14 de fev. de 2011

TEXTO DE JOSÉ MARIA : O ESTADO E OS ADOLESCENTES

O ESTADO E OS ADOLESCENTES


Blogueiro José Maria Costa
Caminhamos cotidianamente por desejos, sonhos, afins e, de mãos dadas com a juventude, somarmos com aqueles, que se fazem permear na direção da felicidade. E essa felicidade completa-se com a presença do Estado, na vida da meninada.
É dever do Estado, propor metodologias, para que a juventude desenhe o seu rumo, e marche sem transtornos, para uma vida de pensamento plural, sem alienismo, desprovidos de preconceitos, sem amarras ideológicas, e livre para qualificar profissionalmente a vida de cada um, de seus adolescentes.

O que faz, um jovem sem profissão ?
O que ele vale, ou a que serve no concorrido mercado de trabalho ?
E o que faz, ou o que sonha um jovem que não sabe, nem ler e nem escrever ?
Quais são os seus sonhos ?
Ou por onde passa os seus pesadelos ?
Sonhará, com o que ?

Evidentemente, que desorientado, desamparado do social, tornar-se-á, presa fácil, nas garras da máfia da prostituição infanto-juvenil, ou desgraçadamente é agraciado com um cargo de soldado, no mundo do tráfico de drogas, e passivamente ou mesmo com um comportamento inerte a sociedade passa a culpá-lo no próprio destino, como se este tivesse a finalidade de " tangi" esse ou aquele rumo `a alienação da promiscuidade.
Compactuar com o atraso, é entregar-se à miséria, ao submundo e a vulnerabilidade, ainda que isso seja feito em pensamentos e, sem palavras.

Quando o Estado omite-se, está entregando graciosamente a sua juventude, os seus adolescentes, a uma terceira via que não passa pela legalidade da cidadania.
E quanto mais o Estado finge não saber, quanto mais o Estado finge não querer ver o acontecido sobre aquilo que lhe é OBRIGAÇÃO, abre-se uma  " fenda " e por ela surge uma mundo paralelo, nada agradável. O mundo da iniquidade.
O Estado precisa-se fazer presente em tudo, até na formação infanto juvenil da garotada, para que tenhamos homens e mulheres adultos capazes e capacitados.
Ponto Final

blogdOjosemariacosta
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com
Recebemos este texto pra ser analisado do Blogueiro José Maria Costa. Ficamos muito felizes em publica-lo aqui neste espaço. Parabéns José Maria pelo texto.
EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

2 COMENTÁRIO:

  1. Parabéns José Maria. Este espaço foi embelezado pelo seu texto


    Jonas Campos Filho

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este texto e meus parabens ao José Maria, já estou seguindo o blog....

    ResponderExcluir