17 de mai. de 2011

BOMBA: SURAMA SOARES É ACUSADA DE BANCAR PARENTES COM DINHEIRO PÚBLICO

Depois de vários comentários de leitores deste blog postar a notícia neste sítio e que nossa equipe já estava investigando, a bomba explodiu em vários blogs da baixada. A atual prefeita de São João Batista, Surama Soares está sendo acusada de nepotismo por empregar até doméstica. A lista enviada para nossa equipe e publicada em vários blogs envolve várias pessoas.
"Além de conviver com buracos, disputar as ruas com os jumentos e éguas, a população de São João Batista assiste ao nepotismo mais descarado da região da Baixada Maranhense. Na Secretaria de Educação o empreguismo familiar rola solto, diante dos olhos cegos da Justiça e do Ministério Público.
Veja abaixo os cargos e os nomes dos familiares da prefeita Surama Soares:

1 – Coordenadora do Ensino Fundamental – Iracema Soares;
2 – Coordenadora do Brasil Alfabetizado – Iracema Soares
3 – Professor do Brasil Alfabetizado – Verneylan Soares (filho de Iracema Soares)
4 – Professora do Brasil Alfabetizado- Vanessa Soares (filha de Iracema Soares)
5 – Funcionária da Secretaria de Saúde -Vanessa Soares (filha de Iracema Soares)
6 – Professora do Brasil Alfabetizado – Márcia Fernando (cunhada de Iracema Soares)
7 – Digitador do Brasil Alfabetizado – Valmir Soares (filho de Iracema Soares)
8 – Professora do EJA – Cléa Soares (enteada de Iracema Soares)
9 – Secretária doméstica da casa de Iracema Soares, paga pela secretária conhecida como Bila.
10 – Coordenadora do Ensino Fundamental – Andrea Soares (cunhada da prefeita)
11 – Coordenadora do Brasil Alfabetizado – Andrea Soares (cunhada da prefeita)
12 – Professora da Escola Marly Sarney – Andrea Soares (cunhada da prefeita
13 – Coordenadora do Ensino Fundamental – Eliane Soares
14 – Coordenadora do Brasil Alfabetizado – Eliane Soares
15 – Professora do Brasil Alfabetizado – Rafaela Soares (filha de Eliane Soares)
16 – Funcionária da Secretaria de Saúde- Rafaela Soares (filha de Eliane Soares)
17 – Professor de Brasil Alfabetizado – Herbeth Aranha (irmão de Eliane Soares)
18 – Professor do EJA e funcionário da Caema – Herbeth Aranha (irmão Eliane Soares)
19 – Assessora da prefeita – Leila Soares (irmã da prefeita)
20 – Coordenadora do Ensino Fundamental – Georgina Soares (cunhada da prefeita)
21 – Secretária de Educação – Cleana Santos Jacinto
22 – Presidente da Comissão de Licitação – Ivan Aguiar Jacinto (esposo da secretária )
23 – Funcionário do Depósito Material Didático – Fernando Santos Jacinto (irmão da secretária)
24 – Assessora da secretária de Educação -Graça Jacinto (cunhada da secretária)
25 – Motorista do ônibus escolar -Américo Santos Jacinto (irmão da secretária).", disse a matéria publicada no Blog do Cardoso Silva.

A Equipe de Reportagem deste blog entrou em contato com a jovem Vanessa Soares, envolvida na denúncia. Segundo  a jovem, ela trabalha mesmo na Secretaria Municipal de Saúde mas não é professora do Brasil Alfabetizado. Ainda de acordo com a jovem,  a lista não tem fundamentos e que o autor não sabe nada do funcionalismo público da atual administração.
Ainda de acordo com as declarações de Vanessa Soares, a empregada da casa dela já foi despedida mas não trabalhava recebendo da atual gestão. Já sobre o irmão da jovem, que também é acusado, Verneylan Soares, não é professor e que ele está atualmente desempregado.
Tentamos ligar para a gestora, mas o celular dela estava fora de área de cobertura. Nossa equipe já enviou um e-mail para a prefeita Surama Soares e para a Secretaria Municipal de Educação pedindo explicações sobre o caso. Mais informações na próxima postagem. Acesse o Twitter da Agência de São João Batista- @agenciasjb .

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

11 COMENTÁRIO:

  1. Isso não é novidade alías acho que a rejeição da prefeita em empossar os concursados deve-se ao fato dela(Prefeita) dar cargos públicos à familiares e aliados politicos, que por sinal é uma grande falta de respeito com a população joanina e com as pessoas que estudaram e deram duro para serem aprovadas por meios legais, espero que o caso seja apurado e levado ao conhecimento da justiça para que a prefeita possa responder por nomeaçoes ilicitas,O Blog está de parabéns por desbaratar e expor com clareza os fatos em destaque para a população.

    SJB não merece esse governo de atraso e nepotismo descarado.

    ResponderExcluir
  2. É por isso que ela não quer chamar os concursados.Ela vai muito tirar os parentes dela,para colocar alguém que ela não conhece,só que ela esta esquecendo que os concursados passaram mas provas aplicadas,e essas pessoas que a mesma colocou para trabalhar não fizeram nem um esforço,para ocupar tal cargo.

    ResponderExcluir
  3. Cleana é a melhor secretária de Educação. E se estão falando dela, é por pura Inveja! E dai? Se vocês fossem parentes da Prefeita concertesa queriam um empreguinho, mas como não são tem que ficar quieto mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. quem esta escrevendo aqui é marcia lindoso amigo trabalho no brasil alfabetizado onde vc já viu ter logica aa secretária ou a prefeita chamar concursado p o projeto brasil alfabetizado amigo isso é um programa n tem nada ver com concurso e outra coisa nós n recebemos nem um salario minimo é só uma bolsa de 250 reais e agora que recebemos a primeira parcelaok

    ResponderExcluir
  7. Calma pessoal! não vamos generalizar, nem todos os parentes da prefeita são defensores dessa administração desastrosa ou nem todos concordam com seus atos ilícitos e/ou nem deixam se corromper. Contudo, o Nepotismo é um fato recorrente na atual administração da Prefeita Surama Soares e que precisa ser investigado e apurado pelas autoridades competentes, principalmente o Ministério Publico.

    ResponderExcluir
  8. por isso que SJB não vai pra frente...

    ResponderExcluir
  9. jailson coloque ai que andreia iracema gina sao concursadas desde o primeiro concurso e foram uma das primeiras da lista foi mérito delas nao há nepotismo nehum sao formadas em pedagogia e p ser secretária de educacao supervisor e coordenador tem que ser pedagogo esta na ld b no pcc veja se o que digo n é verdade elas simlpesmente sairam da sala de aula e foram p coordenacao nao há mau nehum estao no cargo onde a lei os ampara beijos gostaria jaison que meu amigo coloque logo esse comentário assina maria aparecida do povoado da romana

    ResponderExcluir
  10. SÚMULA 13 DO STF


    A 13ª Súmula Vinculante do STF, aprovada em agosto de 2008, proíbe a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada nos três poderes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios.

    É o seguinte o teor da súmula: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

    ResponderExcluir
  11. jaison coloque ai se epregar parente é nepotismo entao os prefeitos as prefeitas os governadores dputados vereadoes todos estao ferados sempre empregaram sempre vam empregar vou da um exemplo a familia sarney o ex prefeito de sao joao batista a ex secretaria de educacao vilma o ex secretario de educacao aguiar a filha da vilma era a coordenadora do farol as irmas do es cecretário uma era diretora a outra era supervisora o outro era diretor de disciplina na escola ateniense os dois irmaos nao teve nehum problema como n tem nesse governo o secretaro de administracao era o irmao do prefeito o primo do prefeito trabalhava na saude o sogro do prefeito era o advogado da prefeitura e assim sao todos doido é o prefeito ou prefeita ou secretario ou secretária que deixa de da um cargo de confianca p alguem da sua familia p colocar um de fora amigo que se diz amigo está tentando prejudicar e magina quem n é par4ente ou amigo assina pedro fenando silva por favor jailson publique

    ResponderExcluir