3 de abr. de 2010

MAIS UMA TRADIÇÃO QUE ACABOU NA CIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

O município de São João Batista, num passado ainda recente, era palco do Festival do Caranguejo. Este era o mais tradicional da cidade e o que intitulava o município de "Cidade dos Caranguejos". Na época das embarcações, chegavam à sede do município através de um igarapés que vem até ás proximidades do Fórum de Justiça.
Nesse local eram montadas as barracas onde o caranguejo e outras especiarias eram comercializadas. A população joanina e a dos municípios vizinhos compareciam em peso, a geração de renda para quem trabalhava com o referido marisco era significante. Esse movimento começava na terça-feira santa e terminava na quinta-feira santa, hoje nem as pequenas embarcações navegam pelo igarapé e nem o festival acontece mais, pois graças aos crimes ambientais, como a construção de casas onde antes era campo,isso se tornou escasso. 
Hoje o caranguejo é vendido no Mecardo de Peixes e Mariscos, sendo que os mesmos são expostos ao chão sem o menor higiene, desse modo só nos resta as lembraças, pois pelo andar da carroagem não teremos a volta do Festival do Caranguejo.                                                    Adaptado: Blog do Josef Figueiredo

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário