19 de mai. de 2011

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DAR EXPLICAÇÕES SOBRE SUPOSTO NEPOTISMO

Secretária Cleana Jacinto
A Equipe de Reportagem do Blog da Agência de Comunicação Educativa de São João Batista esteve reunida na ultima terça-feira com a secretária de educação da cidade, Cleana Santos Jacinto. A entrevista foi dada com exclusividade ás 17:00h da tarde na Secretaria Municipal de Educação.
A Equipe de Reportagem foi formada pelos jovens Jailson Mendes, Maximo Freitas, Josef Figueiredo, Joseilson Costa e Josielson Figueiredo. Durante a entrevista, a secretária Cleana Santos Jacinto falou sobre as conquistas da pasta, mas tudo que ela falou será publicado em outro postagem. Quem também participou da entrevista foi a assessora da secretaria, Silvinha Pinheiro.
Na terça-feira, a prefeita Surama Soares foi acusada, por Blogs da Baixada Maranhense e que ganhou repercussão neste blog, de nepotismo por empregar até doméstica. O caso mais comentado foi da Família de Iracema, onde de acordo com as matérias, ela e seus dois filhos receberiam, além de trabalharem nas secretarias ou órgãos do governo, um salário de 250 reais cada um. Já a coordenadora da Secretaria de Educação estaria recebendo ainda como coordenadora de turmas do Programa Brasil Alfabetizado, recebendo 500 reais. Outros nomes aparecem como a Andrea Soares e Eliane Soares, todas coordenadoras de turmas do Brasil Alfabetizado.
A Equipe de Reportagem deste blog teve acesso a um documento que comprova isso. Ele foi dado por uma pessoa que não quer se identificar. O documento foi dado na manhã da mesma terça-feira e comprova que Vanessa Soares, Verneylan Soares, Iracema Soares, Andrea Soares e Eliane Soares trabalham sim no programa.
De acordo com o documento, Vanessa Soares e Verneylan Soares estariam recebendo como professores e Iracema Soares estaria recebendo como coordenadora de turmas. Já Andrea Soares e Eliane Soares receberiam como, também, coordenadoras do Brasil Alfabetizado. A nossa equipe guardou o documento para eventual comprovação dos fatos e de acordo com a secretária o documento foi colado na parede da secretaria, mas sumiu de lá.
Iracema Soares
Como dissemos nesta terça-feira a secretária de educação conversou com nossa equipe que explicou cada caso. De acordo com Cleana Santos Jacinto, Iracema Soares, Andrea Soares e Eliane Soares trabalham sim como coordenadoras de turmas no programa. Segundo informou Cleana Santos Jacinto, o cargo só poderia ser dado a alguém de confiança da secretaria. "É uma coisa normal. Isso não impede de uma pessoa que trabalha na secretaria ocupar um cargo deste. Elas trabalham mesmo...vão pro mato e fazem o trabalho delas. Quem trouxe o Brasil Alfabetizado pra São João Batista foi eu e Silvinha Pinheiro", explicou a secretária de educação.
Andrea Soares
"Colocamos as quatros coordenadoras por que elas já foram capacitadas, por que são coordenadoras do Ensino Fundamental, então elas tem experiências para trabalhar nestes cargos", completou Silvinha Pinheiro, que é assessora da Secretaria de Educação. 
Já sobre os casos que envolve Vanessa Soares e Verneylan Soares, a secretária disse que "Vanessa Soares estava ocupando um cargo de Raimunda Serra que teve bebê e que agora ela está voltando, já que ela já deu a luz. Então colocamos o nome dela, para não perder o cargo, visto que a mesma além de grávida é uma pessoa carente, para não perder o benefício. Raimunda Serra participou até do treinamento", disse Cleana.
Já o caso de Verneylan Soares, a secretária explicou que ele não trabalha em outro estabalecimento. "Verneylan Soares não trabalha no Brasil Alfabetizado. O nome dele aparece por que ele apenas deu o nome dele para Naldo Pinheiro. Quando fomos colocar o nome de Naldo Pinheiro, o nome dele não passou no sistema, por que ele já trabalhou em outro programa e não foi dado baixa na inscrição. Quem trabalha de fato é Naldo Pinheiro, Verneylan Soares só tem seu nome no sistema, tanto é que o dinheiro é repassado direto para o titular", disse Silvinha Pinheiro.
A Secretária de Educação ainda falou sobre o Programa Brasil Alfabetizado. Cleana Santos Jacinto deu o caso por encerrado. As declarações sobre o concurso público e sobre a pasta em geral serão publicadas em outras postagens destes blog. Mais informações no Twitter da Agência SJB- @agenciasjb .

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

23 COMENTÁRIO:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A secretaria de educação esta fazendo um trabalho justo e o pessoal de]o ex prefeito q esta com inveja saibam perde ladrões de EDUARDO .
    Parabens cleana jacinto continui assim vc vai ter vitoria

    ResponderExcluir
  3. dar nome?hã???eu ri,o que a secretária de educação está pensando? que pode dar a sua palavra de confiança que não há nada de irregular e que surama tem feito o melhor governo que SJB já viu?[Elas só podem estar de brincadeira]deve estar se beneficiando de alguma forma para defender NEPOTISMOS,não sabia que as desculpas hoje em dia estavam tão esfarrapadas,onde já se viu uma pessoa usar o nome de outra para trabalhar?, isso é falsidade ideológica no minimo, um truque bastante usado por estelionatários mas acho que o caso aqui é lavagem de dinheiro público mesmo,Surama deve ter empregado a familia toda, com cada membro ocupando 2-4 cargos, acho que assim ela consegue controlar e ocultar o que quiser, sendo que todos são parentes, serve como proteção aos seus desmandos, esperem pra ver o rombo na prefeitura minha gente.... não vai ser pequeno.

    Parabéns, esse sem dúvida é o melhor blog que a baixada já viu.

    ResponderExcluir
  4. Piadas essas 'explicações'.
    Será que essas pessoas nunca leram a lei de improbidade administrativa?
    Não tem um pingo de fundamento o que foi falado, nada explica tampouco justifica a farra com o dinheiro público; total desordem na adm. de SJB, substituir pessoas na folha de pagamento, substituir func. para que não percam beneficio (...) a prefeitura é instituição de caridade (nada contra para estas que fazem excelentes trabalhos sociais)ou é a adm. do povo?
    Contudo, se tudo isso que foi falado, todos devem ser resposabilados o mais rápido possível e devolver o dinheiro do povo o mais breve possível.

    VERGONHA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Há há há há!!muito ilário isso!!!!
    Trabalham aonde meu Deus????Duvido que a secretária diga onde esse povo trabalha.Nem professores nem supervisores.Onde existe turmas do Brasil alfabetizado aqui com esse pessoal trabalhando? Lanço um desafio: Secretária Cleana diga onde quaLQUER UM DESSES QUE ESTÃO COMO PROFESSORES TRABALHAM QUE EU QUERO IR E VER DE PERTO.Por favor responda!Secretária eu sei que vc ver esse blog diariamente. Não deixe de responder onde estão essas turmas que eu quero ir lá e ver essa turma e ver a lista de frequencia.

    ResponderExcluir
  7. Quem dera a CGU por aqui. Mas a denúncia será feita!

    ResponderExcluir
  8. Ao que me parece, a Prefeita de São João Batista, está se configurando, como a nova [Dama de Ferro, entenda-se Rainha Elizabeth ] destas terras Maranhenses! Em quem esta Senhora, de alta patente jurídica deste Estado, estaria se ancorando, ainda que equivocadíssima, para prática destes delitos, acintosos, destemidos, tais quais, vem protagonizando neste seu mandato tampão! Vejamos,alem de ter sido beneficiada, com o mandato, “graciosamente”, numa articulação, pra lá de surreal, com seu ex-aliado, o vice, e hoje assentada na cadeira, descumpridora dos “acertos”, vem desrespeitando irremediavelmente, uma determinação da justiça, em empossar os concursados, meritocraticamente aprovados . Agora, ataca de “Helen Grecy”, ex- presidenta do STF, achando-se a própria[ de cabeça pra baixo], e atropela de forma acachapante, a LEI DO NEPOTISMO, estabelecida pela súmula vinculante N-13. Aprovada em agosto de 2008, pelo então, ministro Presidente do STF , Gilmar Mendes, que assim estabelece. [Proibindo o nepotismo do serviço Público nas três esferas do Poder Público, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral, cruzada(parentes do chefe, nomeados em permuta com outro poder) ou por afinidade, até o terceiro grau, viola a [Constituição Federal] .Na mesma improbidade, atropela o art. 37 da Constituição Federal, que estabelece: A Adm . Pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito do Executivo e legislativo, ou seja C. Municipal também, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O que não está acontecendo neste caso. Continua,
    A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas de títulos, de acordo com a natureza do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. Ressalvadas as nomeações para cargos em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, e que neste caso, de São João Batista, não se aplica, visto que a mesma, ainda que fizesse esta citação a CÂMARA MUNICIPAL, aprovada por 70 % dos vereadores, necessitaria da aprovação de uma comissão de pares, indivíduos de notória competência na área do cargo pretendido, e, por conseguinte, deveria ser sabatinada por profissionais de alto gabarito avaliativo, para assim, poder efetivamente ser merecedora do cargo, algo muito difícil de acontecer, por uma provável exposição, na desaprovação e execração pública pela qual passaria ! Mesmo assim, seria uma forma menos vergonhosa que D. Surama, ao contemplar suas “meniguetes” de campanha, optaria pela incoerência e incompetência marcante dessa sua naufragada Administração Pública.

    ResponderExcluir
  9. Prefeita de Brejo de Areia pode perder cargo e ser presa por fraude no PSF e nepotismoPolítica 19-05-2011 às 13:50 7 comentários
    Fraude com a contratação irregular de três parentes desviou cerca de R$ 200 mil por ano.

    Blog do Marcelo Vieira


    Ludmila Miranda
    A prefeita de Brejo de Areia, Ludmila Almeida Silva Miranda, ao que parece, apronta todo tipo de desmando no município que administra. Ela será alvo de uma investigação, onde é acusada de cometer fraude no PSF(Programa de Saúde da Família) e de nepotismo, além de outros crimes contra o erário.

    Ela também é acusada de não aplicar quase R$ 500 mil do Fundeb.

    Caso as denúncias sejam confirmadas, a prefeita Ludmila Miranda será penalizada com a perda do cargo.

    Em quatros anos, a prefeita desviaria quase R$ 1 milhão de verbas federais destinadas ao PSF.

    Na semana passada, o Ministério Público Federal recebeu representação contra a prefeita, acusada, entre outras irregularidades, de fraudar o PSF para beneficiar familiares(nepotismo).

    A prefeitura contratou para o quadro do PSF do município de Brejo de Areia, o médico José Miranda Almeida(marido da prefeita), o estudante de medicina, Ricardo Almeida Miranda(filho da prefeita) e o odontólogo Miguel da Costa Ribeiro(tio da prefeita).ABRI O OLHO SURAMA.

    Continue lendo no Blog do Marcelo Vieira.

    Siga o Blog do Luis Cardoso no Twitter.

    ResponderExcluir
  10. Sindicato denuncia prefeita de Brejo de Areia
    qui, 19/05/11 por Décio Sá | categoria Maranhão | Tags Brejo de Areia, Fundeb, Ludmila Almeida Miranda, MPF, PSF

    Do blog de Marcelo Vieira:

    A prefeita de Brejo de Areia, Ludmila Almeida Silva Miranda, pode ser alvo de investigação federal acusada de fraudar o PSF (Programa Saúde na Família) e também de não aplicar corretamente R$ 250 mil do Fundeb.


    Ludmila Miranda, prefeita de Brejo de Areia
    Na semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores municipais protocolizou representação no Ministério Público Federal denunciando as irregularidades.

    A prefeitura contratou para o quadro do PSF de Brejo de Areia o médico José Miranda Almeida (marido da prefeita), o estudante de medicina Ricardo Almeida Miranda (filho), e o odontólogo Miguel da Costa Ribeiro (tio). José Miranda ainda ocupa o cargo de tesoureiro da administração da mulher.

    Marido e filho de Ludmila foram contratados para cumprir uma carga horária de 40 horas semanais. Cada um recebe salário mensal de mais de R$ 6 mil, cerca de R$ 144 mil/ano.

    O tio leva um pouco menos, com salário de quase R$ 4 mil, cerca de 48 mil ano. Todos têm carga horária de 40 horas semanais, que não são cumpridas por nenhum deles, segundo o sindicato.

    A fraude com a contratação irregular dos três parentes desvia dos cofres públicos de Brejo de Areia cerca de R$ 200 mil por ano.

    Fundeb

    Em relação ao Fundeb, o sindicato acusa Ludmila Miranda de não repassar os 60%, cerca de R$ 250 mil dos mais de R$ 400 mil do fundo, para pagamento dos professores.TECUIDA SURAMA.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Amigo para conhecer o horário e local como funciana o BRASIL ALFABETIZADO É SIMPLES:

    1-WWW.GOOGLE.COM.BR
    2-MEC.GOV.BR
    3-MUNICIPAL(PROGRAMA Brasil alfabetizado)
    4-ACESSE-MAPA
    5-NORDESTE-MA
    6-COLUNA -2-São joão Batista
    7-TURMAS-PBA
    O BRASIL ALFABETIZADO FUNCIONA TRÊS DIAS POR SEMANA DAS 18:OOHS ÀS 21:OOHORAS NA CASA DOS PROFESSORES e NA IGREJA CATÓLICA NA ZONA RURAL.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. E OS SINDICATOS DE SJB? LEI DA MORDAÇA! E O BATISTA AZEVEDO? LEI DA MORDAÇA! E O JUDICIÁRIO? A ESSE, ESPERO DAR UM BASTA NESSA ROBALHEIRA.
    AGUARDEM CONFIEM NA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. absurdo foi o que aconteceu anode doiis mil e oito e dois mil e nove as prestacoes de contas do conselho do fundeb serem todas a provadas por ese conselho que saiu agora absurdo é ex prefeito ter sido comprovado pelo orgao mais sério que é a cgu comprovar o desvio de verba de 7 milhoes e até agora n ter sido feito nada absurdo foi o municipio ter perdido quase todos os recursos por falta de prestacao de conta absurdo foi o municipio ter que enforma o lse que veio a solicitacao de brasilia desde de doii mil e nove e como sempre nao ter sido feito essse levantamento absurdo era funcionario morando em brasilia e recebendo em s j batista absurdo foi ele nomear tres professores que eram contratados e ele colocar como efetivo absudo foi ele nomear funcionério que estava ausente mais de 3 anos e ele deixar efetivo absurdo era funcionario trabalhar na padaria e receber como supervisor absurdo era existir nome de médico na folha de pagamento e o médico nunca ter vindo neste municipio absurdo era uma certa pessoa receber dinheiro de trinta professores e n repassar a nehum deles abusurdos sao os cheques que diziam ter comprado algo e n verdade n comopraram nada absurdo sao as notas falsas que eram dadas uma delas vou citar do posto tudo isso etá muito bem quardado p ser usado na hora certa absurdo era dizer que o escritorio x funcionava no lugar e n existir aburdo foi computadores virem p as secretárias e nunca aparecerem e nesse momento eta na casa do ex funcionario ate leptop foi para casa do funcionario absurdo foi a uema mandar alguns eletro dom;eticos e em vez de ir p ecola foi para casa de supervisor absurdo é a verba que veio p escola de santana ter sido desviada só deus sabe onde hj os alunos do estado n presisavam vim p sede enfretando esses buracos que estao cheio na estrada de santana e se hj está desse jeito é porque também a verba foi desviada digo e provo tudo isso que falei esta quadado entre sete chaves terei o momento exato para entregar tanto para prefeita como p os secretários para o vice para willame barros para meu grande amigo e futuro prefeito de sao joao batista amarildo assina um njovem que está preparado p hora certa amigo jailson gostaria que vc publicasse ok

    ResponderExcluir
  20. fico triste e me perguntando porque a foto do pat de familia etá no blog nos jornais e no entanto a foto dos dois irmaos que acabaram de ser soltos onde o vice de olinda teve a audacia de mandar tocar foguete assim que chegou no municipio e agora os dois ficam desfilando d cima p baixo como se nada tivesse acontecido é muita injustica o que vale é dinheiro dinheiro compra tudo até a vida de um ser humano só no brasil estou indignado

    ResponderExcluir
  21. eu e a sociedade de olinda estamos nos perguntando o que os vereadores de olinda vao fazer a respeito do vice dessa cidae afinal de contas quanto dias ele passou sem vim no municipio quero ver se vcs vam tomar atitude correta vcs sabem o que devem fazer se nao agirem poderao sofrer conseguencia

    ResponderExcluir
  22. gostaria de saber o que a justica vai fazer a respeito desse caso cruel que está acontecendo a respeito desses dois irmaos que estavam foragidos e com algumas cabecas de gados conseguiram esa liberdade enquanto issso os filhos de flaviano perderam o pai e só deus saberá como ram sobreviver se esse caso fosse nos estados unidos tenho certeza que n estariam desfilando como se nada tivesse acontecido mas mesmo a maioria da populacao achando que a justica n vai agir tenho visto depoimento de pesoas que dizem que temos juizes desembargadores justos e que gostam de fazer justica algumas pessoas acham que a justica vai agir novamente que nao vam deixar desse jeito se isso realmente acontecer a populacao daqui vai dizer ainda temos em que acreditar entao eu peco vamos fazer justica da a cesar o que é de cesar para que sirva de exemplo p outro felipe trindade sou amigo da familia gostaria que o amigo publicasse

    ResponderExcluir
  23. gostaria que o gerente dese blog fizesse essa pergunta para que a populacao desse sua opiniao o que a sociedade achou o que fez esses irmaos conseguir essa liberdade? e se fosse alguem da sua familia que tivesse morrido se vc estaria sastisfeito e o que vc faria p mudar essa situacao publique amigo irei laancar essa pergunta no jornal pequeno

    ResponderExcluir