.

Fonte:  Folha de SJB

1 COMENTÁRIO:

  1. isso nao é novidade no municipio q bom q tao continuando o trabalho de antes

    ResponderExcluir