10 de set. de 2012

400 ANOS DE SÃO LUIS É TEMA DO DESFILE EM SÃO JOÃO BATISTA

Com o tema "Os 400 anos da Fundação de São Luis", a Secretaria Municipal de Educação de São João Batista realizou na tarde deste sábado o desfile em comemoração ao Dia da Independência. Ao todo, 10 escolas desfilaram na avenida principal da cidade, na Avenida Getúlio Vargas. O evento foi prestigiado pela prefeita, Surama Soares, pela secretária de educação, Cleana Santos Jacinto, e pelos vereador Mecinho e Rui Serra, além de secretários municipais, Diolindo Silva, Mayara Pinheiro, Erllem Pinto, Leila Serra, e outros.






A banda Chiquinha Gonzaga do município de Pinheiro, e a Banda Marcial do Acrísio Figueiredo fizeram a animação. Da Rede Municipal de Ensino desfilaram as escolas "Jarbas Passarinho", falando sobre Corte Francesa, a escola "Fabrício Costa Corrêa", falando sobre A Invasão Francesa, a escola "Raimundo Sá de Araújo", que falou sobre o Centro Histórico de São Luis, o "Marly Sarney", que falou sobre a Literatura de São Luis.



O "Complexo", comentou sobre As Lendas e Mitos de São Luis, a escola "Joaquim Mendes" falou sobre O Folclore de São Luis, o "Raimundo Marques" comentou sobre o Turismo em São Luis, e por ultimo a escola "Ateniense" falo sobre o tema "São Luis- Da Atenas Brasileira á Jamaica Brasileira". Além disso, da Rede Estadual de Ensino, desfilou a escola "Acrísio Figueiredo", que falou sobre "São Luis- a Atenas Brasileira".


O desfile começou por volta das 18:00 horas e foi realizada na Avenida Getúlio Vargas. A primeira escola a desfilar foi a "Unidade Integrada Jarbas Passarinho", do povoado São José, trouxe para a avenida o tema "A França Equinocial", prestando uma homenagem á única capital brasileira fundada pelos franceses. A instituição de ensino trouxe a Baliza, ilustrando o "Sonho francês no Maranhão", seguido pelo pelotão de Honra, com as bandeiras, enaltecendo a nossa pátria mãe. O primeiro pelotão era formado por jovens alunas e ilustraram o "Esplendor Francês na Terra Brasílis" e na sequência um pelotão masculino entitulado de "O passeio da Corte da Ilha de Del Rei".




Depois, a escola "Unidade Integrada Fabrício Costa Corrêa", do Quiá, resgatou um pouco da História dos Franceses no Maranhão. O primeiro pelotão era das "Esposas dos invasores franceses" e no segundo eram "Soldados Invasores". Em cada pelotão, cerca de 25 alunos desfilaram. Logo após, a escola "Raimundo Sá de Araújo", do povoado Jaqueira, falou sobre os azulejos que revestem as faixadas dos casarões. 





Mas adiante, o colégio "Marly Sarney" falou sobre "A literatura de São Luis". O primeiro pelotão representava a Academia Maranhense de Letras, composta por quarenta acadêmicos, sendo duas mulheres e 38 homens. Já o segundo pelotão representava os grandes bailes de máscaras do século XIX, contados em grandes obras da Literatura Maranhense. O terceiro pelotão falou sobre as grandes obras dos escritores maranhenses. O quarto e último pelotão desfilaram alunos fardados que mostrava o respeito que tiveram com o uniforme escolar e sua importancia.










Representando a Rede Estadual de Ensino, a escola "Acrísio Figueiredo" falou sobre o tema "São Luis- A Atenas Brasileira". A escola tinha 6 pelotões. O primeiro teve a jovem Romana, representando a "Baliza", como deusa Atena, o segundo pelotão era formado pelas deusas gregas, o terceiro com os deuses gregos, em seguida alunas representado a "Canção do Exílio", logo depois a Academia Maranhense de Letras e por ultimo o pelotão de fardas com a Banda Marcial.










O desfile continuou com a apresentação da escola "Complexo Escolar José Maria de Araújo", que falou sobre as Lendas e Mitos de São Luis. O primeiro pelotão falava sobre a Ana Jansen, o segundo sobre a "Cobra Grande" e o terceiro era alunos com a bandeira com o simbolo nacional. A sétima escola a desfilar foi a "Joaquim Mendes". A instituição de ensino falou sobre o folclore de São Luis.




Pra terminar, desfilaram as escolas "Candido José Serra", falando sobre o Teatro Artur Azevedo, em São Luis, a escola Raimundo Marques Figueiredo, que falou sobre o Turismo em São Luis. E pra terminar, desfilou a escola "Ateniense". A escola apresentou 09 pelotões divididos entre a representatividade de Atenas e a Jamaica Brasileira.



O primeiro foi pelotão de honra, com as bandeiras de São João Batista, do Estado do Maranhão, do Brasil, do Colégio e de São Luis. O segundo falava sobre os deuses gregos, o seguinte representava a Grécia, depois a Alegoria com o Monte Olimpo, o quarto era um pelotão do Reggae correografado, o outro foi o pelotão que representava as Borboletas Jamaicanas, depois com um pelotão Jamaicano, logo após um pelotão São Luis com as bandeiras do Estados Brasileiros, depois tiveram as Balizas e pra terminar a Bandeira da Grécia e da Jamaica.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

10 COMENTÁRIO:

  1. muito bonito!!!! Surama fez, surama faz.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o esporte e o lazer joanino? Íamos passar férias na nossa terra e quando chegava o fim, ninguém queria voltar, tínhamos vários atrativos, campeonatos, show de calouros, gincanas culturais (FEST FÉRIAS), festivais, desfiles de garoto e garota, e agora? Temos mais dinheiros, mais verbas, mas não temos gente competente para tais realizações, e pior! Não dão oportunidade para quem sabe fazer, estou falando por mim que não moro mais aí, e o povo que sofre diuturnamente sem saúde, transporte, educação, falta de empregos, esse mesmo só em véspera de eleição com empreguismo eleitoreiro de 100,00 para enganar os pobres coitados. Vamos dar oportunidade para outras pessoas, porque esse povinho que está aí, ninguém aguenta mais. O povo mais uma vez vai demonstrar nas urnas sua indignação com esse grupo Zequinha, "tomara Deus" que não deixe mais uma vez articulações maquiavélicas politiqueiras, tirar do povo esse gostinho de liberdade, o povo já fez isso em duas oportunidades e lhes foi tirada para o bel prazer desse grupinho, teremos mais uma chance e vamos meu povo, agarrar com unhas e dentes!
    NÃO PASSARÃO, É 11 NO NA CABEÇA E NO CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai, mudança já.Ja esta acontecendo. È 43 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. sempre a secretaria de Educaçao é a que funciona de verdade nesse governo.è por isso que hj nese grupo da prefeita ouvir dizer que tem dois vereadores que estam se matando com a secretária de Educaçao. Fiquei sabendo que dois vereadores da ala do governo que andam em pé de guerra om a secretária de educaçãokkkkkkk Será que é verdade? kkkkkkkkkkkk essa queria assistir de camarote

    ResponderExcluir
  5. Como é que a prefeita pode está bem na pesquisa se os vereadores dela não pedem voto pra elaKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Verdade verdADEIRA A PREFEITA TEM VEREADOR QUE NAO QUIS NEM BATER FOTO COM ELA KKKKKK eSSA É BOA COMO VAI DA 43 VAI DA É 11 11 11 11 ESSA JÁ ERA 43

    ResponderExcluir
  7. vEREADOR DA pRESSÃO pressão pressao em prefeita p afassecretária esa é boa ai vai meu povo isso é pressão pressão pressãokkkkkkkkkpor isso que eu digo vote no 11 esse n é o da vitoria 11, 111 11

    ResponderExcluir
  8. SURAMA 43 SURAMA 43 É SURAMA OUTRA VEZ

    ResponderExcluir