9 de mai. de 2011

10 MESES DE GOVERNO: SURAMA SOARES É ENTREVISTADA POR 06 JOVENS DO FÓRUM DA JUVENTUDE

Surama Soares
O Blog da Agência de Comunicação Educativa de São João Batista, entrevistou na ultima quinta-feira, a prefeita Surama Soares na sua casa, em frente a Praça de Eventos. A entrevista durou mais de uma hora e 06 jovens participaram da entrevista.
Jailson Mendes, Maximo Freitas, Fernando Alves, Denilson Pereira, Laercio Freire e Junior lançaram várias perguntas a Surama Soares. As fotos serão divulgadas em outras postagens, assim como algumas outras informações. Deixe seu comentário. Confira.

Blog da Agência SJB- No ultimo dia 18 de março, o seu governo completou 10 meses. Quais foram as conquista e como a senhora avalia o seu governo?

Surama Soares: Eu acho que faço uma avaliação com resultado positivo...Eu encontrei o município em total estado de abandono e com muita dificuldade, eu tenho tocado pra frente o comando. Organizamos todos os programas da área social, que estavam desorganizadas. Eu nem encontrei senha, tivemos que pedir novamente ao Ministério do Desenvolvimento Social todas as senhas pra termos acesso aos programas da área social. Mas tudo que encontrei, eu registrei e estamos mostrando o verdadeiro abandono que estava instalado na cidade de São João Batista.
Recuperamos todos os caixas escolas das escolas, não só da sede, mas de toda a zona rural de São João Batista. Estamos recuperando as escolas "Marly Sarney" , "Jarbas Passarinho", "Raimundo Marques", "Complexo" e outros. Todos os caixas destas escolas foram recuperados. Vamos ter novidade em São João Batista.

Blog da Agência SJB- Na área da Educação, houve algum avanço? Quais foram as principais conquistas da pasta?

Surama Soares:  Está em fase de entrega, três ónibus, um com valor de 212 mil reais, e os outros dois no valor de 198 reais, cada um com 42 lugares. Já está tudo encaminhado. A contrapartida da prefeitura foi de 6.080 reais. Apenas estamos esperando, por que está em fase, ainda, de compra os três ônibus que irão vir pra São João Batista.

Logo da Prefeitura
Os espaços físicos das escolas foram mudados, quase todas elas já tem nossa participação. As escolas "Chapeuzinho Vermelho", "Esilda Ramos", não existia nem piso, mas agora tem lajota, colocamos cantinas, banheiros, secretaria, que era uma reivindição da própria população.
O "Sarney Filho" já está em fase de acabamento, hoje tem auditório novo. O local estava abandonado, e ainda colocamos uma caixa d'agua novinha...Todas as escolas tem, postos pela nossa administração, geláguas. No povoado Pirabindiba, que é uma dificuldade pra chegar lá, nós colocamos. Na Educação Infantil, colocamos em quase todas as escolas Televisão, Dvds. Por que a educação tem que ser vista com carinho, o gestor tem que investir na educação e a cada dia nós vamos conquistar mais degraus, por que nunca me fugir dos compromissos. Porém não posso fazer tudo no estalar dos dedos. Já trouxemos uma biblioteca, que tinha sido requisitado a anos, mas nunca tiveram interesse, e  os materiais já estão aqui. Estamos apenas terminando de montar os equipamentos e vamos, concerteza, inaugura-la no aniversário da cidade.

Blog da Agência SJB- Com relação a Saúde, que já tem sede própria, o que mudou no seu governo. Quais foram as conquistas?

Surama Soares: Os programas de atenção básica, realmente estão funcionando em São João Batista. Temos 08 equipes do Programa Saúde da Família e 04 equipes do Programa Saúde Bucal. Por que hoje a saúde funciona de verdade.
No hospital, se vocês visitarem, irão logo sentir a diferença. Temos médicos permanentes na cidade e não são acadêmicos. Hoje temos Dr. Emídio, Dr. Israel, Dr. Ronaldo e Dr. Ilke.
O aparelho de R-X já está funcionando, além de comprar-mos um autoclado para cidade, que se usava um com sistema antigo. Vamos trazer um Centro de Saúde para o bairro Paulo VI, que folgará as unidades de saúde, além da implantação do Gabinete Odontológico

Blog da Agência SJB- Com relação a administração do hospital, há algumas críticas, até de vereador. O que dizer da administração do hospital?

Surama Soares: A direção geral é comandada pela Ricarda, e não tenho relatos de sua postura como profissional. Eu não tenho conhecimento de que ela tenha se comportado de outra maneira, que como profissional, que ela é. Ela organizou o hospital de São João Batista.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda está no comando da Erllem Pinto.

Blog da Agência SJB- A área de Infraestrutura, que é de responsabilidade do senhor Diolindo Silva, é motivo de muita crítica. O que dizer, nestes 10 meses desta área?

Surama Soares- Assim que chegamos, fizemos um trabalho de recuperação imediata da chamada "Fome Zero", fizemos um trabalho no povoado Escorão. Pavimentamos alguns trechos de ruas. São 10 meses, então não dar pra fazer muita coisa. Por mais que tenha dinheiro, nenhum gestor poderá fazer muita coisa neste período.
Sempre é motivo de preocupação da nossa equipe de governo. Já pedimos a recuperação imediata da estrada de Santana, que não foi feita como deveria ser. Pedimos a governadora e ao deputado Cutrim a recuperação desta estrada. Mas fizemos uma operação tapa-buraco lá. 


Blog da Agência SJB- Como você avalia a pasta?

Surama Soares: Regular. O secretário tem se esforçado, mas as críticas sempre terão, só que as críticas tem que ser construtiva. Acho que isso tem que acabar, vamos todos nos unir para trazer dias melhores para São João Batista.

Blog da Agência SJB-   Há alguns espaços públicos que ainda não foram recuperados e são exemplos o palco da Praça de Eventos e o Stand. Tem algum projeto de recuperação destes espaços?

Surama Soares: Existe. Trouxemos um engenheiro e  um arquiteto para verificar as condições destes espaços e fazer um levantamento. Vamos até Brasília, para trazer, com certeza, mais recursos para a cidade.
Vou participar do evento Marcha Prefeito e teremos reuniões já agendadas com vários políticos do estado e do Brasil. Vamos ter reuniões com o Ministério da Educação, Saúde e Turismo. Por que as vezes recebemos críticas, mas elas vão nos estimular mais para trabalhar por São João Batista.
Temos um projeto de calçamento que irá ser implantado agora no verão...iremos aumentar o cemitério...A granja ainda não está funcionando por que estamos fazendo um estudo de recuperação dos equipamentos.

Blog da Agência SJB- Sobre o Concurso Público. A juíza Odete Maria Pessoa Mota expediu um ultimo documento obrigando o Poder Executivo a empossar, no prazo de 10 dias, todos os concursados. Qual sua posição diante do concurso? A senhora recorreu desta decisão? 

Surama Soares: Recorremos sim da decisão, por que entendemos que o concurso não foi feito de maneira legal. Mas de maneira alguma iremos prejudicar nínguem. A empresa que fez o concurso é suspeita...temos que provar a legalidade do concurso.

Blog da Agência SJB- As eleições para prefeito serão no próximo ano. A senhora tem pretensões de se candidatar ao cargo, novamente?

Surama Soares- Sim. Temos o direito de pletear o cargo e vou ser candidata.

Blog da Agência SJB- Na Câmara de Vereadores de São João Batista, existem hoje três lados. Oposição, situação e "sem lado político". Esses "sem lado político", faz parte do governo? A senhora tem algum vínculo político com eles?

Surama Soares- Prefiro não falar do assunto.



EQUIPE DE REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

15 COMENTÁRIO:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A melhor prefeita do Brasil está em Brasilia,buscando mais recursos para São João Batista e para os motas

    ResponderExcluir
  3. surama diz que fez muita coisas e eu nao veju o que as ruas estau pesema sera que voce nao ver meu deus

    ResponderExcluir
  4. Por que ela não quis responder esta ultima pergunta?

    Todo mundo sabe que a ala governista, como diz o blog, é formada, hoje, por 06 vereadores e qualquer projeto que ela quizer, será aprovado

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Não quer prejudicar? Mas já está prejudicando pois os concursados já deveriam estar trabalhando a muito tempo. Mas pelo outro lado entendo que estamos fazendo uma poupança e vamos receber sem trabalhar pois isso nos rende 1000 reais todos os dias e vamos fazer questão até dos centavos, pena que não vai sair do seu bolso. Tenho pena e muito é do meu município que é pobre e vai ter que pagar pelas irresponsabilidades da gestora.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Surama,realmente não sabe o que diz,só andando pela cidade da para ver o quanto está fazendo,nadica de nada,e vai ser muita corage dela se canditar novalmente vai passar vergonha.Já ouvir comentarios até mesmo dos eleitores dela,não vao votar na mesma.Quanto aos concursados mas uma vez relato que a unica coisa que podemos fazer é esperar mas um pouco e principalmente ter muita paciência,porque essa historia ainda vai ter muitos capitulos,e vamos chegar ao final feliz e com os direitos adqueridos.

    ResponderExcluir
  9. Realmente ela está só olhando para cima, não tem conhecimento da realidade dos municipios de São João Batista, o mato está tomando de conta das Escolas, sem contar com a falta de professores capacitados. É Surama, você realmente não está sabendo nem do que fala.

    ResponderExcluir
  10. TENHO DOIS FILHOS SOU SOLTEIRA E MORO EM CASA ALUGADA E A PREFEITA ATRASOU O DINHEIRO ESTOU ESPERANDO ALGO A DER EXPLICADO, ESTOU CERTA NO TRABALHO DELA,E ELA COMIGO COM ESTA?

    ResponderExcluir
  11. Ela so pode está brincando com a cara de nos joaninos,ela não ta fazendo nada,animais nas ruas,escolas só pintadas p fora,ruas só buracos,a de santana entao!!!! eu to que o Ministerio Publico não faz nada,é uma vergonha,e o povo,não faz nada.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, agente fica sem palavras para comentar uma postagem dessas. Como é que a prefeita tem coragem de falar em “avanços”? Em que país nós estamos? Será que ela pensa que o povo ainda tem a mesma mentalidade de quando o marido dela, o ex e agora inelegível Zequinha era o prefeito.
    Acho que é papel da ilustríssima equipe de reportagem da Agencia do Fórum, apurar os fatos ocorridos no nosso município e mostrar o verdadeiro quadro em que se encontra a cidade de São João Batista. Mostrar que a cidade está em pleno abandono; escura, suja, esburacada; a "educação" vem passando por um momento antes nunca visto nesta cidade, as escolas com um quadro de professores de um nível tão baixo, que os pais mais abastados economicamente, estão enviando como em outrora, seus filhos pra os centros mais desenvolvidos, principalmente para São Luis. Considerando que esse fenômeno, tem inicio nas gestões anteriores e principalmente na gestão em que tínhamos como Secretário de Educação o nosso glorioso Batista Azevedo.
    Naquele período também houve tentativa e atos de perseguição a professores, como o caso emblemático dos 14 (catorze) que foram exonerados por bel prazer dos administradores e depois tiveram seus direitos reparados pela justiça através de uma impetração de um mandado de segurança. Em quanto que outros que estavam na mesma situação, por medo de represálias e retaliações, não acionaram a justiça, ficando assim no prejuízo até os dias de hoje.
    No que diz respeito à infra-estrutura do município, as estradas principais estão arruinadas, tendo como caso mais enfático, a estrada que liga Santana ao São Caetano. Portanto se a estrada mais importante, considerada a “espinha dorsal” do fluxo de pessoas e da dinâmica comercial da cidade, o que dizer das secundárias e/ou vicinais? O exemplo disso é a estrada que liga o Povoado Quiá a sede Municipal, várias vezes denunciada neste blog pelo Vereador e morador do local, Junior de Fabrício.
    Com relação ao concurso, é publico e notório que a prefeita está recorrendo apenas para ganhar tempo, só que neste caso, como diria o ditado popular, “tempo é dinheiro”, mas, não aos cofres da prefeita e muito menos ao Município e sim aos concursados, que receberão indenizações consideráveis, decorrente dos prejuízos causados pela gestora aos mesmos com seu ato tirânico que, via decreto, tentou frustradamente anular o ultimo certame. O município orçamentariamente, será o mais prejudicado por pagar tais indenizações. Na verdade quem deveria ser onerado, era o próprio gestor por seus atos irresponsáveis e ímprobos.


    “Eles até podem matar, uma, duas até três rosas, porém nunca conseguirão impedir a chegada da Primavera”.

    ResponderExcluir
  13. Não fui eleitora da Surama e acredito que nunca vou ser mas, consigo ver algumas melhorias em algumas escolas na parte física. Só que a prefeita fala isso sem parar e esquece que ANTIGAMENTE existia um negócio chamado MERENDA ESCOLAR que ajudava e tanto prq criança com fome não presta atenção nas aulas, será que esse recurso ~para comprar a mesma não está chegando?? Tenho certeza que sim. Antigamente todo mundo falava isto e aquilo da administração de Eduardo, MAS TINHA MERENDA ESCOLAR!!!!! Sobre caixa escolar que é um recurso que vem em dinheiro para as escolas para compra de materiais que ela diz que foi recuperado eu pergunto: Foi mesmo? E pra onde foi? Porque se pedimos um caderno, uma caneta tem escola que não tem e recebe o benefício.Escolas com Banheiros imundos.E outra coisa que está acontecendo que é inadimissível é no Chapeuzinho Vermelho que apesar de não ter MERENDA ESCOLAR as crianças só podem sair às 5 horas em ponto e não deixam sair antes de maneira nenhuma e não reparam que nem toda criança leva um lanche de casa.Enfim são tantas coisas que me deixam revoltado.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir