2 de mar. de 2012

GOVERNO: SÃO JOÃO BATISTA ADERE A PROGRAMAS DA UFMA

Alicerçados na parceria estratégica entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Prefeitura Municipal de São João Batista, cursos de formação superior para professores da Rede Municipal de Estadual serão oferecidos por meio do Programa de Formação de Professores para Educação Básica (Proeb) e do Plano Nacional de Professores (Profebpar). Firmada em uma reunião na manhã desta terça-feira (28), a parceria prevê o início das atividades dos dois programas no primeiro e segundo semestres de 2012, respectivamente.Diante das deficiências e das carências presentes em São João Batista, a oferta das graduações em Letras, História, Educação Física, Matemática e Filosofia deve contribuir para o fortalecimento do ensino no município. O objetivo é que todos os professores da rede pública usufruam da formação em nível superior, e que aqueles que já possuem graduação possam concluir um segundo curso na área de sua preferência.
Os recursos necessários ao funcionamento dos programas são captados pela UFMA e pela Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os cursos têm a duração entre dois e três anos, e seguem um calendário com aulas ministradas por professores da UFMA nos finais de semana no Complexo Escolar José Maria de Araújo. Atualmente, São João Batista conta com 440 professores na rede pública de ensino, entre contratados e nomeados. Tais profissionais poderão concorrer a uma das vagas disponíveis em editais específicos que devem ser lançados já no mês de abril. 

Reunião entre Cleana, Ivan e representantes da Ufma

 De acordo com a coordenadora financeira do PROEB, Tânia Amorim, a assinar o convênio significa um passo importante para a Educação Superior em São João Batista. “A formação e a qualificação desses professores contribui significativamente para garantir a qualidade da educação, de forma a promover estratégias para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, explica.

Para o professor do Ensino Fundamental, Wanderlei Freire Fonseca, essa parceira representa um grande incentivo à classe e ajuda a valorizar o profissional do magistério. Já a secretária de Educação de São João Batista, Cleana Luzia da Silva Santos Jacinto, representando a prefeita municipal Surama Soares, afirma que essa é uma ideia que vinha sendo pensada desde 2010, representando a preocupação da atual gestora do Município com a Educação, meio pelo qual o desenvolvimento da Cidade e da sua população pode ser maximizado. Fonte: Blog do Governo da Reconstrução.

EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 COMENTÁRIO:

Postar um comentário