3 de jul de 2012

A QUEM INTERESSAR POSSA

Não é de hoje que São João Batista tem imprensa. Não é de hoje que São João Batista tem Blog. Mas alguns ditos "donos da verdade" parecem não saber disso e como fazem aqui no Maranhão, onde a mídia é monopolizada por uma família, querem aqui em São João Batista, calar a "boca" das pessoas que fazem imprensa e vão contra os interesses pessoais deles.

A atualização de blogs com noticias da cidade não começou agora. Isso já vem sendo feito desde 2008, quando o blogueiro e webdesigner Josielson Figueiredo criou o primeiro Blog, o São João Batista Oficial, dando o ponta pé inicial para que a cidade se tornasse uma das poucas aqui no Maranhão a ter mais de 10 Blogs sendo atualizados quase que diariamente.

Depois veio a criação do Blog São João Batista Online, do mestre da educação e ex-secretário Batista Azevedo, com uma linguagem opinativa e bem formatada para os moldes gramáticos. Este foi criado em 2009 e está até hoje sendo atualizado. Com isso se começou proliferação da informação por meio desta ferramenta que hoje é a principal fonte de informação de nossa cidade.

Logo em seguida, já em 2009, foi criado o Blog da Agência de São João Batista que é totalmente administrado pelo Fórum da Juventude. Este é o mais acessado da cidade e um dos melhores do Brasil, de acordo com consultas do site Top Blog. Hoje está chegando a 300 mil acessos.

Dai então vieram outros, como o Blog São João Batista em Foco, do professor Joel Lima Oliveira, que tem uma linha de publicação não só da cidade, mas com informações do Maranhão, o que proporciona também a diversidade das noticias. Este espaço é o segundo mais acessado, chegando a quase 100 mil.

Temos outros como o Portal SJB, do Maximo Freitas, Poemas SJB, de Laercio Freire, Poemas Românticos, do Denilson Pereira, Blog do Colégio Novo, atualizado pela professor Maria da Purificação, Diário Joanino, do Josef Figueiredo e tantos outros que estão agora parados por conta de tempos dos autores para a continuação dos autores.



E temos este aqui, que é o Blog do Jailson, que começei agora. Enfim é uma infinidade de Blogs de diversos modelos e linhas de publicações que proporcionam ao leitor e internauta opções variadas de opiniões e notícias sobre a cidade de São João Batista. Mas uma coisa é certa: desde a criação destes espaços que todos eles vem encontrando dificuldades para mante-los atualizados.

O Blog da Agência é o mais acessado e por isso o Blog que mais enfrenta dificuldades de se manter. Além de não receber recursos financeiros, apenas dos anúncios, foi o Blog que mais recebeu ameaças e com isso, seus administradores vez e outra se reúnem para parar com as atividades.

Ameaças de alguns parlamentares, alguns professores, alguns gestores, alguns presidentes de sindicatos são alguns dos exemplos. Todos eles querendo de alguma forma calar a imprensa de São João Batista. E não acontece apenas com o Blog da Agência, quem não se lembra do Blog São João Batista em Foco, do Joel Lima, que foi barrado em determinado evento político? E agora mais recentemente foi quase que agredido no Hospital Municipal quando tentava tirar uma foto de uma vítima, por seus próprios parentes?

Quem não se lembra do processo que o Batista Azevedo poderia pegar por ter denunciado irregularidades do Hospital Municipal? Mas bem que a prefeita da cidade foi, na minha opinião, sensata e afastou a mulher em questão. Por estas e outras que a imprensa de São João Batista está ameaçada.

Eu mesmo já recebi diversas ameaças desta ordem. Isso por que estes se dizem agredidos com  comentários ou com matérias que contrariam os interesses deles. Por que o que está em jogo não é apenas um Blog ou o autor do espaço, o que falo é do destino que a imprensa da cidade pode ter se continuarem a agir deste jeito.  O que será dos Blogs?

Mas nós iremos continuar com nossa trabalho, não vamos de maneira nenhuma nos calar. A quem interessar possa...

Blog do Jailson
O que você achou?

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário