22 de mai. de 2012

OPORTUNIDADE: UNIVIMA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Estão abertas, até o sábado (26), as inscrições para 4.640 vagas em cursos de qualificação profissional de atendimento no varejo, de auxiliar de contabilidade e de gestão para microempresário, ambos oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por meio da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima). 
Os cursos, com duração de três meses, serão oferecidos nos turnos matutino (atendimento no varejo), vespertino (auxiliar de contabilidade) e noturno (micro empresário), sendo administrados nas estruturas físicas dos 11 Centros de Capacitação Tecnológicas do Maranhão (Cetecmas), instalados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís. As aulas terão início na próxima segunda-feira (28).
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica da Univima, Francisco Solon Lula Oliveira, os cursos atendem à demanda do mercado. "Os cursos são ofertados à toda comunidade em geral do Maranhão, mas o nosso foco é encaminhar essas pessoas cadastradas no Sine (Sistema Nacional de Emprego) para qualificação e, possivelmente, um reingresso no mercado de trabalho", afirmou em entrevista ao Imirante nesta segunda-feira (21). Os candidatos serão encaminhados ao mercado de trabalho por meio do Sine, portanto o candidato poderá ter apenas o ensino médio concluído. Também por esse motivo, a Sectec recomenda que os candidatos tenham o cadastro no Sine atualizado.
Os cursos serão ministrados na modalidade de educação à distância (EaD). "Todos os cursos da Univima são na modalidade EaD, semipresencial, ou seja, metade da carga horária é ministrada por meio de videoconferências, e a outra metade visa atividades extra sala da aula. O diferencial é que existe interatividade. O aluno, em sala de aula, ele não vai ficar escutando se interagir. Haverá o momento em que qualquer uma das salas tiram dúvidas com o professor em nossos estúdios em São Luís", explica.
Esta iniciativa do governo do estado vem  se transformando ao longo dos tempos numa importante feramente de empregabilidade aos jovens, que buscam de maneira mais otimizada uma oportunidade de ingressar num emprego , seja este informal ou dentro do seu próprio negocio, ampliando com qualidade e presteza, seus serviços à população assistida, num  mercado cada vez mais exigente de bons técnicos e, sobretudo, atendendo as demandas dos investimentos tecnológicos aportados em nosso estado. 
Pra tanto, cursos dessa magnitude, parece-nos ser o diferencial mais rápido aos jovens ingressarem no trabalho, qualificados sem mesmo ter que sentarem no banco de uma universidade por longos tempo,  pra alcançarem na maioria das vezes, as mesmas proporções salariais oferecidos aos graduados do ensino superior, não  querendo-se  dizer com isso, ser dispensável um diploma de Curso Superior! Como o gestor municipal nada faz ou pouco se interessam nesse assunto, em sua maioria  desqualificados. 
Parabenizamos o governo do estado por essas iniciativas de valorização do ensino técnico profissionalizante com reflexo na  mão de obra qualificada local, proporcionando aos cidadãos melhores condições de vida! Vale salientar que se o poder público atual tivesse interesse ou responsabilidade nestes temas, algo muito distante da sua própria realidade pessoal, já deveria ter disponibilizado  um centro tecnológico de áudio visual aos alunos interessados, visto que as ferramentas necessárias a esses cursos a distancia, quase poucos tem a sua disposição suporte tecnológico , ainda mais sem monitores preparados para dirimi suas dúvidas.
Inscrições
Os interessados devem fazer as inscrições nos Cetcemas de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís. Os pré-requisitos para matrícula são as apresentações de cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino fundamental. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3227-5567. Colaboração: Amarildo Pinheiro
EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário