22 de fev. de 2011

GTA EM SÃO JOÃO BATISTA: MANOEL DE GENTIL ESTÁ PRESO


Comercio do Grupo Noele fechado
O empresário Manoel Gomes, pai do ex vice-prefeito Eduardo Gomes, de São João Batista, e proprietário de uma das maiores fazendas do estado, foi preso na manhã desta terça-feira, por volta das 6:00h da manhã. O Grupo Tático Aéreo já está na cidade para, segundo informações de nossa equipe, levá-lo para a cidade de São Luiz.
Manoel de Gentil, como é conhecido, foi preso por ser acusado de ser o mandante na executação do lavrador Flaviano Neto, 45 anos, morador da comunidade quilombola do Charco, em São Vicente Férrer. A prisão foi efetuada aqui em São João Batista.
Flaviano Neto foi morto a tiros no dia 30 de outubro em uma estrada, voltando de um bar, onde chegou a conversar com os envolvidos no crime. Já estavam presos, em São Luís, o executor do crime, Irismar Pereira, e o intermediário, o ex-policial militar Josuel Sodré Saboia, detido no início deste mês de fevereiro, no Anjo da Guarda, em São Luís.
Além da investigação policial, o caso está sendo acompanhado por entidades de Defesa dos Direitos Humanos, como Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Comissão Pastoral da Terra, entre outras.
Provas irrefutáveis
De acordo com o delegado de Homicídios, Maiomone Barros, em entrevista à Mirante AM, na manhã de hoje, as investigações feitas até agora são suficientes e apresentam provas irrefutáveis sobre a responsabilidade de Manoel Gomes e a participação de Josuel e Irismar. "Desde novembro de 2010 estamos trabalhando nesse inquérito, que é complexo. Mas conseguimos provas irrefutáveis. [...] Por mais que eles neguem, as provas são suficientes para comprovar o caso", explicou o delegado. Para Maimone Barros, o crime está elucidado. Faltam apenas alguns detalhes para concluir todo o inquérito, como informações que definam a participação de outras pessoas nesse crime.
A morte do lavrador, líder quilombola das 70 famílias residentes na comunidade do Charco, foi motivada por uma disputa de terra. As famílias remanescentes de quilombo, há algum tempo, vinham lutando pela titulação da área em que vivem. Vários procedimentos foram abertos no Incra para vistoriar a terra e dar encaminhamento ao processo de posse da terra.
Contudo, após uma das vistorias, o Incra deu laudo informando que a área em questão, conhecida como "fazenda Juçaral", de 1,4 hectares, havia sido fracionado em lotes e vendidos a fazendeiros. Esses fazendeiros, entretanto, eram o próprio Manoel Gentil Gomes e seus filhos.
Em 2009, o Ministério Público Federal é acionado pelos líderes quilombolas. O MPF passa a requisitar informações e apurar os fatos. Com a dificuldade no andamento dos processos de titulação das terras, o conflito se agrava e, após ameaças de morte, Flaviano Neto é morto.
Após todas esses fatos, no início de fevereiro, o procurador da República Alexandre Silva Soares requereu à Justiça Federal a identificação da área como terra quilombola.
Com a conclusão do inquérito sobre a morte de Flaviano Neto, o procurador Alexandre Silva Soares aguardará denúncia do Ministério Público estadual à Justiça, para apresentá-la, também, à Justiça Federal. O GTA ainda está na cidade. Adaptado Imirante. Mais informações a qualquer momento.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

17 COMENTÁRIO:

  1. Rapaz!
    Quer dizer que SJB já nãe é mais a mesma.
    Quem diria que nossa cidade um dia estaria em uma página policial?
    A ganancia das pessoas não tem limites.
    É uma pena que logo eles estarão nas ruas...

    ResponderExcluir
  2. São João Batista, assim como o Estado do Maranhão, só ganham notoriedade mundo à fora quando o assunto é pobreza, analfabetismo,corrupção, pistolagem e agora conflito agrário.

    ResponderExcluir
  3. É... soh queria ver a cara de Nazilde nessa hora!
    Será que agora ela baixa akele narizinho empinado? Lammento por Dona Nenem, ela ñ merecia isso!

    ResponderExcluir
  4. A PREPOTÊNCIA DESTA FAMILIA,É CLARO DE ALGUNS MEMBROS, A COMEÇAR PELO FILHO POLÍTICO,COMPRADOR DE MANDATOS E APEQUENADO NO CONTEÚDO PARLATÓRIO,ALÉM DE UM BACHAREL SEM NORTE, COROA COM MESTRIA ÚNICA,A MÁXIMA;QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO,JABOTI TREPADO OU É ENCHENTE OU MÃO DE GENTE..ESSE CURRÍCULO DE GRANDE FAZENDEIRO,GRANDE COMERCIANTE,GRANDE LATIFUNDIÁRIO,E SE APROFUNDAR MAIS AS INVESTIGAÇÕES,TEM UMA CONTRA PARTIDA..E SE APROFUNDAR MAIS, ENCONTRARAM OUTROS PREDICATIVOS DESTE ENRRIQUECIMENTO SÚBITO, DE ALGUEM, QUE A BEM POUCO TEMPO, ERA UM RÉELES COMERCIANTE DO MERCADO CENTRAL, ANTES DE SE TRANSFORMAR NESTA POTÊENCIA, COMO UM DOS MAIS BEM SUCEDIDOS EMPRESÁRIOS DA BAIXADA OCIDENTAL MARANHENSE, E A TODOS NÓS, EXPÕE A DIGNIDADE INGÊNUA E ALHÉIA DA NOSSA GENTE, QUE NÃO MERECERIA ESTA EXPOSIÇÃO IMORAL,POR TAMANHA VERGONHA MIDIÁTICA, ONDE QUEIRAMOS OU NÃO, ESTAREMOS SUJEITOS A DISCRIMINAÇÃO DA SOCIEDADE MARANHENSE! PENA QUE O DINHEIRO SUJO DE IMPOSTOS NAO PAGOS,TERRAS INVADIDAS A BEL PRAZER E GANÂNCIA DESTEMIDA DE DINHEIRO E PODER,CHEGA POR EQUANTO AO ESCÂNDALO HUMILHANTE E CONSTRANGEDOR PELO QUAL ESSA FAMÍLIA ESTÁ PASSANDO..EM PENSAR QUE O FILHO PRODIGIO, EX-VICE PREFEITO CASSADO,ALIMENTAVA A CHANCE DE COMPRRA UM MANDATO DE PREFEITO,TAL QUAL O FIZERA COM ESTE DE VICE,QUE JÁ É PASSADO..DEUS NÃO DORME! ASS.QUILOMBO DOS PALMARES RESUSCITADO!

    ResponderExcluir
  5. Não há crime perfeito...
    Cidade de pessoas humildes direitas como SJB,não merecia essas manchetes.Triste e vergonhosa para uma população de pessoas honrosas, que pena;
    "...Não existe crime perfeito. Pra falar a verdade, quase todo assassinato é meio matado..."
    Os quilombolas não podem ser reduzidos mecanicamente à categoria “pobres” e tratados com os automatismos de linguagem que os classificam como “carentes”, de “baixa renda” ou na “linha de indigência”. Insistir nisso significa uma despolitização absoluta. Afinal, as comunidades remanescentes de quilombos não são o “reinado da necessidade” nem tampouco um conjunto de “miseráveis”, já que os quilombolas se constituíram enquanto sujeitos, dominando essa necessidade e instituindo um “reinado de autonomia e liberdade.”

    ResponderExcluir
  6. ESTE RELES COMERCIANTE APESAR DA INVEJA E DO MAU AGOURO, CONSEGUIU CRIAR SEUS FILHOS DE UM MODO QUE NUNCA FORAM CONSIDERADOS FILHINHOS DE PAPAI, E BACHAREL SEM NORTE QUE E FORMADO POR UMA FACULDADE PUBLICA NAO PODE SER COMPARADO A JABUTI. QUANTO A SITUAÇAO POLITICA CADA UM TEM O SEU LADO PARA DEFENDER, A GANANCIA PERTENCE A QUEM TORCE CONTRA QUALQUER SUCESSO ALHEIO. O CONSTRANGIMENTO QUE A FAMILIA ESTA PASSANDO COM A JUSTIÇA SO O TEMPO DIRA E TRARA A VERDADE DOS FATOS.

    ResponderExcluir
  7. Sao Joao batista ficou triste! Trste pelo fato de acontecer uma grande injustica com essa familia. Quem mora aqui em sao joao conhece como manoel de Gentil é trabalhador, homem humilde. Nunca se viu Manoel de Gentil com nenhuma mancha, nunca se viu Manoel com enrolada por isso ele é respeitado e foi muito apoiado quando a policia de forma autoritaria levou ele daqui. Sendo que foi aplaudido pelos amigos que viram aquela injustiça. Tenho certeza que a maioria das pessoas de Sao Jaoa apoiam e acreditam em Manoel por ele e sua familia serem boa gente, diferente dos que falam que eles sao prepotente.Manoel acredite em Deus, com ajudadele voce irá mostrar sua inocencia e dar a resposta para alguns invejosos que torcem contra homens de bem

    ResponderExcluir
  8. Sao Joao Batista faz é se orgulhar de ter um homem como Manoel de Gentil, um homem trabalhador que sempre honrou seus compromissos. Por ele ser assim e sua familia que conseguiram eleger o filho vereador e vice-prefeito. Desde crianca aqueles filhos de Manoel carregavam até caminhao, entregava mercadoria e nunca fizeram baderna. Agoram vem gente dizer aqui de prepotencia de Eduardo Gomes como comentaram aqui. So pode ser alguem incomodado politicamente e nao é momento pra isso. Como amigo deixo minha solidariedade com Manoel e sua familia e dizer que é um momento muito dificil.

    ResponderExcluir
  9. "Gente de interior"
    É impressionante como as pessoas atribuem tanta credibilidade para um fato tão "comum" nos dia de hoje,(ou pelo menos em cidade grande).
    Tratam algumas pessoas como personalidades "holydianas", no caso do senhor Manoel estão esquecendo do monopólio que ele submete SJB a anos, onde ninguém mais, além dele, consegue prosperar ao ponto de se tornar um empresário "pomposo", se é que me entendem.
    Qantos aos seu filhos, outrora citados no comentário anterior, é verdade que não tem estilo "payboizinho", ou pelo menos não tinha quando estudávamos no Acríso quando crianças.
    Agora, defender ou condenar alguém, com base em achimos, ou por simpatizar ou não, é coisa de quem não tem nada pra fazer. Melhor falando, um acontecimento desses não acontece todos os dias num interior tão isolado geograficamente dos demais.
    Os caminhos que se apresentam para nós no decorrer da vida são iprevisíveis, por isso, prefiro deixar que as coisas aconteçam e não apontar o dedo pra ninguém,todos nós estamos sujeitos a tudo nesta vida.
    Coisas de interior que só acontecem por essas bandas e ganham uma dimensão de catástofre.

    Palavras de um joanino,nascido la por meado do anos de 85..., erradicado no planalto central.

    ResponderExcluir
  10. só quem julga as pessoas e DEUS,quantas pessoas ja roubaram esse rapaz e não deu em nada,ninguem fala sobre isso,so querem jogar pedra agora,continue sua luta manoel,vc e sua familia,não abaixe a cabeça,vc e lutador,guerreiro e tem uma familia maravilhosa,não liga pra quem nunca teve iniciativa pra vida.

    ResponderExcluir
  11. Até que se prove o contrario o Manoel é inocente,acredito na inocencia dele.
    que Manoel e sua familia continue na luta, continue sendo esse guerreiro que sempre foi...
    td vai dar certo e vc conseguira provar a sua inocencia
    Fica com Deus e Ele te iluminará

    ResponderExcluir
  12. manoel que Deus te ajude.E os que lhe roubaram o que a policia faz?nada,não é? eles gostam mesmo é de dinheiro.

    ResponderExcluir
  13. MANOEL ESPERO K VC PROVE SUA INOSCENCIA LOGO LOGO VC MERECE SEI K VC É UM HOMEM DE CARÁTER
    BJS.

    ResponderExcluir
  14. Relacionado aos entreveros entre o Vereador Louro e O Sr. Serginho da Colônia de Pescadores de SJB, através da Radio Beira Campo, li que esta tornou-se um palco de discussões de baixo nivel. Destacou o texto que Dr. Luiz Figueiredo já foi alertado sobre os fatos.
    Bom, sem entrar no mérito da discussão dos acima mencionados, cabe deixar registrado que segundo as condições exaradas na LEI No 10.779 - DE 25 DE NOVEMBRO DE 2003, que disciplina a concessão do beneficio do seguro-desemprego ao "pescador profissional" categoria artesanal durante o periodo do defeso, fica evidente q a Colônia de Pescadores de SJB pratica atos que afrontam a legalidade.

    Senão vejamos: Diz a Lei:
    "Art. 1o O pescador profissional que exerça sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de parceiros, fará jus ao benefício de seguro-desemprego, no valor de um salário-mínimo mensal, durante o período de defeso de atividade pesqueira para a preservação da espécie.
    ..............................................
    Art. 2o Para se habilitar ao benefício, o pescador deverá apresentar ao órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego os seguintes documentos:

    I -

    II -

    III -

    IV - atestado da Colônia de Pescadores a que esteja filiado, com jurisdição sobre a área onde atue o pescador artesanal, que comprove:

    a) o exercício da profissão, na forma do art. 1º desta Lei;

    b) que se dedicou à pesca, em caráter ininterrupto, durante o período compreendido entre o defeso anterior e o em curso; e

    c) que não dispõe de outra fonte de renda diversa da decorrente da atividade pesqueira.

    Ora, da análise das condições exigidas nas alíneas a, b e c, do inciso IV, do Art. 2º da Lei em comento é que o bicho pega se a Entidade for submetida ao crivo dos órgãos de controle dos recursos federais, eis o porquê:
    1- EM SJB a atividade pesqueira é sanzonal, logo há pouquíssimas pessoas que poderiam ser enquadradas, como exige a lei, na condição de "pescadores profissionais".
    2- Com a violenta degradação ambiental provocada pela criação e superpovoação de bubalinos nos campos, lagos, lagoase poções etc, os ambientes tradicionalmente/naturalmente pesqueiros do municipio estão exauridos ( ex. lago do coqueiro, baixa do tamatatiuá, baixa do capão, etc). Tanto é que 90% do peixe consumido atualmente origina-se de pesqueiros particulares.
    3- É publico e notório (embora ninguém queira ver), que a maioria dos associados da Colonia de SJB, não atendem à exigência da alinea "c", ou seja, QUE VIVAM EXCLUSIVAMENTE da renda da atividade pesqueira durante o ano todo. Dada à realidade da nossa ecologia ( periodo de mais de seus meses de seca) pouquissimos associados atendem esse condição. É fato que muitos dispõem de outras fontes de rendas.
    4-Por uma questão de sobrevivência(pobreza, aliada à ganância de alguns, o periodo do defeso não é respeitado( Exigência contida no inciso IV do Art. 4º da Lei 10.799/2003 e suas alterações).Especialmente na pesca de marisco, corre à boca pequena ou larga, que devido à vigilância embora frouxa do IBAMA nesse período, que devido à facilidade de captura, os caranguejos são apanhados quando no período do acasalamento e "estocados" até que passe o carnaval e então levados para S. Luis (MA).
    Bom, claro que esta não é uma avaliação profunda de todos os aspectos da Lei, que se for minudetemente detalhada e aplicada, "não sobra um meu irmão"

    ResponderExcluir
  15. Manoel preso? É maravilhoso quando a justiça prevalece. É muito bom saber que acabou a era desses babacas que acham que por terem dinheiro podem tomar atitudes criminosas e serem amaciados pela justiça. homem humilde? trabalhador?
    È triste saber que o conceito de "homem bom" das pessoas é tão deprimente.
    Chega de tanta impunidade!
    Acabou a era do "gatilho", pode ser até o papa se fizer bobagem vai ter que pagar!
    Estou super feliz com a justiça, e triste por saber que alguem é capaz de chefiar um crime tão horrendo!

    ResponderExcluir
  16. eles são todos safados ladão,não tem nem uma necessidade de matar alguem por terra esses pilantra.....lamento por dona nenem q ñ tem nada a ver com isso e vai sofrer por causa desse fillho da mae......

    ResponderExcluir
  17. mais não adiantou por que ele foi sô visitar a delegacia, que maranhão e esse, cadeia ficou pra pobre, tem que munda.

    ResponderExcluir