4 de fev. de 2010

COMEÇA OS ENSAIOS DE BLOCOS TRADICIONAIS

Começaram na semana passada os ensaios dos blocos tradicionais na cidade de São João Batista. A cultura ainda é cultivada por apenas três grupos de escolas de samba tradicionais, o Salgueiro de Bigurilho, a Turma do Quinto de Zé Batata e Unidos do Samba de Adeir.
Na noite de ontem o Salgueiro, do cantor e compositor Bigurilho, ensaiou com seus mais de 20 brincantes no povoado Beirada. Os ensaios estão acontecendo aos sábado, domingos e quarta feira. Já a Turma do Quinto e Unidos do Samba ainda não começaram a ensaiar. Todos os anos os blocos recebem uma ajuda da Prefeitura Municipal, o que não é suficiente para os trabalhos.
Diferente do que acontecia na administração do saudoso Chiquitinho, as escolas de samba da cidade quase não se apresentam mais, a exemplo da Turma da Mangueira, Coração do Samba, e tantos outros que não fazem mais a alegria da população joanina. Os velhos carnavais já não são os mesmos, falta incentivo.
O ex secretário de Educação da cidade, João Batista Azevedo até postou uma mateŕia em seu blog, falando sobre os velhos carnavais. Esta decadência dos blocos tradicionais vem desde a década passada. Os blocos de ruas tomaram conta dos carnavais, que já somam mais de 15 grupos. Os mais famosos são "Piracema" e "Carro Velho". 
Com isso só os mais resistentes, como o Salgueiro do povoado Beirada, se apresentam. A Agência de Comunicação Educativa de São João Batista ainda não tem noticías de que a Turma do Quinto ou Unidos do Samba irão se apresentar este ano.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário