7 de mai. de 2012

ELEIÇÕES 2012: ÚLTIMOS DIAS PARA REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO ELEITORAL FRUSTA ELEITORES

Uma mutlidão está neste momento no Cartório Eleitoral de São João Batista em busca de regularização de títulos eleitorais. De acordo com a nossa Equipe de Reportagem, hoje nínguem conseguiu tirar ou regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, por conta de problemas no no Sistema de Emissão de Títulos.

Cerca de 80 pessoas ainda aguardam atendimento, que é lento. Ontem, um dos dias que mais teve gente, a todo momento o sistema parava. Pela tarde apenas um terminal estava funcionando e o atendimento, que estava precário piorou ainda mais. Como no Brasil inteiro, o atendimento vai até ás 19:00 horas.


Cerca de 30 pessoas ficaram sem atendimento ontem e os responsáveis pelo cadastro pediram que todos fossem para suas casas e voltassem hoje. Eles ainda pegaram senha, o que não adiantou por que até ás 11:00 horas de hoje, o sistema estava inoperante, o que irritou ainda mais o eleitor.


Nossa equipe perguntou ao chefe de cartório se tinha previsão para voltar a funcionar. O chefe do Cartório Eleitoral de São João Batista disse que não tem previsão e que o atendimento iria ser feito até na quarta-feira, segundo a determinação da Justiça Eleitoral Brasileira.


Além do calor, confusões estão marcando os últimos dias. As pessoas reclamam do mal atendimento e pelo sofrimento vivido por eles ao longo dia. Sem contar, também, pela demora que cada pessoa é atendida. Pelo menos um atendimento dura cerca de 10 minutos segundo algumas pessoas que foram atendidas.


Além de transferências, a data limite vale para a retirada do primeiro título de eleitor, obrigatória às pessoas que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro. Para fazer o primeiro título, é preciso comparecer ao Fórum Eleitoral, das 08 às 19 horas, com comprovante de residência, documento com foto e comprovante de regularização do serviço militar, no caso de rapazes que completam 18 anos neste ano. 

Já em casos de transferência, a pessoa precisa ter comprovantes de residência dos últimos três meses. A multa para quem não votar é de R$ 3,51 por turno. Desde o dia 28 a Justiça Eleitoral ampliou o horário de atendimento ao público. Em 5 e 6 de maio, sábado e domingo, haverá plantão das 13 às 17 horas. Já nos dias 7, 8 e 9, o expediente será das 9 às 18 horas.


O cartório de São João Batista e de todo o estado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, está funcionando ininterruptamente até o dia 09, quando termina o prazo dado pela Justiça Eleitoral todos os eleitores regularizarem seus títulos eleitorais.

Os documentos que comprovam a residência são: conta de água; conta de energia; conta de telefone; carnê de loja (com endereço) e fatura de cartão (com endereço). Maiores informações podem ser obtidas por meio do Disque-eleitor 0800-098-5000 e através da "Carta de Serviços ao Cidadão", disponível no site deste Regional (clique aqui e leia!). 

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário