11 de ago. de 2014

JOANINOS PARTICIPAM DO III FESTIVAL DE TEATRO E DANÇA DA BAIXADA MARANHENSE

Dezenas de jovens de São João Batista participaram do III Festival de Teatro e Dança da Baixada Maranhense, realizado na cidade de Matinha, entre os dias 08 e 09 deste mês. O intercâmbio foi coordenado pelo Fórum da Juventude da nossa cidade e pelos Institutos Baixada e Formação, que levou 25 jovens da nossa cidade e convidou mais os jovens da Companhia de Dança SJB. O III Festival de Teatro e Dança foi a culminância a primeira etapa do Projeto Auscultando Nossa Voz, Apoiando Nossa Arte, onde foi compartilhado com o público os resultados do processo formativo dos jovens ao longo dos seis meses do Programa e Formação em Teatro e Dança.
Assim como os demais festivais, este não teve caráter competitivo, mas sim formativo e de disseminação, resgate e valorização da cultura negra da Baixada. Além dos espetáculos produzidos pelos jovens durante as formações, o Festival contou ainda com oficinas para a comunidade, rodas de diálogo sobre o projeto e a importância da cultura negra; apresentações de espetáculos das companhias de teatro e dança dos Fóruns da Juventude; apresentações culturais locais como tambor de crioula, capoeira, divino espirito santo, bumba meu boi, entre outras manifestações culturais que fazem parte da cultura negra da Baixada Maranhense e da história do seu povo.
Destaque para a apresentação da Cia. ‘Artes e Raízes’, do Fórum da Juventude de São João Batista, que apresentou a peça ‘Batuque’ na cidade de Matinha.  Participaram do Festival cerca de 250 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens pais e profissionais das cidades de Arari, Cajari, Viana, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento e Palmeirandia, além dos convidados de organizações parceiras de dentro e fora do estado. No final do evento, a Cia de Dança SJB apresentou um espetáculo de dança de ritmos.
Folha de SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário