28 de set. de 2011

04 ANOS DA MORTE DO PROFESSOR FREITAS

Ray Freitas
No dia 10 de outubro de 1969 nascia em São João Batista, Raimundo Freitas Câmara, o saudoso Professor Freitas. Filho de Iracy dos Santos Dias e Estevão Câmara Maranhão, Freitas deixou seu nome marcado na história da educação de São João Batista e por que não do Maranhão. Com seu jeito familiar e divertido, o ícone da educação joanina deixou uma saudade imensa em nossos corações.
O saudoso professor Freitas se formou em pedagogia, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Lecionava na Rede Municipal de Ensino de São João Batista e dava verdadeiras aulas de História e Filosofia. Foi um dos maiores professores da cidade. Sendo um dos fundadores do Fórum da Juventude no município em 2005, se destacou como um verdadeiro jovem comprometido com a causa social.
Fundou a primeira Companhia de Teatro da cidade, chamada de "Arte na Prática", que depois, ele mesmo, mudou o nome para "Cia Arte e Raízes" e caminha até hoje com exibições nos teatros "João do Vale" e "Arthur Azevedo". Era um apaixonado pela arte e pela comunicação, deixando vários trabalhos que inspiram muito jovens até hoje.
Antes de sua inesperada morte, o Professor Freitas Câmara fundou o PJCine Clube de São João Batista. O único PJCine Clube da Baixada Maranhense e um dos 07 cineclubes do Nordeste registrados no Conselho Nacional de Cineclubes, um feito que marcou a história do audiovisual no Marannhão.
Popularmente conhecido como Ray Freitas, foi eleito coordenador geral do órgão que ajudou a criar, sendo aclamado por todos os jovens da cidade. Suas ultimas palavras ficaram marcadas por todos, pois eram de esperança, alegria e confraternização. No vídeo, uma de suas belíssimas e ultimas poesias, intitulada de "Muitos em um". Freitas Câmara era poeta, comunicador social, amigo e o que mais gostava de fazer era ensinar. Esta ultima arte fazia como nenhum outro.
Raimundo Freitas Câmara morreu em 28 de setembro de 2007, deixando sua família, 08 irmãos e milhares de pessoas que o amavam e o amam para a eternidade. 

Uma homenagem em nome do...

Fórum da Juventude de São João Batista-MA
Instituto Formação
Educação de São João Batista-MA